quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ele é o cara #1

Hoje estou começando mais uma coluna aqui no blog, que, espero, consiga publicar toda quarta-feira. "Ele (ou ela) é o cara" vai falar sobre alguém importante, que tenha tido destaque em algum livro, história, conto, filme, série, música... enfim, alguém que seja relevante para o mundo.

Por coincidência, hoje também é comemorado nos EUA o Halloween, então nada melhor que abrir a coluna com um bruxo de respeito:  Snape.

foto: Wikipedia

Severus Snap, professor de Poções na saga "Harry Potter", que dispensa apresentações, é um dos personagens mais intensos e misteriosos da série, e que só tem sua verdadeira importância revelada nos últimos momentos da história. E esse foi o motivo por ele ter sido eleito "O Cara" aqui hoje; (SPOILER, se você ainda não leu os livros ou viu os filmes, cuidado!) desde o primeiro dia em que Harry chega à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Snape trata Harry com indiferença, e algumas vezes, o faz passar por situações delicadas na frente de todos os outros alunos. Na primeira aula, ele faz a Harry uma pergunta simples, mas que ele não pode responder, pois foi criado como "trouxa" e não conhece nada do mundo bruxo. Harry, que é famoso por ter acabado com o bruxo mais cruel da história, Lord Voldemort, quando ainda era um bebê, nunca teve contato com nada que estivesse ligado a bruxaria, e, portanto, chega à escola totalmente alheio a tudo o que existe naquele mundo secreto. Snape passa anos desafiando Harry, dando-lhe detenções que lhe impedem de jogar quadribol, e tudo isso desperta no bruxinho uma aversão ao professor, que o leva a desconfiar de Snape cada vez que algo suspeito ou perigoso acontece na escola, sabendo que ele, inclusive, já tinha sido um Comensal da Morte.

Desde a infância, Snape foi apaixonado pela mãe de Harry, Lilian, mas ela acabou se casando com Thiago Potter. Mesmo assim, Snape continuou gostando de Lilian, e a protegendo sempre que podia. 

Além disso, ele era o homem de confiança de Dumbledore, diretor de Hogwarts, e foi durante anos um agente duplo, hora trabalhando para Voldemort como um Comensal da Morte, hora trabalhando a favor do diretor, revelando informações importantes do lado do mal. É assim que Snape se torna uma das pessoas mais importantes da saga, já que, ao mesmo tempo que ajudava os bruxos a se defenderem de Você-sabe-quem, ele fingia estar lutando junto aos Comensais sendo espião de Voldemort na escola, ganhando, assim, confiança total do bruxo das trevas.

Snape sempre passou a imagem de que era muito ruim, que não gostava de Harry ou de qualquer outro aluno da Grifinória, mas, na verdade, ele sempre fez isso para não chamar a atenção para seu verdadeiro papel, que era proteger Harry a mando de Dumbledore, já que o diretor sabia que Harry seria a única pessoa capaz de acabar de uma vez por todas com Voldemort.

No final da história, os verdadeiros motivos para as atitudes de Snape são revelados, de forma dramática: logo após sua morte, ele entrega a Harry uma de suas lembranças, e através dela o menino descobre que na verdade, Snape sempre foi a grande vítima de toda aquela tragédia, e que, juntamente com Dumbledore, ele foi muito importante para o triunfo de Harry sobre Voldemort. 

Snape matou e morreu em nome de uma causa, e viveu miseravelmente, mentindo, se passando por alguém que ele não era e sofrendo por não ter podido viver ao lado do amor de sua vida.

Ele é ou não é um herói da obra de J.K.Rowling, digno de admiração dos fãs do menino bruxo?

Quem gosta da série pode ver esse vídeo aqui, onde os atores e outras pessoas envolvidas nas filmagens falam a respeito da história de Severus Snap.

4 comentários:

  1. CARACA, MANÉ!!!! Primeiro dia de "Ele é o Cara" em alto estilo. Severus Snape é um dos pesonagens que mais adimiro no mundo literário. O vilão mais odiado que passou a ser muito mais que um herói. Rendeu-lhe até uma homenagem como nome do primogênito do Harry.
    Muito bom o post... pense em abrir discussões sobre o escolhido da semana que vem... #palpiteforadehora

    Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o mais CARA de todos os CARAS! RSRSRS
      Pensei em pedir opiniões... se vc tiver alguma...
      Valeu!

      Excluir
  2. Ahh, eu amo a saga Harry POtter \o/...confesso, esse cara me dava medooo no inicio rsrs
    Ótimo post, gostei muito do blog...uma fofura.

    Bjinhos marcados
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu chorei tanto no livro quanto no filme quando o Snape morreu,ele foi um herói realmente

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!