quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Halloween dos Simpsons


Aqui no Brasil o Halloween não é uma data comemorativa oficial, mas muita gente gosta e tá cheio de festinha a fantasia por ai nessa época - eu mesmo não dispenso uma -,  e até a blogosfera também costuma fazer suas menções à festa americana.

Para marcar a data por aqui, vamos ver alguns episódios de Os Simpsons especiais de Halloween, que são muito aguardados pelos fãs do desenho, desde que apareceu pela primeira vez em 1990. A série é chamada de "Treehouse of Horror" e os episódios envolvem a família em situações de horror, ficção científica ou sobrenatural, algumas vezes fazendo paródias ou homenagens a filmes e outras produções desses gêneros.


Chama bastante a atenção nesses episódios especiais a abertura, que geralmente mostra a família morrendo e seu sangue forma a título do especial, ou Bart usando giz vermelho sangue para escrever repetidamente o nome do episódio no quadro negro. Há ainda alguns casos em que figuras famosas do terror e convidados especiais  fazem aparições, como uma múmia ou o Frankstein.

Há também a peculiaridade dos créditos no final: a partir do segundo episódio a equipe de produção achou que ficaria legal usar nomes assustadores para o produção e o elenco, e a brincadeira pegou. Desde um simples "Bat Groening" a um complexo "David²+S.²=Cohen", os nomes assustadores se tornaram uma marca da série Treehouse of Horror, e quando Al Jean resolveu tirá-los dos episódios 12 e 13, recebeu inúmeros pedidos dos fãs para voltar a usá-los, o que acabou fazendo.



Já foram feitas diversas referências a programas de TV, filmes, peças de teatro e até novelas nos episódios da série, como por exemplo "Além da Imaginação", "O Exorcista" e "A Mosca". O poema de Edgar Allan Poe, "O Corvo" foi lido certa vez por James Earl Jones (que fez a voz de Darth Vadder em "Star Wars") enquanto os personagens o representavam.

As paródias são muito engraçadas e eles já fizeram de "Sr. & Sra. Smith", "Transformers", "Crepúsculo", "Jumanji" e "Sweeney Todd".

Qualquer especial ou filme que envolva Os Simpsons é sucesso certo, então vamos logo aos vídeos. No primeiro, um teaser da brincadeira que fizeram com "Crepúsculo", em seguida a dramatização de "O Corvo". Depois um trechinho da paródia de "Dexter" e para finalizar a abertura do episódio de 2013, feita por Guilhermo Del Toro:










Um comentário:

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!