quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Doodle do Google

Não conhece Debussy? O Google apresenta para você:


Claude Debussy foi um músico e compositor francês que aos nove anos, começou a mostrar talento para a música. Aos 11 ele ingressou no Conservatório Musical de Paris e aos 22 viu sua carreira ser alavancada após vencer o Grand Prix de Roma, que lhe rendeu uma bolsa de estudos em música clássica, sua especialidade.

Eu nunca tinha ouvido falar de Debussy (e acho que muita gente também não) até ler "Crepúsculo", onde a protagonista Bella diz gostar muito das suas músicas, e cita exatamente "Clair de Lune", que é a canção usada na homenagem feita pelo Google hoje: a animação mostra uma cena de uma noite de luar, com moinhos de vento ao fundo, embarcações navegando tranquilamente, e bicicletas e carros do início do século passado.

Tem até um zepelim cortando o céu noturno, logo depois de uma estrela cadente (ou seria um cometa?) passar rapidamente por ali.

No final, um casal remando pequenas canoas se encontra, assim que começa a chover, e compartilha o mesmo guarda-chuva. Para aumentar o romantismo e a nostalgia, é possível ouvir um pequeno trecho de "Clair de Lune" ao fundo.


O detalhe da estrela cadente remete ao asteroide 4492, que foi nomeado em homenagem ao músico. Debussy também dá nome a uma cratera de Mercúrio, que tem mais de 80 km de diâmetro e que, teoricamente, foi formada por uma colisão com um meteoro. O motivo da nomeação foi a característica da cratera, que tem diversos sulcos saindo dela e se estendendo por vários quilômetros, o que seria uma metáfora da influência de Debussy na obra de outros músicos.


Segundo o Wikipedia, "a obra de Debussy é bastante diversificada, do ponto de vista dos gêneros e das formas que utilizou. Não se pode dizer que tenha sido compositor essencialmente vocal ou instrumental, sinfônico ou de câmara, pois todas as suas oras, em que pese a diversidade de meios que utilizou, parecem transmitir a mesma mensagem: a abertura de um universo sonoro inteiramente novo, e que a sugestão ocupou o mesmo lugar da construção temática e definida." Aqui eu gostaria de entender de música clássica, rs.

E na pesquisa que fiz para escrever esse post, descobri que o maestro Heitor Villa-Lobos foi um dos muitos músicos que foram influenciados pela obra de Debussy e a usaram como fonte de inspiração para suas próprias criações.

A homenagem do Google é em comemoração aos 151 anos de nascimento do compositor.

partitura de Clair de Lune para piano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!