domingo, 20 de outubro de 2013

Especial Vinícius de Moraes, 100 anos



Um dos sonetos mais conhecidos e admirados de Vinícius é, sem dúvida, o Soneto de Fidelidade, principalmente por seu verso final: "... que seja eterno enquanto dure.". Essa é uma frase tão marcante e tão grandiosa, que envolve não apenas o amor, assunto principal do poema, mas todos os sentimentos e situações vividos pelas pessoas. Não queremos que tudo seja eterno? E a eternidade, como pode ser medida? O certo é que tudo acaba, e a eternidade está limitada pela duração do que se vive. Parece complexo, mas não é. Até o maior dos amores um dia finda, mas sua existência será eterna no coração de quem o viveu.

"De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais seu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."

No soneto, o autor promete fidelidade àquela pessoa com está se relacionando naquele momento, apenas e tão somente enquanto permanecerem juntos, ainda que alguém possa despertar-lhe algum interesse, ele continuará sendo fiel e vivendo seu amor. Mas, como nada é para sempre, ele não faz juras de amor para toda a vida, e sabe que, se algo acontecer e porventura o relacionamento acabar, ele poderá procurar um novo amor, e a fidelidade ao anterior não estará sendo violada.

Abaixo, o vídeo com o próprio poeta declamando o soneto, e a melodia de "Eu sei que vou te amar", composição de Vinícius e imortalizada na voz do maestro Tom Jobim, tocando ao fundo:


2 comentários:

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!