quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Toques para (outras) mulheres



Comprei esse livro na Bienal, quando encontrei o Edson com uma placa super engraçada, fazendo sua própria propaganda de forma descontraída e despretensiosa. Quando eu falei que já conhecia o trabalho dele no site "Cem toques cravados", e que adoro as micronarrativas que ele escreve, ele acabou me convencendo a ficar om esse livro, que era muito bacana para as mulheres e que eu ia gostar. Mas me desapontei um pouco com as crônicas, talvez eu esperasse algo parecido com o que ele publica no site e não pensei que o livro era um outro estilo de texto, ou talvez por que eu achei os toques que ele deu um tanto quanto óbvios para mim. Posso parecer convencida, mas os toques que ele dá no livro já fazem parte da minha vida; eu já acho que as mães que amamentam seus bebês deveriam ter mais noção e não ficar se expondo em qualquer lugar, já acho que para andar de salto alto tem que saber, e não apenas querer andar, e por ai vai. Por outro lado, pensando não só em mim e no meu dia a dia, acho que o livro exerce um papel importante, que é falar para algumas mulheres aquilo que muitas vezes temos vontade de falar, mas não temos oportunidade (ou coragem mesmo). São coisas sutis, mas que, dependendo da situação, fazem uma enorme diferença entre uma situação delicada e uma cena engraçada. O Edson tentou (e conseguiu) falar sobre pequenas coisas que nos incomodam nas atitudes daquelas que nos cercam, e que podem, na maioria das vezes, ser corrigidas com simples mudanças de atitude. O melhor de tudo é que ele consegue levar a narrativa num clima agradável, com uma linguagem informal, e utilizando o humor na medida certa, deixando a leitura fluente e interessante. Algumas mulheres realmente precisam ler esse livro, mas, infelizmente, grande parte delas não vai fazê-lo.


Toques para mulheres
Edson Rossatto
Giz Editorial
144 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!