segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Orgulho e Preconceito - 200 anos

Olá queridos leitores!


Hoje a obra mais aclamada de Jane Austen está completando 200 anos de lançamento, e muitos blogs e sites fizeram suas homenagens ao livro. Eu não poderia ficar de fora, mas vou fazer um post um pouco diferente.

Como já tinha feito no post sobre "Crepúsculo", vou postar alguns trabalhos feitos por fãs da obra, postados no site Deviantart, de onde sempre seleciono algumas lindas imagens para o meu blog Milonga.






Também li uma matéria super interessante sobre Mr. Darcy no Livros só mudam pessoas,  e vou transcrever um pequeno trecho aqui. Quem quiser ler na íntegra o post de Andreia Martins, clique no link ai em cima:

"Mr. Darcy: após dois séculos, o cavalheiro romântico ainda arrebata corações.

No bicentenário do livro 'Orgulho e Preconceito', de Jane Austen, relembramos um dos homens mais apaixonantes da literatura mundia.

Apenas bons casamento salvariam as irmãs Bennet da pobreza e indiferença da sociedade aristocrática do início do século 19. Porém, uma delas, Elizabeth, não quer apenas um marido, e sim um grande amor. Neste contexto entra em cena um dos homens mais apaixonantes da literatura: Mr. Darcy. Figura central do romance 'Orgulho e Preconceito', o personagem comemora 200 anos nesta segunda-feira (28). Foi em 1813 que a escritora inglesa Jane Austen traduziu em palavras o ideal masculino que, mesmo após dois séculos, ainda faz estremecer.

... quando ele diz a sua tão famosa frase 'you must allow me to tell you how ardently I admire and love you' (em português, algo como: você tem de me permitir dizer com quanto ardor eu admiro e amo você), o faz dando uma ordem, logo após ter explicitado todos os motivos pelos quais esses sentimentos contrariam sua razão e até seus valores...

... se em 'Orgulho e Preconceito' Austen criou um modelo perfeito do homem romântico, na vida real estima-se que ela não teve tanta sorte no amor. Contudo, segundo o historiador inglês Andrew Norman, a autora teria se inspirado em um amor real para compor o personagem Mr. Darcy..."

Gostaram? Então corram para o site e leiam o artigo na íntegra.

Como de costume, fica o trailer do filme baseado no livro de Austen, para aqueles que ainda não viram e para quem quer relembrar um pouco esse clássico que nunca envelhece:


5 comentários:

  1. Como não amar Orgulho e Preconceito ♥

    Beijos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana! Um bom livro passa por gerações...
    Parabéns pela postagem!
    "Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E, se escrevo, é na esperança de ser devorado pelos meus leitores." (Rubem Aves)
    http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito lindo e o livro mais ainda ♥
    O sobrenome da minha personagem principal da minha série virtual veio de Orgulho e Preconceito do Mr Bingley e tem o Darcy irmão de ums dos personagens, mas ele aparece pouco :o

    O post tá lindo demais ♥

    Beijos
    Helana O'hara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mesmo em 200 anos as mulheres tendo se transformado tanto, ainda esperam romantismo dos homens, por mais que a maioria não confesse. Mr. Darcy já está imortalizado, esse é um dos meus clássicos favoritos.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!