domingo, 13 de maio de 2012

Para gostar de ler


É uma tarefa árdua convencer alguém a ler um livro, um poema, uma carta, uma bula, ou uma notícia de jornal. Tarefa que deve ser realizada diariamente, por professores e, principalmente, pelos pais. Desde pequenos, os filhos devem ser incentivados a gostar de ler, para que, no futuro, sejam bons leitores, bons ouvintes, bons falantes, pessoas participativas na sociedade. Quem não lê, além de não se expressar bem (e não estou falando aqui de falar corretamente), também não compreende o que se passa no mundo a sua volta, e, consequentemente, não pode ser um cidadão ativo. Entendo como cidadão, aquela pessoa que é capaz de debater a situação de sua cidade, de seu bairro, de sua própria casa, ou comportamento de seus filhos na escola, com argumentos sólidos para defender suas ideias. Só através da leitura pode-se conseguir essas informações, apesar de hoje em dia o acesso a elas esteja mais fácil, por TV ou internet, mas isso não exclui o ato de ler como uma atividade que pode formar opinião, instruir e entreter. E por que não começar a introduzir a leitura na vida das crianças como forma de entretenimento? Com livros específicos para cada idade, é possível mostrar aos pequenos que a leitura é uma atividade agradável, que nos transporta para vários lugares sem sair do lugar. Se, desde o nascimento, forem acostumados a conviver com os mais diversos gêneros literários, essas crianças se tornarão leitores funcionais, capazes de escolher o que querem ler e sentirem prazer com a leitura. Se aqueles livros que são campeões de vendas fazem alguns professores torcerem o nariz, e geram discussões nas redes sociais sobre qual deles é melhor ou pior, são capazes de conquistar leitores de diversas idades, já cumpriram seu papel. Um bom livro não precisa ser necessariamente um clássico da literatura brasileira. O livro realmente bom, é aquele que arrebata leitores em várias partes do mundo, aquele que é amplamente discutido entre adolescentes, comentado em programas de TV, e que desperta o gosto das pessoas pela leitura, tanto que esses leitores vão, futuramente, procurar novas obras para tapar aquele buraco deixado pelo livro que terminaram de ler. A boa literatura é aquela que você, leitor, escolhe. Aquela que te deixe satisfeito por passar horas a fio com os olhos pregados em suas páginas, sem conseguir sair para comer ou dormir. Aquela que te faça rir, ou chorar, ou sonhar, ou querer também escrever uma boa história. O bom livro, de verdade, é aquele que o leitor goste de ler.

2 comentários:

  1. Ler, sem dúvidas, é a melhor maneira de ampliar seu conhecimento, abrir a mente e desenvolver o seu próprio senso crítico. E pra quem não gosta de ler, é pq nunca o fez da maneira correta! Diversifiquem o tipo de leitura... alguma coisa vai lhes agradar. Eu garanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia, comece a ler, que o gosto vai surgindo e se refinando aos poucos.

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!