sábado, 9 de fevereiro de 2013

É carnaval? Então livros...

Descobri hoje dois livros bacanas que falam sobre o Carnaval e sua história, e achei legal compartilhar com vocês:



De Hiram Araújo,o livro "Carnaval - seis milênios de história" trás uma grande quantidade de informações que são indispensáveis para quem quiser conhecer a fundo a festa mais popular do Brasil. Contém muitos dados sobre as escolas de samba, principalmente as cariocas. O autor está desde sempre envolvido com o Carnaval, por isso, escreve com propriedade sobre o assunto: já foi diretor da Portela, em 1984 foi coordenador de jurados da Liga das Escolas de Samba e criou o método de avaliação que é usado até hoje, e apresentou vários estudos sobre a festa em simpósios e jornais, e, no ano passado, foi tema do enredo da escola de samba Ricardo de Albuquerque, do grupo 2 do Carnaval carioca.


E "O livro de ouro do Carnaval brasileiro", escrito por Felipe Ferreira, fala sobre a festa com um enfoque diferente do habitual, fazendo um paralelo entre as mudanças sofridas pelo Carnaval com os diferentes momentos da história cultural brasileira, e, ao final, além de propor uma cronologia do Carnaval, o  autor ainda indica outras obras que devem ser lidas por quem quer conhecer a fundo essa grande festa que mobiliza a maioria dos brasileiros todos os anos. 

FERREIRA, Felipe. 
O livro de ouro do carnaval brasileiro
Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

ARAÚJO, Hiram. 
Carnaval: seis milênios de história
Rio de Janeiro: Gryphus, 2003.

3 comentários:

  1. acho que você não sabe que você sabe que 'trás' no sentido de trazer é com Z!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado Luísa, obrigada. Acho que eu sei que eu sei sim, mas as vezes a gente erra, não é mesmo?
      Bjos!

      Excluir
  2. fora isso, tá ótimo o post! to comprando o livro na estante virtual

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!