quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Especial Vinícius de Moraes, 100 anos


No âmbito profissional, Vinícius era poeta, músico e diplomata. Já no pessoal, ela nada mais era que um poeta: um poeta apaixonado pelas palavras, pela boêmia e pelas mulheres. Tanto que sua composição musical de maior sucesso é, sem dúvida, "Garota de Ipanema".

Mundialmente famosa e regravada por inúmeros artistas, a canção foi composta em parceria com Tom Jobim, e sua primeira versão era assim: "vinha cansado de tudo/de tantos caminhos/tão sem poesia/tão sem passarinhos/com medo da vida/com medo do amor/quando na tarde vazia/tão linda no espaço/eu vi a menina/que vinha num passo/cheia de balanço/caminho do mar". Nem Tom nem Vinícius estavam satisfeitos com essa letra e, numa tarde qualquer, sentado na mesa do bar Veloso, o poetinha se inspirou numa moça que passava por ali e criou aquela que viria a ser a segunda música mais executada no mundo, perdendo apenas para "Yesterday", dos Beatles (para os desavisados, a garota era Helô Pinheiro).

"Garota de Ipanema" é uma música única, e seja cantada pelo próprio Vinícius ou nessa versão mais recente dos Los Hermanos, ela não perde sua essência e continua sendo a rainha da Bossa Nova:


Como poeta completo que era, Vinícius abusava da facilidade de escrever sonetos e de falar sobre o amor, mas o poema de hoje mostra sua habilidade em dizer muito em poucas palavras:

"Poética"
De manhã escureço
De dia ardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço
- Meu tempo é quando." 


2 comentários:

  1. Ele era o talento em pessoa né? O mais legal é que da pra perceber que ele colocava a alma dele, os sentimentos inteiros nas poesias. É fantastico.
    Vinicius de Moraes é muito bom.
    Beijos

    http://withoutidea.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era realmente muito talentoso, tanto quanto era boêmio, rs. Ainda bem, assim ele nos deixou uma obra maravilhosa, que até hoje emociona.
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!