quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ela é o cara #13

Sem rodeios, Rita Lee é "o cara" de hoje, simplesmente por que ela é foda!


Além do cabelo vermelho maravilhoso, ela é uma das maiores cantoras do Brasil, mutiinstrumentista, letrista, escritora, e nas horas vagas dá conselhos psicológicos em seu Twitter. Sua história na música começa lá nos anos 60, quando ela era integrante do grupo de rock psicodélico "Os Mutantes": junto com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias ela formou uma das bandas mais importantes da época, gravando 6 discos e emplacando sucessos que são hits até hoje e vivem sendo regravados por musicos contemporâneos, como "A Minha Menina", "Balada do Louco" e "Ando Meio Desligado". Ritam que era casada com Arnaldo, saiu da banda após a sua separação e constantes brigas com os outros membros do grupo em 1972.

Depois de formar com uma amiga uma dupla de folk rock, e mais tarde, a banda Tutti-Frutti, que emplacou a música "Menino Bonito" nas mais tocadas do país.


Já em 1975, Rita lançou o disco "Fruto Proibido" que apresentou ao mundo os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", Luz del Fuego" e "Ovelha Negra". Essa última foi inesperadamente bem recebida por público e crítica: ela ficou em primeiro lugar na parada nacional e até a revista Rolling Stone dedicou uma matéria à música, dizendo que ela era sucesso pois era a primeira canção a falar sobre a saída,  dos filhos da casa dos pais. Como bem me lembrou a Norma do Fã Clube Oficial da Rita Lee (clique aqui para conhecer), essa não é a capa da revista citada nesse parágrafo, e sim, uma bem mais recente em que também tem a cantora como modelo:


No ano de 1976, ela conheceu Roberto de Carvalho, que seria seu marido e parceiro musical de toda a vida. Entre outros tantos sucessos e a prisão intempestiva sob a acusação de porte de maconha na época da ditadura, Rita continuaria marcando seu espaço no cenário musical brasileiro e mundial.

O álbum "Babilônia", lançado em 78, trazia hits como "Jardins da Babilônia e "Eu & Meu Gato", foi considerado o último trabalho de rock 'puro' feito por Rita. No ano seguinte, sem banda, a cantora sai em turnê com o marido e lança o disco "Rita Lee", que traz o grande sucesso "Mania de Você" entre suas faixas "Doce Vampiro", "Chega Mais" e "Papai me Empresta o Carro". A partir daí seu sucesso cresce assustadoramente e eles começam a fazer muitos shows, apresentações na TV e as músicas têm inúmeras execuções nas rádios. 


O próximo trabalho da dupla, "Rita Lee" (1980), explodiu com o sucesso alcançado pelo hit "Lança Perfume". Nesse mesmo álbum estão as canções "Baila Comigo" e "Nem Luxo, Nem Lixo", que ajudaram a cantora a ficar conhecida internacionalmente. O disco ficou por 2 meses nas paradas de sucessos da França, em sétimo lugar na parada da Billboard e fez grande sucesso em diversos paíse da Europa e América Latina, que fez até o Príncipe Charles declarar certa vez que era fã de Rita Lee.

Em 1981, Rita lançou o álbum "Saúde", com grande influência new wave, que manteve o sucesso alcançado por seu antecessor, com os singles "Banho de Espuma", "Saúde" e "Tititi", que mais tarde foi  regravada pela banda Metrô para ser abertura da novela homônima da Rede Globo.


Já no final dos anos 90 e com uma trajetória de muito sucesso, Rita gravou o "Acústico MTV", que foi disco de platina e contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Paula Toller, Cassia Eller e Titãs. A turnê, apresentando as 18 releituras de suas músicas, durou até o final de 1999.

De lá pra cá, Rita gravou os álbuns "3001", em 2000, com os sucessos "Erva Venenosa" e "Pagu", que foi noemado o Melhor Disco de Rock de 2001 no Grammy Latino; "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar" (2001) com releituras de grandes clássicos dos Beatles; "Balacobaco" (2003), com os hits "Amor & Sexo" (trilha da novela Senhora do Destino), "Tudo Vira Bosta" e "Hino dos Malucos" (trilha sonora do filme Os Normais). Esse CD foi indicado no Grammy Latino de 2004 na categoria Melhor Disco Pop Contemporâneo e considerado pelos críticos como o melhor disco da cantora em 10 anos. 


Em 2004, Rita voltou a gravar com a MTV um DVD e um CD ao vivo, que ganhou o disco de ouro e também foi indicado ao Grammy Latino na mesma categoria que o anterior, em 2005. Com músicas inéditas e muitas regravações de sucessos já consagrados, o show teve a participação de Zélia Duncan e Pitty. Outro trabalho indicado para essa categoria do Grammy foi o CD "Multishow ao Vivo", gravado em 2009.

Mais recentemente, Rita percorreu o Brasil com a turnê "ETC", que teve até uma apresentação na Argentina, no teatro Gran Rex de Buenos Aires. 

Em janeiro de 2012, a cantora anunciou que iria se aposentar dos palcos devido à sua fragilidade física, mas disse em seu Twitter que jamais se aposentaria da música. No Festival de Verão do Sergipe, sua última apresentação oficial, ela causou polêmica ao se revoltar com a ação da polícia que, supostamente, teria sido muito agrssiva com seu público. Rita foi acusada de desacato à autoridade e teve que prestar depoimento na delegacia, sendo liberada logo em seguida.


Seu último álbum de inéditas, "Reza", foi lançado em abril de 2012, e o single de mesmo nome foi disponibilizado por ela no seu canal do Youtube antecipadamente, para que seus fãs pudessem curtir. Em março o single ficou entre as músicas mais vendidas de MPB no iTunes em todo o Brasil, chegando a ultrapassar as vendas do mega sucesso "Ai se eu te pego", de Michel Teló, sendo a brasileira melhor colocada no ranking do iTunes. "Reza" ficou em 9º lugar, a frente de sucessos como "Moves Like Jagger" do Maroon 5 e "Set Fire To The Rain" da Adele. E só para variar, esse CD também está concorrendo ao Grammy Latino. É ou não é um feito que merece nossa consideração?


Na pesquisa descobri que a Rita também escreveu alguns livros: ente 86 e 92 ela publicou quatro livros infantis, que tinham como personagem principal um rato cientista chamado Dr. Alex.


E como compositora, Rita também presenteia outros cantores com suas músicas, como fez com a música "Tatuagem", escrita por ela e gravada por Marjorie Estiano:


Sou fã da Rita Lee, adoro suas músicas e suas atitudes, mesmo aquelas mais criticadas. Quero muito que ela volte aos palcos para poder assistir a um show, que ainda não consegui ver. E fechando o post de hoje, vamos curtir um dos maiores sucessos da cantora, "Mania de Você", que ela disse ter composto com Roberto de Carvalho logo após passarem vários dias trancados num quarto fazendo sexo. O vídeo original foi lançado no Fantástico, e é um exemplo perfeito de como eram os vídeos de música naquela época, o que não diminui de forma alguma a qualidade da música (com uma Rita Lee ainda sem os cabelos vermelhos tão característicos):



4 comentários:

  1. Olá Joana Mansen!
    Que legal você ter tido a idéia de escrever esse post, a Rita merece mesmo todas as homenagens, sabe? Ficou muito bom!
    Só umas coisinhas: Mutantes é da década de 60, não de 70; a primeira capa dela na Rolling Stones foi em 1972. Essa que vc colocou é bem mais recente. No mais, é deixar um abraço lee e divulgar o nosso blog, somos o Fã Clube Oficial de Rita Lee e o blog existe desde 9/9/1
    2006, aguardamos uma visitinha!: ritalee.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Norma, correções feitas.
      Muito obrigada por sua visita e suas observações!
      Bjos!

      Excluir
  2. Joana achei barbára a sua postagem de dizer que a Rita Lee é o CARA (risos) Mas também é uma grande cantora né ?
    Só que eu nunca ouvi assim músicas dela. Só ouvi na TV e tudo mais. Sei que ela fez muito sucesso e sua postagem ai ficou bem bacana. Parabens. É legal a gente dar valor nos nossos cantores brasileiros, porque a maioria curte tudo estrangeiro hahahaa...Mas enfim...Parabens viu ??

    Outra coisa minha linda, depois, quando você puder, passa no meu blog que tá cheio de novidade legais lá. Te espero.
    beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amo o jeito dela cantar Mutante "...afinal de contas dei meu coração e você pôs na estante..." Adorei tudo no post!

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!