quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A filosofia de Tyrion Lannister - resenha



"'A filosofia de Tyrion Lannister' é o presente perfeito para os fãs da série da HBO, Game of Thrones. Uma coleção de frases espirituosas de um dos mais sagazes e carismáticos personagens de todos os tempos. Os invejosos dos Sete Reinos podem chamá-lo de 'meio homem', mas ninguém jamais acusou Tyrion Lannister de ter uma inteligência pela metade. Sua língua afiada salvou sua pele mais vezes do que o colocou em perigo. Esta edição especial e totalmente ilustrada guarda seus mais profundos ensinamentos para as gerações futuras, trazendo todo seu conhecimento sobre os mais variados temas, como: a arte da persuasão, as delícias da mesa, saúde, a política real e, claro, os atrativos do sexo oposto."

Como bem resumiu a sinopse acima, esse livro é inteiramente dedicado aos fãs de GoT e, principalmente, aos admiradores da sagacidade do personagem Tyrion Lannister, o anão renegado pelo próprio pai e famoso entre as mulheres. Ele não mede as palavras e é muito inteligente, e como ele mesmo gosta de dizer, ele tem que se destacar com a inteligência, já que não é respeitado por sua altura, nem tampouco por seguir as tradições de sua família.

O livro é uma compilação das melhores frases do Imp, separadas por tema - aqueles preferidos do pequeno Lannister: sabedoria, família, comida, bebida, mulheres, música e até como salvar sua pele.

Quase no mesmo estilo que o "Minutos de sabedoria", de Carlos Torres Pastorino, esse livro parece conter uma frase de efeito perfeita para cada situação vivida por Tyrion na saga de George R. R. Martin; com sua perspicácia e petulância, o anão consegue se safar das situações mais complicadas e até ajudar aqueles que gosta apenas usando a oratória.

Alguns exemplos de sentenças registradas nesse livro, e que poderão se tornar frases célebres se usadas corretamente pelos leitores e fãs de Tyrion:

"Todos os anões são bastardos, mas nem todos os batardos têm de ser anões."
"Palavras são vento."
"Assassinar familiares é um trabalho duro. Dá sede."
"Todo tolo gosta de ouvir que é importante."
"Dizem que sou meio homem. O que isso faz de vocês?"




O destaque desse livro é sem dúvida o projeto gráfico: impecável, com capa dura, ilustrações de página inteira abrindo cada novo tema, com um toque de humor e outras pequenas em cada rodapé; algumas páginas têm em sua borda um estilo pergaminho e algumas são marrons, alternando com a cor branca das demais. Tudo isso dá ao livro um ar de item de colecionador, seguindo o cuidado que a editora Leya sempre tem com suas publicações.



Cada página traz uma frase, como pequenas gotas de sabedoria, algumas cômicas, outras nem tanto, mas todas legitimamente criações de Tyrion Lannister.



Como o livro é curtinho, a leitura é bem rápida, dinâmica e prazerosa. Imperdível para os fãs da série, e bastante interessante para quem ainda não está 100% envolvido com Game of Thrones e quer conhecer um dos personagens mais envolventes da trama.

A filosofia de Tyrion Lannister
George R. R. Martin
editora Leya
160 páginas
nota: 5
nota no Skoob: 3.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!