sábado, 2 de fevereiro de 2013

Li até a página 100 e... #7



Os espiões
Luis Fernando Veríssimo
editora Objetiva
144 páginas

Primeira frase da página 100: 

"... Ariadne permanecera na arquibancada junto com a mulher do Fabrizio, as duas descritas por Dubin como 'um loiraçal."

Do que se trata o livro?

Um homem desmotivado e sem objetivos, trabalha numa editora onde não aceita nenhum manuscrito enviado por novos escritores, até receber o primeiro capítulo de uma intrigante estória: a misteriosa Ariadne contava, quase como num diário, seu relacionamento com um amante, que aparentemente foi assassinado, e seu desejo por vingança. Então, o editor se apaixona pela estória e pela autora desconhecida e tenta a todo custo protegê-la, inclusive, espionando sua vida e de seu marido.

O que está achando até agora?

Muito bom. O livro todo tem toques brilhantes de humor, o que deixa a leitura leve e descontraída.

Melhor quote até aqui:

Escolhi dois, mas queria ter escolhido mais, o livro é cheio de passagens inteligentes e hilárias.

"Dubin é um oficialista, diz que há leis para o uso da vírgula que devem ser respeitadas. Eu sou relativista: acho que vírgulas são como confeitos de bolo, a serem espalhadas com parcimônia nos lugares onde fiquem bem e não atrapalhem a degustação, Não é raro eu re-revisar uma revisão do Dubin e cortar as vírgulas que acrescentou ou acrescentar esparsas vírgulas minhas em desafio às regras, onde acho que cabem."

"Naquela sexta-feira levei o manuscrito para o bar do Espanhol, para ter o parecer do professor Fortuna. Tese do professor: a literatura, como a estiva e a Fórmula 1, não é para mulheres. A todos os meus exemplos de grandes escritoras ele sacudia a cabeça de um lado para o outro com um sorriso demoníaco. Dizia que só o que as mulheres conseguem com sua literatura é enlouquecer a si próprias e quem está por perto. Dizia que as mulheres escritoras já arruinaram a vida de mais homens do que as putas e as cartas."

Algum personagem merece destaque?

O "Professor Fortuna"; um bêbado que está sempre no bar, com a mesma roupa e a barba por fazer, e que diz falar 7 idiomas e entender de todos os assuntos, inclusive arte e literatura.

Vai continuar lendo?

Sim.

Última frase dessa página:

"- O que você está fazendo no jornal afinal?"

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    O blog Colecionando Livros está sorteando os 4 primeiros livros da série Diários do Vampiro, dá uma passadinha lá pra conferir e Boa Sorte!!

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/2013/01/promocao-sorteio-de-4-livros-serie.html

    bjooos

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!