quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TAG "Melhores Casais da Literatura"

Hoje vou responder a TAG que vi no blog da Isis, o Minha estante colorida, que não indicou ninguém, mas a deixou em aberto para quem quisesse responder, uma atitude que eu acho muito legal, e vou repetir aqui.

A TAG se chama "Melhores casais da literatura" e, basicamente, devo comentar sobre 5 casais que considero como meus preferidos. Minha primeira ideia foi citar Romeu e Julieta ou Colin e Katherine, e a escolha foi ficando cada vez mais difícil. Então, vamos aos casais:

1 - Augustus Waters e Hazel Grace


Acho que esse casal é um consenso entre os leitores; John Green criou um romance tão apaixonante que conquistou todo mundo, num misto de alegria e sofrimento. Para mim, eles estão em primeiro na lista de melhores casais porque o amor dos dois era tão puro, e foi crescendo de um jeito tão meigo que não tem como não adorar cada palavra que eles dizem um para outro, cada gesto, cada metáfora. Algumas frases deles ficaram muito marcadas e são usadas por muitas pessoas que leram o livro. Na maioria dos blogs literários que resenharam "A culpa é das estrelas" é possível ver muitas dessas frases sendo repetidas o tempo todo, confirmando que o autor queria mesmo nos pegar de jeito com a história de amor de Gus e Hazel.

2 - Kvothe e Denna


O fantástico universo criado por Patrick Rothfuss também tem lugar para romance. Platônico, é verdade, mas muito fofo. Kvothe gosta da misteriosa Denna desde o primeiro momento que a viu, e ela parece querer dele apenas a amizade. Mas cada encontro dos dois deixa no leitor uma sensação de que, algum dia, ela vai acabar se entregando ao amor de Kvothe, que, pacientemente, a espera, dia e noite, todas as vezes que ela desaparece sem deixar rastros. Quem sabe, no final da trilogia "Crônicas do matador do rei", veremos um belo desfecho para esse romance mal acabado.

3 - Will e Layken



Ainda sob o efeito de "Métrica" que, como vocês já devem ter percebido, está entre os meus livros preferidos de todos os tempos, não tinha como não falar mais uma vez sobre Will e Layken, o casal fofo criado por Colleen Hoover e que, a exemplo de Gus e Hazel, além de nos conquistar com seu romance meigo e singelo, também vieram nos passar uma lição de vida importante. Como já falei muito sobre eles na semana passada, que foi toda dedicada ao livro, nem sei mais o que dizer sobre eles. 

4 - Tyrion Lannister e Shae



Não terminei de ler todos os 5 super-mega-grandes livros da saga "Game of thrones", por isso, não tenho certeza se eles realmente formam um casal literário. O fato é que Tyrion e Shae estão juntos na série de TV baseada na obra de George R. R. Martin, e isso basta pra mim. Na minha opinião, eles formam um casal muito interessante (por enquanto, já que nunca se sabe o que vai sair da cabeça do autor): o Imp é odiado pelo pai, ignorado e desrespeitado pelo restante da família e pelas pessoas que fazem parte do conselho real e foi obrigado a se casar com Sansa Stark, para satisfazer a vontade do pai em seu jogo de interesses, que visa continuar governando os Sete Reinos. Por outro lado, Shae é uma ex-prostituta que fica ao lado de Tyrion em seus priores momentos, e ainda aceita trabalhar como ama de Sansa, sabendo que ele vai desposar a jovem. Algumas pessoas podem até duvidar que isso é amor, mas acho que ela realmente gosta do pequeno Lannister.

5 - Cecília e Robbie



Certamente todo mundo que leu "Reparação" de Ian McEwan se lembra dessa cena clássica na fonte. E porque Robbie e Cecília estão entre os meus casais favoritos da literatura? Por que a história deles é cheia de dificuldades e incertezas. Eles não conseguem viver o amor da forma que gostariam, por culpa da irmã de Cecília, Brione, que acaba prejudicando o namoro dos dois com uma mentira. Robbie é preso, vai para a guerra e passa o tempo todo pensando em Cecília e no tempo que estão perdendo separados, relendo suas cartas e imaginando o dia em que voltará para ela, como ela sempre pede, e eles poderão viver plenamente seu amor. 

Um comentário:

  1. Aii que legalll que vc respondeu
    adorei seus casais literários, alguns não conheço ainda

    bjus
    Isis
    minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!