quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Blog Retrô 2012
















A ideia para essa retrospectiva veio do blog da Elaine Gaspareto, "Um pouco de mim", e achei interessante fazer por aqui. O Blog Retrô consiste em rever nossas postagens do ano que passou e indicar as mais interessantes ou mais queridas dentre tudo o que rolou por aqui.

Como hoje o blog está fazendo seu primeiro aniversário, achei legal iniciar as comemorações com esse pequeno review nas viagens literárias já publicadas, e descobri algumas coisas bacanas nas quais eu realmente nunca tinha reparado, como o número de acessos por post, o que me levou a analisar novamente cada um deles, e pensar no que é mais ou menos relevante para os leitores do blog.

Vamos as respostas às perguntas obrigatórias para participar do Blog Retrô:

1. Qual sua postagem mais querida em 2012? Qual te deu mais prazer em fazer?
Foi muito difícil escolher apenas uma como a postagem mais querida, por isso, escolhi três (espero que não esteja quebrando as regras, rsrs):
- O post sobre Harry Potter  e os dez anos do lançamento do segundo filme da série nos cinemas. Leio os livros desde o lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" aqui no Brasil, antes mesmo de suas adaptações para a telona. Numa época em que a internet ainda não tinha a força que tem hoje, e as redes sociais ainda não existiam, J.K.Rowling conquistou leitores reais pelo mundo inteiro, e isso é um marco na história. Ela está merecendo ser "o cara" numa coluna futura aqui no blog =D
- E o post de despedida da saga Crepúsculo,  onde fiz uma singela homenagem aos fãs mais criativos, publicando algumas fanfics e alguns desenhos feitos por eles. Essa é outra série que acompanho desde os primórdios, antes de virar essa febre adolescente que é hoje, e, digam o que quiserem, sou fã da história de Edward e Bella, conheço seus defeitos e suas qualidades, sei que não é uma leitura das mais enriquecedoras, e que algumas pessoas não veem com bons olhos esse tipo de literatura, mas não ligo a miníma. Acredito no poder que os escritores contemporâneos têm de formar novos leitores, ainda que eles nunca venham a ler os famosos clássicos, acho lindo ver cada vez mais jovens com um livro na mão.
- Finalmente, a resenha de Hamlet, por tudo o que envolveu a leitura desse clássico: estudei esse livro na faculdade, com a Silvia, uma professora fofa e querida, e com um grupo de amigas maravilhosas, o que tornou mais leve e satisfatória a tarefa de trabalhar com uma obra tão densa e tão importante na história da literatura mundial. Assim, também ficou mais fácil assistir ao filme com suas quase 4 horas de duração e depois apresentar para a turma nossas conclusões, utilizando um crânio que se iluminava para citar a célebre frase "Ser ou não ser..."



2. Qual sua postagem mais popular, a que mais as pessoas gostaram, a mais comentada em 2012? Qual o motivo, você sabe?
A minha postagem mais acessada foi a resenha de "Cinquenta tons de cinza", acredito que por se tratar de um livro que estava em alta no momento, e todo mundo queria falar sobre ele. Já o post mais comentado foi o Selinho #2  onde eu deveria indicar um livro para quem está começando a ler agora, e distribuir o selinho para 10 blogs, e acho que esse foi o motivo do grande número de comentários, já que os blogs indicados deveriam avisar que receberam.

3. Qual sua postagem menos popular em 2012? Qual seria o motivo?
Houve empate entre algumas postagens e, curiosamente, as menos populares foram as de indicação de promoções em outros blogs. Não sei precisar qual o motivo disso, talvez a minha divulgação tenha sido ineficiente ou errônea.

4. Qual sua postagem mais pessoa, aquela onde tinha realmente um pouco mais de você?
Novamente vou indicar mais que uma, pela relevância delas em minha vida:
- A comemoração do aniversário de nascimento da poetisa Cecília Meireles,  a minha preferida desde sempre, citando um dos poemas dela de que mais gosto.
- E as postagens (ok, aqui tem mais que uma, sorry) da Semana Madonna,  onde falei sobre suas várias atividades artísticas, começando com suas músicas e indo até a publicação de seus livros. Como sou discípula da cantora desde criança, poder falar sobre ela aqui no blog foi importante, e talvez seja a postagem que tem mais de mim e que mexa mais com meu lado emocional.

Adorei fazer essa viagem ao passado não tão distante do blog, e espero que vocês também tenham gostado de saber de tudo o que escrevi aqui. Também torço para que meus leitores queridos se mantenham fiéis nesse ano de 2013 e que curtam comigo cada novo post, afinal, vocês fazem parte desse espaço.



4 comentários:

  1. Olá, querida Joana
    É bom saber das alegrias e até das menores (post menos lido e comentado)dos amigos da net!!!
    Fico feliz em ver que o bom foi muito forte pra vc e feliz...
    Bjs de paz e bem em 2013

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!! Adorei ler......ainda preciso ler a resenha do livro...50 tons...quem sabe me animo a lê-lo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa experiência de reviver os melhores momentos é muito interessante , não é?
    Adorei conhecer a sua contribuição.
    A minha participação na BC será amanhã 15/01.
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom rever nossos momentos especiais. Que venha o 2013 cheia de novidades. Aguardo sua visita no meu blog.
    Bju

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!