quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Tudo por um pop star" e pela conquista de novos leitores


Esse livro conta a história de três amigas adolescentes que são mega fãs de uma boy band da moda, e que está vindo para o Brasil para um show. Elas enlouquecem com essa notícia e fazem de tudo para convencer seus pais a deixá-las ir ao show. Para isso, combinam com Babete, prima de Manu, e mais experiente que as amigas, para que ela as leve ao show e seja responsável por sua segurança. Mas tudo acaba dando errado a partir do momento em que Babete vai para uma festa surpresa e deixa as meninas sozinhas no apartamento de um amigo. É ai que a aventura delas começa, e elas descobrem que, nem por amor ao maior pop star do mundo vale a pena mentir para os pais e perder a confiança deles. Essa é a mensagem que o livro tenta passar, de forma divertida e fazendo uma sátira aos grupos fabricados tão comuns hoje em dia.

Meu trabalho de conclusão do curso de Letras foi sobre a formação de novos leitores durante o ensino fundamental II, ou seja, fase em que os alunos estão na adolescência. E durante as pesquisas para esse trabalho, descobri os livros da Thalita Rebouças e o fascínio que suas histórias exercem sobre as meninas nessa faixa etária. Esse foi o primeiro livro dela que li, comprado na Bienal, onde conheci a autora e conversei rapidamente com ela, que foi muito simpática e atenciosa. Vi as adolescentes na fila, devorando seus livros enquanto esperavam pela querida Thalita. É lindo ver aquelas pessoinhas mergulhadas em seus livros, sem se incomodar com o que acontece à sua volta, e acho que essa é a maior virtude dos livros dessa autora; ela consegue prender a atenção dos adolescentes escrevendo sobre coisas que eles vivem no seu dia a dia, sobre seus desejos, seus medos e suas inseguranças, tão presentes nessa fase de suas vidas. Acho que é isso que faz da Thalita uma escritora tão bem sucedida. 
Já a minha opinião sobre a história desse livro não é tão importante: como ele é voltado para o público adolescente, achei o enredo fraco e previsível, apesar de passar o tempo todo tentando enxergar a história com olhos de uma menina com idade entre 12 e 15 anos. Não que ela seja ruim, ela apenas não é escrita para adultos. O livro é pensado para adolescentes, e por isso tem uma linguagem comum à eles, com frases, expressões e até "musiquinhas" que as meninas devem achar normal, mas que, para mim, que já estou numa fase diferente como leitora, tornaram a história pouco interessante. Isso não desmerece a obra, que tem o claro poder de arrebanhar leitores, o que não é pouca coisa, considerando o cenário atual do país, com tantas deficiências na alfabetização, a  dificuldade de convencer esses meninos e meninas a ler um livro que seja, diante de tantas opções de divertimento e tão poucas oportunidades de terem um contato real com a literatura, e tantos outros motivos que separam os jovens dos livros, não permitindo que eles se formem como leitores funcionais. A Thalita faz isso como poucos autores conseguem no Brasil, e tira os jovens da internet ou do vídeo game, aproximando-os desse mundo maravilhoso dos livros. Enfim, "Tudo por um pop star" é um ótimo livro, quando lido pelo público correto.

Tudo por um pop star
Thalita Rebouças
Editora Rocco
168 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!