terça-feira, 26 de março de 2013

Chocolate!!!!

Ouvi dizer por aí que hoje é o Dia do Chocolate, essa delícia feita pelos deuses! Eu ADORO chocolate e ponto. 


Chocolate, esse delicioso alimento feito à base de cacau, desde as civilizações pré-colombianas, foi levado para a Europa no século XVII e se tornou popular. De lá pra cá ele já passou por várias mudanças até ficar do jeito que o consumimos hoje: no início ele era uma bebida quente e amarga, consumido apenas pela nobreza. Os europeus começaram então a adicionar açúcar à bebida para deixá-la mais a seu gosto, e, bem mais tarde, com o desenvolvimento dos processos industriais e a aplicação de algumas técnicas culinárias, surgiu o chocolate ao leite, que depois ficou sólido. Hoje em dia essa delícia pode ser encontrada em diversas formas e sabores que agradam a todos os gostos: chocolate em pó, barras, ovos (na época da Páscoa, claro), bombons, ou até líquido, como o chocolate quente, muito consumido no inverno, além de ser ingrediente para inúmeras criações, como bolos, tortas, mousses e sorvetes.


Pesquisei alguns livros que falam sobre a sobremesa mais gostosa do mundo, e vou listá-los aqui para vocês babarem se inspirarem:



"Larousse do Chocolate", de Pierre Hermé, publicado pela Larousse, é um livro para os amantes do chocolate, com 184 receitas criativas, ousadas e deliciosas. Apresenta a história do chocolate, técnicas de preparação e refeições completas com o delicioso ingrediente: aperitivo, entrada e prato principal.


Com mais de 200 receitas testadas e aprovadas, "O livro de receitas de chocolate", de Juliette Elkon, transforma o mais gastronomicamente inepto leitor em um gourmant de primeira. Um mestre na arte de preparar uma das mais desejadas sobremesas do mundo. Publicado pela editora Record.


No livro "Chocolate: porque gostamos tanto? história, ciência e confissões de chocólatras famosos" (editora Casa da Palavra), os autores Ana Paula Brasil e André Modenesi, tentam explicar a mágica que atrai tantos apaixonados por chocolate. Para isso eles saíram em busca dos motivos de tanta paixão, que também é sentida por eles: ouviram o neurocientista Jorge Moll Neto, a nutricionista Bia Rique, alguns fabricantes de chocolate e plantadores de cacau, além do jogador Oscar Schmidt, o jornalista William Bonner e a atriz Heloisa Perissé.

Foi difícil escolher apenas esses três livros, e eu não imaginava que a literatura sobre chocolate fosse tão rica! Mas também pudera, a maioria das pessoas cai de amores pelo doce, em suas diversas formas, e nada mais justo que estudar e escrever sobre essas delícias, compartilhando conhecimento e prazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!