segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro (todo dia)

foto: Outros300

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Livro, e vocês sabem por quê? 

Por que foi no dia 29 de outubro de 1810 que a Biblioteca Nacional foi inaugurada, a partir da transferência de livros e documentos que estavam armazenados em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, vindos da Real Biblioteca Portuguesa.

Para nós, apreciadores da literatura, o dia do livro é todo dia, mas hoje é um dia especial em que expressamos nosso amor pelos livros, e apesar das dificuldades, tentamos conquistar cada vez mais leitores, nesse país tão carente de jovens apreciadores de uma boa leitura.

Nesse intuito, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa hoje mais uma etapa do projeto "Livro Livre", que vai até o próximo dia 31 em 5 estações do metrô (Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Pinheiros) e que tem como objetivo distribuir, gratuitamente, 50 mil exemplares de livros para os usuários do sistema, que deverão ler o livro escolhido, e passá-lo adiante, deixando-o dentro dos vagões, nas catracas, num banco, ou em qualquer outro lugar público, para que outro leitor o encontre e o leia também, formando, assim, uma cadeia interminável de leitores. A iniciativa é muito boa, e acho que outras instituições deveriam seguir esse exemplo, já que, para uma pessoa adquirir o hábito da leitura, ela só precisa de incentivo.

Para quem quiser mais informações sobre o projeto clique aqui e acesso o site da CPTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!