quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A filosofia de Tyrion Lannister - resenha



"'A filosofia de Tyrion Lannister' é o presente perfeito para os fãs da série da HBO, Game of Thrones. Uma coleção de frases espirituosas de um dos mais sagazes e carismáticos personagens de todos os tempos. Os invejosos dos Sete Reinos podem chamá-lo de 'meio homem', mas ninguém jamais acusou Tyrion Lannister de ter uma inteligência pela metade. Sua língua afiada salvou sua pele mais vezes do que o colocou em perigo. Esta edição especial e totalmente ilustrada guarda seus mais profundos ensinamentos para as gerações futuras, trazendo todo seu conhecimento sobre os mais variados temas, como: a arte da persuasão, as delícias da mesa, saúde, a política real e, claro, os atrativos do sexo oposto."

Como bem resumiu a sinopse acima, esse livro é inteiramente dedicado aos fãs de GoT e, principalmente, aos admiradores da sagacidade do personagem Tyrion Lannister, o anão renegado pelo próprio pai e famoso entre as mulheres. Ele não mede as palavras e é muito inteligente, e como ele mesmo gosta de dizer, ele tem que se destacar com a inteligência, já que não é respeitado por sua altura, nem tampouco por seguir as tradições de sua família.

O livro é uma compilação das melhores frases do Imp, separadas por tema - aqueles preferidos do pequeno Lannister: sabedoria, família, comida, bebida, mulheres, música e até como salvar sua pele.

Quase no mesmo estilo que o "Minutos de sabedoria", de Carlos Torres Pastorino, esse livro parece conter uma frase de efeito perfeita para cada situação vivida por Tyrion na saga de George R. R. Martin; com sua perspicácia e petulância, o anão consegue se safar das situações mais complicadas e até ajudar aqueles que gosta apenas usando a oratória.

Alguns exemplos de sentenças registradas nesse livro, e que poderão se tornar frases célebres se usadas corretamente pelos leitores e fãs de Tyrion:

"Todos os anões são bastardos, mas nem todos os batardos têm de ser anões."
"Palavras são vento."
"Assassinar familiares é um trabalho duro. Dá sede."
"Todo tolo gosta de ouvir que é importante."
"Dizem que sou meio homem. O que isso faz de vocês?"




O destaque desse livro é sem dúvida o projeto gráfico: impecável, com capa dura, ilustrações de página inteira abrindo cada novo tema, com um toque de humor e outras pequenas em cada rodapé; algumas páginas têm em sua borda um estilo pergaminho e algumas são marrons, alternando com a cor branca das demais. Tudo isso dá ao livro um ar de item de colecionador, seguindo o cuidado que a editora Leya sempre tem com suas publicações.



Cada página traz uma frase, como pequenas gotas de sabedoria, algumas cômicas, outras nem tanto, mas todas legitimamente criações de Tyrion Lannister.



Como o livro é curtinho, a leitura é bem rápida, dinâmica e prazerosa. Imperdível para os fãs da série, e bastante interessante para quem ainda não está 100% envolvido com Game of Thrones e quer conhecer um dos personagens mais envolventes da trama.

A filosofia de Tyrion Lannister
George R. R. Martin
editora Leya
160 páginas
nota: 5
nota no Skoob: 3.9

Um comentário:

  1. Boa resenha, obrigado. Na última temporada eu amei, e fiquei emocionada para assistir Game of Thrones eu estava animado em todos os momentos, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, mas já próxima estreia, partilho horários e data de lançamento para esta nova etapa, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!