terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Uma vida em 10 livros



Há algumas semanas vem rolando no Facebook uma corrente interessante: uma pessoa fala quais são os 10 livros que mais marcaram sua vida, e indica outros 10 amigos para também fazê-lo. Isso é muito interessante para disseminar a literatura, indicando alguns títulos que já lemos, e também para aproximar ainda mais os leitores, nos permitindo conhecer um pouquinho do gosto literário de nossos amigos.

Eu recebi algumas indicações de amigos para fazer a minha lista com meus livros preferidos, mas não consegui pensar imediatamente em quais tomos escolher. Também vi várias lista com ótimos títulos, e cheguei a conclusão que existe livros para todos os gostos.

No site da Época, o colunista Danilo Venticinque convidou 12 escritores dos mais diversos gêneros para revelarem quais são os seus livros preferidos. As listas deles vão de livros considerados clássicos a genuína literatura contemporânea. Visitem o site clicando aqui e conheça os livros preferidos de Eduardo Spohr e André Vianco, entre outros.

Sem mais delongas, vou contar para vocês quais os livros que marcaram minha vida e que, espero, tenham sido importante para muito mais pessoas. Ah! A ordem numérica é apenas para efeito de contagem, não significa que um livro é mais importante que o outro, ok?

1. Caçadas de Pedrinho, Monteiro Lobato
2. A mulher só, Harold Robbins
3. A culpa é das estrelas, John Green
4. A casa dos espíritos, Isabel Allende
5. Blecaute, Marcelo Rubens Paiva
6. A droga da obediência, Pedro Bandeira
7. Antologia poética, Vinícius de Moraes
8. Flor de poemas, Cecília Meireles
9. Métrica, Colleen Hoover
10. Ensaio sobre a cegueira, José Saramago

E vocês, quais são os seus livros preferidos, aqueles dos quais vocês nunca mais se esqueceram?


8 comentários:

  1. Muito bacana a lista! Também acho que vou fazer uma...
    Li Ensaio sobre a Cegueira ano passado e fiquei sem fôlego várias vezes durante a narrativa. Você já viu a adaptação para o cinema?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lê, eu já vi, e tbm é ótimo, apesar de no livro os detalhes serem mais impressionantes.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi flor...
    eu fiz uma postagem parecida em meu blog dos 10 livros que mais gostei em 2013 e foi muito dificil a escolha porque claro que tinha um pouco mais.. Da sua lista eu li a A culpa é das estrelas e tenho Métrica aqui para leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas listas são sempre difíceis de fechar, ainda mais para nós que lemos bastante.
      Bjos!

      Excluir
  3. Olá, adorei sua lista! Achei muito bacana essa ideia de listar os livros que mais nos marcaram, vou fazer isso também. Porém, dos livros que você listou, o único com o qual me identifiquei foi Caçadas de Pedrinho, do M. Lobato. Li muitas vezes quando eu era criança e me marcou bastante também. hehehe
    Beijos, Lery. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm li várias vezes esse livro qdo criança, e até hj tenho boas lembranças dele.
      Bjos!

      Excluir
  4. Gostei da lista. Sou louca para ler Métrica e A Droga da Obediência já está em espera na estante.
    Não vou citar dez, mas apenas um dos que me marcaram: Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Foi a partir dele que desenvolvi o interesse por livros maiores do que os que eu lia, que tinham de 80 a 100 páginas.

    Adorei seu cantinho! Seguindo aqui.
    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não li nada de Percy Jackson? Vergonha, rsrsrs, mas ainda vou ler.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!