quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ele é o cara #16

Vocês conhecem Sérgio Britto? Ele é esse jovem de 53 anos aqui embaixo, e também é "o cara" de hoje!


Como ficou elegante essa foto, não? Então vamos continuar com nosso desfile de Titãs, falando um pouco mais do músico Sérgio Britto, tecladista da banda e que, atualmente, também toca guitarra nos shows (mas ele também domina piano órgão, violão e baixo). Ele é compositor são de sua autoria alguns dos maiores sucessos dos caras, como "Diversão" (com Nando Reis), "Go Back", "AA UU" (em parceria com Marcelo Fromer), "Será que é Isso que eu Necessito?" e "Enquanto Houver Sol".


Sérgio e filho do politico Almino Affonso, e sua família teve que sair do país na época da ditadura, indo viver por quase 10 anos no Chile, por isso, ele foi alfabetizado em espanhol. Mostrando grande conhecimento da língua, ele compôs, para o álbum "Domingo" (1995), a música "Vámonos", que critica ao preconceito contra, seja ele contra raça, cor, gênero ou gosto musical:

"A nosotros nos tratan como mierda de cerdo
(putas y gordos-sangre podrida)
y nos usam pá limpiar el culo
hijos de perra, rockeros maricones!
Nos les gusta mi color
Nos les gusta mi color
Nos les gusta como hablo
Nos les gusta como hablo
Vamos, vamos, vámonos
Vamos, vamos, vámonos
No entienden lo que digo
no mi quieren entender
No entienden lo que digo
no mi quieren entender
Vamos, vamos, vámonos
Vamos, vamos, vámonos
Adios, me voy
adios, me voy..."

Para ouvir a música e acompanhar a tradução, clique aqui.  


Britto é dono de uma voz incrível, e pode tanto gritar num rock mais agressivo como "Polícia" ou quase sussurrar, como faz ao cantar a suave "Epitáfio".


Sérgio Britto também tem carreira solo: está lançando seu quarto CD, chamado "PURABOSSANOVA", onde conta com participações mais que especiais de Luiz Melodia, Negra Li e Rita Lee. Os álbuns anteriores são "A Minha Cara" (2000), com destaque para a música que dá nome ao trabalho:


"Eu Sou 300" (2006), que trouxe a linda balada em homenagem a esposa do cantor "Raquel (DDD)": "estou pensando em você, o tempo não passa, aqui nesse quarto de hotel, eu sinto sua falta...", e outra dedicada ao filho José.


e "SP55" (2010), onde novamente ele dedicou canções à família, como em "Sérgio e Raquel" e "Júlia", em homenagem à filha. Nesse álbum ele também regravou uma música de Adoniran Barbosa, "Iracema", que se encaixou perfeitamente no estilo MPB e Samba adotado por Britto. Participaram como convidadas as cantoras Marina de La Riva, em "Pra te encontrar", que você pode ouvir clicando aqui,  e Wanderléa. Destaque para a primeira faixa do álbum, "Aqui neste lugar", que foi composta por Sérgio em parceria com o Titã Tony Bellotto, e que contou com a participação de Negra Li:


Para quem quiser saber as últimas notícias sobre o novo trabalho do cantor, é só acessar seu site oficial, clicando aqui.  

Sérgio cursou parte da faculdade de Artes Plásticas, mas não terminou. Isso não quer dizer que ele não leve jeito para a coisa, só que ele optou pela carreira de músico (graças aos céus!). Foi ele quem teve a ideia para a capa do disco "Cabeça Dinossauro": na frente vemos um esboço de Leonardo Da Vinci chamado "A expressão de um homem urrando" e na contracapa outro desenho do mesmo pintor, "Cabeça grotesca", que, segundo o próprio Britto, dariam mais força e teor ao álbum. Deu certo:



O cantor também fez a arte para a capa de outro trabalho dos Titãs, "Sacos Plásticos", de 2009:



PS.: Sérgio Britto acabou de divulgar em sua página no Facebook que compilou algumas de suas músicas numa playlist no site SoundCloud. Eu já ouvi e ficou demais. Quer ouvir também? Então clique aqui.  


PS.: É bom demais ouvir o Britto cantando "Nem 5 minutos guardados"  =D

Até a semana!

2 comentários:

  1. Oi Joana, essa coluna do seu blog é demais!
    Adorei conhecer sobre o Sérgio!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwnnn... obrigada Sarah! Fico feliz que você curta a coluna, e mais ainda por saber que está conhecendo esse artista maravilhoso. Espero que tenha gostado do trabalho dele tanto quanto eu.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!