sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sexta de música #34

Hoje a rainha do pop faz 55 anos, e vou fazer um top 5 com algumas de minhas músicas preferidas de Madonna:


Já fiz uma semana especial com Madonna aqui, durante sua última passagem pelo Brasil, no final do ano passado. O foco desse post, portanto, será apenas sua música:

5. Rain: quinto single do álbum "Erótica" (1992), foi a música responsável pela retomada da popularidade da cantora depois da desaprovação de "Bad Girl" pelo público (eu gosto! rs). A letra é romântica, e fala de espera e de alegria pelo reencontro com um amor. O vídeo mostra Madonna com um cabelo bem diferente, curtinho e preto.


4. Celebration: da época em que Madonna namorava Jesus Luz (aproveitou e usou a imagem do moço no vídeo), a música tem uma pegada eletrônica que se encaixa perfeitamente em qualquer balada. Não é a toa que ela foi indicada para a categoria de Melhor Gravação Dance no Grammy de 2010, e alavancou as vendas do álbum homônimo.



3. She's not me: apesar da letra divertida, minha escolha não foi tanto pela música, mas pela interpretação dela no show (que eu fui *___*), onde Madonna vai desbancando várias cópias suas, inclusive uma vestida de noiva, imitando o traje que ela mesmo usou para cantar "Like a virgin" no MTV Music Awards em 1985. E o telão durante a performance é um show à parte: vai mostrando diversas imagens de Madonna, com vários estilos de cabelos e maquiagem diferentes, mostrando, mais uma vez, a capacidade da cantora de se reinventar a cada novo trabalho, acompanhando as tendências e inovando.


2. Borderline: sinto como se essa música me acompanhasse a vida inteira! Ela faz parte do primeiro disco de Madonna, que levava seu nome, e tem a cara das canções dos anos 80, quando a cantora ainda se mostrava um tanto quanto comportada, sem revelar seu lado mais provocante e sensual, tanto que a letra é bem inocente. O vídeo é tosco (como a maioria daquela época) e conta a estória de uma modelo que sofre com uma crise de ciúmes do namorado. A apresentação de "Borderline" foi um dos momentos mais emocionantes para mim no show da "Sticky and Sweet Tour".


1. Vogue: mesmo ficando em dúvida na hora de fazer a lista, essa está sempre entre as melhores, por todos os motivos que vocês possam imaginar. Sua letra defende a igualdade das pessoas ("... não faz diferença se você é negro ou branco, se você é garoto ou garota...") e prega a teoria de que todos os problemas ficam menores quando você está numa pista de dança (o que é a mais pura verdade!). Além disso, Madonna aproveita um dos versos da música para alfinetar aqueles que colocam a beleza acima de tudo, dizendo que "a beleza está onde você a encontra" ("... beauty's where you find it..."). Não bastasse a qualidade da canção, o vídeo também é incrível e se tornou um clássico: quem nunca fez ou tentou fazer a dancinha que Madonna faz no refrão, colocando as mãos simetricamente em volta do rosto?


1 + 1. Como é praticamente impossível rankear apenas 5 músicas de Madonna, resolvi fazer um plus nessa lista e incluir mais uma: "Love profusion" é de 2003 e está no CD "American Life", sendo uma das melhores faixas do polêmico álbum de Madonna (a música que dá nome ao trabalho teve seu vídeo censurado nos EUA por mostrar algumas cenas violentas, inclusive uma em que Madonna jogava uma granada no então presidente George W. Bush).  Essa música é bem leve e dá aquela sensação de tranquilidade ao ouvi-la, e seu vídeo segue a mesma linha, mostrando a cantora caminhando por uma rua deserta e escura e que depois se transforma num lugar repleto de flores, usando um vestido também florido e que imprime movimento às cenas.


Curtiram o top 5 + 1? Eu tive que me segurar para não fazer um top 10, ou 50 ou 100, pois sou muito fã de Madonna e sofri para escolher tão poucas músicas dela. Quem sabe, futuramente, rola uma nova seleção? Até.


2 comentários:

  1. Linda, perfeita e poderosa... agora é curtir as músicas! Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira e única rainha do pop. Aproveite!
      Bjo!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!