segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Madonna 50 anos - a biografia do maior ídolo da música pop


 "Uma garota que sai de Detroit para conquistar o mundo. Uma artista que inovou os grandes show e transgrediu todas as normas sociais. Uma mulher que está em permanente transformação e que, depois de mais de vinte anos de carreira e completando cinquenta de vida, ainda surpreende com suas opiniões, posturas e atitudes. E com sua música, é claro. É assim que Madonna, o maior ídolo da música pop, deixa sua marca. É assim que Madonna atrai sua legião de fãs, de todas as idades, tipos e gêneros."

A biografia "Madonna 50 anos" foi escrita por Lucy O'Brien, que é fã da cantora desde 1985, e vem acompanhando seu trabalho por todos esses anos, o que lhe dá certa bagagem e conhecimento para falar sobre o maior ícone da música pop de todos os tempos.

O livro conta a trajetória de Madonna, desde sua infância, quando perdeu a mãe ainda muito jovem, e teve que ajudar o pai a cuidar dos outros irmãos menores, ao mesmo tempo em que aprendia a cuidar de si mesma. Talvez tenha sido nessa primeira dificuldade que Madonna ganhou tanta força de vontade e coragem para buscar seus objetivos.

Lucy ainda narra toda a trajetória de Madonna ao ir para New York em busca da fama, sem dinheiro, trabalho ou amigos. Ela gravou uma fita demo que carregava consigo para todos os lugares, até que um DJ de um clube noturno topou ouvir suas músicas. Na noite seguinte ele tocou uma canção de Madonna, que foi imediatamente bem recebida pelo público que frequentava o lugar. Ai começa a carreira de sucesso da cantora.

Sua história como artista é de domínio público, mas o que o livro realmente mostra é o lado humano de Madonna, suas batalhas, sua dedicação total ao trabalho e suas confusões amorosas. Lucy conta em detalhes como começaram e como terminaram alguns dos relacionamentos da cantora, e como isso afetava suas criações.

Além disso, a autora descreve como ocorreram as gravações dos álbuns de Madonna, desde a criação de algumas canções pela própria cantora, até o trabalho em estúdio, com alguns parceiros famosos e outros nem tanto, mas que certamente contribuíram para seu sucesso.

É muito interessante ler depoimentos de alguns amigos e colegas de trabalho de Madonna, em sua maioria, elogiando a cantora e sua determinação e garra para realizar seus sonhos. Claro, sempre existe alguém que não gosta, ou que não fica satisfeito com o sucesso alheio, mas isso também foi registrado aqui.

Biografias podem se tornar uma leitura pesada e maçante, mas não nesse caso; O'Brien soube usar a seu favor os maiores absurdos cometidos por Madonna, como o lançamento do polêmico livro "Sex" e seu tumultuado casamento com o ator Sean Penn, falando abertamente sobre tudo, sem medo de desagradar os leitores.

Aqui a autora nos mostra que Madonna, apesar de ser a artista polêmica e bem sucedida, também é uma pessoa com sentimentos e crenças, e que teve seus méritos ao superar diversos obstáculos ao longo de sua carreira, quebrar tabus e se estabelecer como uma das maiores artistas de todos os tempos. O livro deixa claro que Madonna tem defeitos e qualidades, como qualquer ser humano, mas que está a frente de seu tempo quando se fala de música; ela busca sempre inovar e aprender coisas novas, a fim de manter alto o nível de seu trabalho e acompanhar as mudanças naturais do mercado musical, para que nunca fique obsoleta ou caia no esquecimento.

O livro é recheado de fotos, desde o início da carreira de Madonna até os dias atuais, algumas bem interessantes como a que mostra a cantora fazendo exercícios ao lado do ex-namorado famoso, John F. Kennedy Jr., e outra, da certidão de casamento com o cineasta Guy Ritchie.

Não há relatos nesse livro de seu namoro com o modelo brasileiro Jesus Luz, já que a narrativa só vai até o ano de 2007, quando ela ainda estava preparando o álbum "Candy Shop", e ainda nem sonhava em conhecer o rapaz. A biografia termina na adoção do menino David Band, no Malauí, e todo o alvoroço que se formou em torno dessa sua atitude, que foi rotulada de oportunista e condenada por algumas pessoas.

Toda a obra de Madonna é carregada de sinceridade e vontade de fazer sempre o melhor para seus fãs, e Lucy O'Brien seguiu essa mesma linha ao escrever sua biografia: tudo é muito claro e se você não é fã da cantora, após ler esse livro, vai passar a entendê-la e respeitar seu trabalho pelo que ele é. Já para quem, como eu, é fã assumido, a leitura será prazerosa e aproximará ainda mais você da diva do pop. 

Madonna - 50 anos
Lucy O'Brien
Editora Nova Fronteira
508 páginas

Um comentário:

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!