domingo, 24 de fevereiro de 2013

E o Oscar foi para...

Olá leitores! Já que hoje a noite teremos a cerimônia do Oscar, vamos relembrar de alguns filmes baseados em livros e que já foram indicados para concorrer (ou ganharam) ao "Academy Awards" desde 2000:


2000:
- Regras da vida (The cider house rules), dirigido por Lasse Hallström e baseado no livro de John Irving; ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o autor Michael Caine venceu o de Melhor Ator Coadjuvante pela interpretação do Dr. Wilbur Larch. O elenco contava ainda com Tobey Maguire, Charlize Theron, Paul Rudd e a cantora Erykah Badu.

- À espera de um milagre (The green mile), foi dirigido por Franck Darabont e baseado em livro do mestre Stephen King; com Tom Hanks no papel principal, o filme foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Michael Clarke Duncan, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

2002:

- Uma mente brilhante (A beautiful mind); adaptado do livro homônino de Sylvia Nasar, foi dirigido por Ron Howard; indicado para Melhor Ator (Russel Crowe), Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição e Melhor Maquiagem, além de ter sido indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Direção e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Connelly.

- Assassinato em Gosford Park (Gossford Park); suspense dirigido pro Robert Altman baseado em história escrita por Julian Fellowes; venceu na categoria Melhor Roteiro Original.

- O senhor dos anéis: a sociedade do anel (The lord of the rings: the fellowship of the ring); baseado no primeiro volume da consagrada obra de J.R.R.Tolkien e dirigido por Peter Jackson: indicado em 11 categorias do Oscar, levou o prêmio em 4, incluindo o de Melhor Trilha Sonora.

2003:

- Gangues de Nova York (Gangs of New York), baseado no livro de Herbert Asbury e dirigido por Martin Scorsese; levou o Oscar de Melhor Filme.

- As horas (The Hours) dirigido por Stephen Daldry e baseado no livro de Michael Cunningham; Nicole Kidman levou o prêmio de Melhor Atriz e o filme ainda foi indicado em mais 9 categorias, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Julianne Moore.

- O senhor dos anéis: as duas torres (The lord of the rings: the two towers), também dirigido por Jackson, foi indicado em 6 categorias e levou 2: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição de Som.

- O pianista (The pianist) é baseado na autobiografia escrita pelo músico polonês Wladyslaw Szpilman e foi dirigido por Roman Polanski; indicado em 7 categorias, ganhou em 3, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

2004:

- O senhor dos anéis: o retorno do rei (The lord of the rings: the return of the king), como os anteriores foi dirigido por Peter Jackson e levou o Oscar em todas as 11 categorias a que foi  indicado, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

- Sobre meninos e lobos (Mystic River), dirigido por Clint Eastwood e baseado no livro de Dennis Lehane: foi indicado em 6 categorias e ganhou por Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.

- Seabiscuit - alma de herói (Seabiscuit) baseado em romance de Laura Hillenbrand, foi dirigido por Gary Ross; indicado em 7 categorias, incluindo a de Melhor Filme.

2005:

- Sideways - entre umas e outras (Sideways), dirigido por Alexander Payne e baseado no romance homônimo de Rex Pickett. Venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado dentre as 5 a que foi indicado.

2008:

- Onde os fracos não têm vez (No country for old man), foi baseado no livro de Cormac McCarthy e dirigido pelos irmãos Coen; recebeu 8 indicações ao Oscar e levou 4, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

- Desejo e Reparação (Atonement), baseado no livro de Ian McEwan, o filme foi dirigido por Joe Wright; com 7 indicações, levou apenas o de Melhor Trilha Sonora.

- Sangue Negro (There will be blood) é baseado no livro 'Petróleo' do autor Upton Sinclair e dirigido por Paul Thomas Anderson. Indicado a 9 categorias, venceu em 2: Melhor Ator e Melhor Fotografia.

2009:

- Quem quer ser um milionário (Slumdog millionaire) é uma adaptação do livro "Q & A", do autor Vikas Swarup, e foi dirigido por Danny Boyle. O filme foi indicado a 10 categorias e levou 8, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

- O leitor (The reader), baseado no romance escrito pelo alemão Bernhard Schlink, 'Der Vorleser', foi dirigido por Stephen Daldry e venceu na categoria Melhor Atriz, além de ter sido indicado em mais 4.

- O curioso caso de Benjamin Button (The curious case of Benjamin Button), foi baseado em um conto escrito por F. Scott Fitzgerald e dirigido por David Fincher. O fime está entre os que mais foram indicados ao Oscar na história do prêmio, em 14 categorias, mas venceu em apenas 3 delas.

2010:

- Um sonho possível (The blind side) foi dirigido por John Lee Hancock e baseado no livro 'The blind side: evolution of a game', de Michael Lewis, e foi indicado na categoria Melhor Filme e Melhor Atriz, vencida por Sandra Bullock.

- Educação (An education), baseado no livro de memórias da jornalista britânica Lynn Barber, esse filme foi dirigido por Lone Scherfig e recebeu 3 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

- Amor sem escalas (Up in the air), dirigido por Jason Reitman e baseado no romance de Walter Kirn. (Não consegui encontrar informações sobre as suas indicações).

2011:

- Bravura Indômita (True Grit) é a segunda adaptação do romance homônimo de Charles Portis, dirigida pelos irmãos Coen e foi indicado a 10 categorias do Oscar, incluindo o de Melhor Filme.

- Inverno da Alma (Winter's Bone), dirigido por Debra Granik, é baseado no livro de Daniel Woodrell. Recebeu 4 indicações ao Oscar desse ano, incluindo o de Melhor Filme.

2012:

- Cavalo de Guerra (War Horse) foi baseado num livro para crianças do autor Michael Morpurgo, e dirigido por Steven Spielberg. Foi nomeado a 6 categorias do Oscar.

- O homem que mudou o jogo (Moneyball), dirigido por Bennett Miller, foi baseado no livro 'Mineyball: the art of winning an unfair game', do autor Michael Lewis, e recebeu 6 indicações, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Ator.

- Tão forte e tão perto (Extremely loud end incredibly) é baseado no livro de mesmo nome do autor Jonathan Safran Foer e foi dirigido por Stephen Daldry. Indicado para as categorias Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante.

- Histórias Cruzadas (The Help), dirigido por Tate Taylor, baseado no drama escrito por Kathryn Stockett, foi indicado em 4 categorias e Octavia Spencer levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

- A invenção de Hugo Cabret (Hugo), é a adaptação de Martin Scorsese para o livro homônimo escrito por Brian Selznick. Com indicações em 3 categorias, levou o prêmio de Melhor Diretor.

E esse ano, quem leva a estatueta? Quais são suas apostas? Os indicados são:


- Argo, baseado nos fatos narrados no livro 'Master of disguise: my secret life in the CIA', de Antonio J. Mendez, e dirigido por Ben Afleck.


- Os miseráveis, baseado no clássico de mesmo nome escrito por Victor Hugo em 1862. Foi dirigido por Tom Hooper.


- As aventuras de Pi, baseado em romance homônimo de Yann Martel e dirigido por Ang Lee.


- Lincoln, dirigido por Steven Spielberg, é baseado na biografia escrita por Doris Kearns Goodwin, 'Team of rivals: the political genius of Abraham Lincoln'.


- O lado bom da vida, adaptação da obra de Matthew Quick e dirigido por David O. Russell.

2 comentários:

  1. Torço para "Os Miseráveis", parece ser um filme muito bom e estou me roendo de ansiedade para assistir.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joana!

    Apesar de que nem todas as adaptações me agradam como os livros, confesso que adoro!!!! Nesse ano alguns dos livros que li e adorei entraram, como a As Aventuras de Pi, O Lado Bom da Vida e o meu preferido de longe, Os Miseráveis.

    Amei o fato da Anne ter levado a estatueta de melhor atriz coadjuvante. Foi perfeito!

    Beijos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!