sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sexta de música #47 - Aluga-se

Não sou super fã de Raul Seixas; entendo seu importância na história e gosto de algumas músicas, mas é só isso. Nunca fui aquela entusiasta de seu trabalho, apesar de respeitar e compreender quem o faz. Mas hoje li no site da Folha de São Paulo que a filha de Raul, Vivi Seixas, gravou um vídeo com uma versão remixada por ela da canção Aluga-se, clássico do cantor que foi originalmente gravado em 1980 em seu álbum Abre-te Sésamo.



A música já foi regravada por Titãs, Camisa de Vênus, o maldito Sambô, entre outras, com versões bem interessantes; composta por Raul Seixas e Cláudio Roberto (parceria que também foi responsável pela criação de grandes músicas como Cowboy fora da lei, Rock das aranha, Maluco Beleza e Sapato 36),  a música faz uma crítica ao governo brasileiro da época, que não estava conseguindo fazer o país crescer e se desenvolver, com um economia horrorosa e um descaso para com seu povo de escandalizar até os mais otimistas.

Raul teve a ideia para o tema depois de receber uma carta de um leitor num jornal, onde ele dizia que a única solução para acabar com a imensa dívida externa, era alugar o Brasil para os Estados Unidos. Com muita ironia, o cantor queria dizer que, apesar de sermos um país cheio de riquezas e termos tudo para dar certo, ainda não conseguimos nos organizar e explorar toda a nossa potencialidade, para alcançar um boa posição na economia mundial. 




 Não entendo de política, e a intenção aqui nem é discutir isso, mas a música continua atual até hoje: apesar da dívida externa ter sido muito reduzida e a situação social do Brasil ter, aparentemente, melhorado um bocado, ainda temos muito que evoluir se quisermos ser uma nação de respeito no mundo, não apenas pelo futebol.

A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!...
Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau...
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está prá alugar
Alugar! Ei!
-Grande Solução!...

O fato é que é música é muito boa, e a playlist traz a versão original e as regravações de outras banda, inclusive essa última feita pela DJ Vivi. Ouçam, tirem suas conclusões e escolham sua favorita (a minha é a do Titãs, claro):

Um comentário:

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!