segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lançamentos da semana

Olá leitores! Compartilho com vocês os mais recentes lançamentos da editora Cia. das Letras (para ver essas e outras novidades dessa semana clique aqui):

"O complexo de Portnoy" (Philip Roth)
Quando foi lançado, em 1969, esse livro se tornou best-seller e consagrou definitiva o talento de seu autor. Mas a crítica colocou em xeque a sua classificação: seria uma literatura séria ou apenas mais um livro de humor?
Por causa do estilo caricatural de seus personagens, que lembravam o humor dos comediantes judeus da época, como Woody Allen, e do inegável desconforto que causava o enredo carregado de erotismo, esse livro era diferente dos anteriores que haviam causado essa mesma dúvida nos críticos.
De lá para cá, já ficou provado que é possível fazer uma boa literatura usando uma linguagem menos nobre, e que, livros como esse, podem figurar entre os grandes clássicos.


"O escolhido foi você" (Miranda July)
Com uma ideia aparentemente simples (mas que ninguém teve antes) a autora escreveu um livro diferente, mas muito interessante. Enquanto buscava inspiração para terminar seu longa "O futuro", Miranda começou a folhear o jornalzinho "PennySaver", onde encontrou muitos anúncios de pessoas vendendo as mais diversas coisas, de girinos a bonecos dos Ursinhos Carinhosos, e isso chamou sua atenção. Ela entrou em contato com os vendedores de artigos mais exóticos e marcou reuniões com eles, onde os entrevistou, fotografou e registrou os motivos que os levavam a oferecer seus produtos no jornal. A compilação ficou muito interessante e traz estórias, no mínimo, curiosas, como a do Sr. Michael, que, com mais de 70 anos, está fazendo várias cirurgias para mudar de sexo e colocou uma jaqueta de couro à venda, a fim de arrecadar fundos para a realização de seu sonho. Entre os relatos dos encontros e as fotos desses personagens, a autora faz uma reflexão sobre sua própria vida e questiona a matéria que compõe as verdadeiras obras de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!