sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sexta de música #41 - A arca de Noé, de Vinícius de Moraes


Vinícius de Moraes aplicou suas habilidades de escritor e compositor para falar também às crianças. Em 1975 ele lançou o livro "A arca de Noé", apenas com poemas infantis. Esse livro foi transformado em disco no ano de 80, com vários artistas interpretando as canções. O álbum fez tanto sucesso que acabou virando um programa infantil na TV Globo.

Um dos poemas desse livro é "O peru":

"Glu, glu, glu"
Abram alas pro peru!

O peru foi ao passeio
pensando que era pavão
tico-tico riu-se tanto
que morreu de congestão

O peru dança de roda
numa roda de carvão
quando acaba fica tonto
de quase cair no chão

O peru se viu um dia
nas águas do ribeirão
foi-se olhando- foi dizendo
que beleza de pavão

Foi dormir e teve um sonho
logo que o sol se escondeu
que sua cauda tinha cores
como a desse amigo seu."



Vinícius faleceu durante o processo de criação do segundo disco, em que estava trabalhando com o amigo Toquinho. Mas agora, durante as comemorações do centenário do poeta, sua filha está relançando "A arca de Noé", em parceria com Adriana Calcanhoto, e com diversos cantores, entre eles, Chico Buarque, que é o único a participar das duas versões do álbum.

Uma curiosidade sobre essa versão moderna do disco é que a música "A casa" não foi regravada, pois, segundo Adriana, "ela é o Vinícius, e sua interpretação tem a síntese  do que ele quer dizer com todos os poemas", por isso elas decidiram por manter a música original aqui.

Então vamos curtir algumas canções desse trabalho do poetinha, que vêm embalando brincadeiras de pais e filhos há tantos anos:
1. A casa - Toquinho
2. O pato - MPB4
3. A formiga - Clara Nunes
4. Arca de Noé - Toquinho
5. O gato - Marina
6. A porta - Fábio Junior
7. O relógio - Castelo Rá-Tim-Bum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!