terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia mundial do livro

Dia 23 de abril não é um dia lindo só por que é aniversário do meu filho... também é comemorado nessa data o Dia internacional do livro e do direito do autor.


Inicialmente, o dia do livro era comemorado em 7 de outubro, a partir de 1926, por sugestão da Câmara Oficial do Livro de Barcelona, por ser a data de nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de "Dom Quixote", um dos maiores clássicos da literatura mundial. 

Mais tarde, em 1930, a data foi transferida para 23 de abril, para lembrar da morte de Cervantes e de outros escritores historicamente importantes, como Josep Pla e William Shakespeare. É importante lembrar que existem algumas controvérsias quanto ao dia em que teria morrido o escritor inglês, pois, na época a Inglaterra utilizava o calendário juliano, que é adiantado em 10 dias com relação ao calendário gregoriano, utilizado na Espanha. Apesar disso, é importante dizer que Shakespeare também nasceu no dia 23 de abril, então não tem jeito, o dia de alguma forma lembra o dramaturgo.

Em 1995, a data também foi estabelecida oficialmente pela Unesco como "Dia mundial do livro e do direito do autor", assim como a conhecemos hoje.


Para quem gosta de ler, não é necessário estabelecer um dia para se dedicar aos livros ou difundir o gosto pela leitura, mas é legal saber que ele existe e que, pelo menos nesse dia, algumas pessoas voltam sua atenção para esses pequenos objetos de desejo de todo leitor contumaz. Algumas escolas lembram a data, e tentam fazer com que seus alunos despertem mais interesse pela literatura, além de muitas editoras e lojas virtuais aproveitarem para fazer promoções e vender ótimos livros com melhores preços que os praticados regularmente.

Ler é sempre bom e, no mínimo, você acaba conhecendo um mundo novo, viaja para um lugar totalmente diferente de onde você vive, além de outras vantagens que vêm com o hábito da leitura, como enriquecer seu vocabulário e melhorar a fala e a escrita. O único problema é que você se apaixona tanto pelos livros, que nunca está satisfeito: quer sempre ler mais e ter mais livros na estante, rs.


Espero que todos vocês aproveitem esse dia para conhecer novos livros, ou reler aquele clássico já há tempos esquecido, ou até mesmo doar livros que já não leem para quem ainda não os conhece. Ler para as crianças também é válido: não há nada mais gratificante que fazer parte da formação de um novo leitor, e isso fica ainda mais bonito quando se trata de uma criança.

Boas leituras!

2 comentários:

  1. Oi Joana! Esse dia é realmente especial... nossos queridos livros merecem ser parabenizados. Parabéns para seu filho também!
    Ah, em comemoração a essa data, tá rolando uma promoção no meu blog. Participe!
    http://www.odomdaescrita.com.br/2013/04/promocao-dia-do-livro.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiee, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois eu estava mais omenos esses dias. Andei um pouco indisposta, mas agora estou um pouco melhor. Por isso que andei um pouco sumidinha (risos)

    Minha querida achei bem legal o seu post, mas é uma pena que eu não pude postar alguma coisa, pois como eu disse, não estava muito bem para entrar no blog, mas hoje compensei com um monte de novidades. Depois passa lá para dar uma olhadinha tá ?


    E se puder, curte minha pagina no facebook se ainda não tiver curtindo...E me siga também se não tiver.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!