quarta-feira, 6 de março de 2013

Ele é o cara #10

O cara de hoje é o autor Jeff Kinney. Por quê? Simplesmente porque ele escreveu a série de livros "Diário de um banana", o preferido de 9 entre 10 adolescentes atualmente.


Jeff além de escritor é cartunista e designer de games on line. Ele não fez tanto sucesso quanto J.K.Rowling quando começou a escrever "Harry Potter", mas seus livros são de grande importância na formação de novos leitores. É comum ver crianças e adolescentes carregando seus livros por aí e acompanhando as desventuras do personagem principal Greg, um menino comum que poderia ser qualquer um de nós.


Desde o lançamento do primeiro volume, "Diário de um banana" em 2007, Greg vem arrebatando fãs por vários países, inclusive aqui no Brasil, onde, graças aos céus, é possível ver cada vez mais jovens com um livro nas mãos, e isso só nos faz manter a crença na força da literatura e continuar espalhando esse gosto pela leitura por todos os lugares.

O protagonista da estória tem que encarar em seu dia a dia a difícil tarefa de conviver com seus irmãos Rodrick e Manny, seus pais, e seus colegas de escola. Além disso, ele ainda sonha em se tornar famoso e popular. Ele e seu melhor amigo Rowley enfrentam juntos esses desafios diários, ás vezes em situações embaraçosas e outras engraçadas, enquanto tentam terminar a sexta série. Em meio a essas aventuras, descobrimos que Greg é apenas um garoto comum, mas que acaba se tornando um herói um pouco diferente do normal, às voltas com as confusões da puberdade, essa fase tão difícil e conturbada da vida de todos nós.

Só por retratar as situações mais complicadas das vidas dos jovens de uma maneira bem humorada e que trás tudo para tão perto da realidade dos adolescentes, Jeff já merece nosso reconhecimento: escrever sobre a puberdade muita gente faz, mas falar desse assunto usando uma linguagem que o torne mais leve e conquiste tantos leitores poucas vezes aconteceu, e ele consegue fazer isso muito bem. Além disso, os livros são cheios de ilustrações feitas pelo próprio autor, que os deixam mais descontraídos e chamativos para os jovens leitores.


Para aumentar ainda mais a popularidade dos livros de Kinney, seu primeiro livro foi adaptado para os cinemas em 2010, tendo o jovem ator Zachary Gordon dando vida a Greg, que executou com perfeição sua tarefa.

A coleção completa de "Diário de um banana é formada por 7 livros: "Diário de um banana", "Diário de um banana: Rodrick é o cara", "Diário de um banana: a gota d'água", "Diário de um banana: dias de cão", "Diário de um banana: a verdade nua e crua", "Diário de um banana: casa dos horrores" e 'Diário de um banana - faça você mesmo".

Ainda não se convenceu de que Jeff Kinney é o cara? Que tal ler um de seus livros e entender do que estou falando? A leitura vale a pena, mesmo para quem já passou da adolescência.

E para quem é muito fã da série, vale a pena fazer uma visita ao site oficial clicando aqui.  

Um comentário:

  1. Amiga resolvi vim comentar essa postagem, porque eu achei bem interessante o que você escreveu sobre os Livros Diário de um Banana. Eu nunca tive um interesse grande de ler essa série, mas pelo jeito tem feito muito sucesso né ? Nossa, eu fiquei pensativa, porque eu já vi os dois primeiros livros e achei bem divertido. Só não conheço mesmo a literatura deles. Deve ser bem legal mesmo.

    Parabens pelo seu post, pois está ótimo =]

    Outra coisa Linda, queria pedir desculpas por ter dado uma sumidinha, pois andei com alguns problemas, mas a tarde talvez eu dê uma atualizada em meu blog. Por isso fique atenta tá ? beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!