quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Assassinato no campo de golfe


De França chega uma carta com um pedido de ajuda do Sr. Renauld que receia correr perigo de vida. Poirot e o capitão Hastings partem imediatamente, mas quando chegam a Merlinville-sur-mer é tarde demais. Renauld fora encontrado morto, na noite anterior, no campo de golfe próximo. Poirot decide envolver-se nas investigações juntamente com a polícia francesa e com o detective que esta contratara, Giraud. Acabam, porém, não concordando com os métodos um do outro. Poirot recorda que anos antes ocorrera um crime semelhante e, na sua opinião, os criminosos não mudam os métodos. O trabalho dos investigadores fica ainda mais difícil quando desaparece a arma do crime e encontram o cadáver de um desconhecido. Todas as pistas apontam para o filho de Renauld, Jack Renauld. Porém, Poirot não desiste antes de saber exactamente qual o papel de cada um dos envolvidos: a vizinha (Srª Daubreuil), a sua linda filha (Marthe Daubreuil), uma ex-namorada de Jack e a esposa de Renauld. As investigações revelam que os assassinos são George Conneau e Marthe Daubreuil, mas Poirot tem de descobrir rapidamente que relação liga dois crimes cometidos com um intervalo de 20 anos e a relação entre a mulher de um milionário e a sua amante.


Com mais um mistério intrigante, Agatha Christie demonstra sua incrível capacidade de valorizar os detalhes da trama, fazendo com que o leitor, hipnotizado, use sua massa cinzenta juntamente com Mr. Hercule Poirot, o brilhante detetive sempre presente em suas histórias, e seu fiel escudeiro, Hastings.

Nesse livro a autora brinca com a capacidade do próprio detetive de desvendar os assassinatos e os crimes mais complexos, usando as táticas mais simples de investigação. Diferente dos policiais mais novos, que usam métodos mais "modernos" na tentativa de identificar pistas, Poirot se atenta aos mínimos detalhes, muitas vezes os mais insignificantes aos olhos alheios, mas que para ele são de suma importância para encontrar os criminosos.

Agatha Christie é a dama do mistério, e aqui ela conta mais uma história envolvente, e que prende o leitor até a última página, mesclando momentos em que tudo já parece ter sido descoberto, com outros em que o leitor passa a duvidar daquilo que já parecia certo, e não consegue mais ter certeza de quem é o mocinho e quem é o bandido.

Após a morte sob circunstâncias suspeitas de um milionário francês, tudo leva a crer que o responsável pelo assassinato é o próprio filho do homem morto, e que o crime teria sido motivado pela herança que ele receberia com a morte do pai, mas, com calma e simplicidade, Hercule Poirot frustra a polícia francesa ao apanhar o verdadeiro assassino. No entanto, a forma como ele consegue desvendar mais esse enigma é o que dá o tom ao livro; é fascinante ver seu cérebro funcionar, e acompanhar suas conclusões improváveis, como se tudo fosse extremamente óbvio para todo mundo.

Poirot acredita que um assassino não muda seu "modus operandi", e mantém suas suspeitas de que o responsável por esse crime é o mesmo que já forjara uma morte há alguns anos atrás, mesmo sendo menosprezado pelo jovem detetive Giraud e perdendo parte da atenção de Hastings, que acaba se apaixonando por uma enigmática jovem que conhece rapidamente dentro do trem.

O detetive não só descobre quem foi o verdadeiro responsável pela morte de Renauld, como também prova a seu colega Giraud que o mínimo esforço pode trazer grandes resultados quando se trata de analisar a mente humana.

Mais um livro marcante de Christie, que tradicionalmente nos presenteia com ótimas histórias policiais, e com tramas difíceis de serem desvendadas antes da última página.




Assassinato no campo de golfe
Agatha Christie
klick Editora
207 páginas

2 comentários:

  1. AMO livro que possuem mistérios e que nos leva, junto com o protagonista, a desvendar os mistérios. É tanto que a leitura torna-se excitante e é impossível desgrudar do livro sem aquele gostinho de "quero mais".
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - sector-12.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha! Nunca li nada dessa autora, mas morro de vontade de ler!
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!