quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sei Que Eu Sei News #12


Olá leitores! Venho compartilhar com vocês hoje uma notícia que me deixou mega empolgada. =)

"Florbela", filme baseado na vida da poeta portuguesa Florbela Espanca será lançado no Brasil em 1º de maio.

Dirigido por Vicente de Alves Ó, que também produziu uma série de 3 episódios para a TV RTP baseados na vida da poeta, o filme foi o mais visto em Portugal no ano de 2012.


O longa narra a vida de Florbela Espanca no ano de 1920: por ser uma mulher muito à frente de seu tempo, ela começa a se sentir entediada com a vida de casada, e acaba indo com seu irmão para Lisboa, a fim de aproveitar a vida de uma maneira mais frenética e agitada. Quando o irmão morre, ela entra numa fase de bloqueio criativo e percebe que só conseguirá seguir sua vida se continuar a escrever.


Teve apenas duas obras publicadas em vida: "Livro de mágoas" em 1919 (que, certamente, é o mais conhecido) e "Livro de Sóror Saudade" (1923). As demais antologias de sua autoria são póstumas e seus poemas retratam todo o sofrimento e inquietação que viveu em seus 36 anos. 

Em homenagem ao irmão Apeles, que foi vítima de um desastre de avião, Florbela escreveu a antologia de contos "As máscaras do destino", publicado em 1931.


Depois de tentar se matar duas vezes, a poeta tomou uma dose letal de barbitúricos após descobrir que sofria de um edema pulmonar que lhe tirou toda a vontade de viver, e morreu em 1930, no dia do seu 36º aniversário.

O filme parece retratar bem a personalidade audaciosa da escritora e todos os seus dramas. Assistam o trailer:


 

Ficou curioso para conhecer a obra de Florbela? No site Releituras existe uma página dedicada à poeta, com alguns de seus poemas mais conhecidos, cliquem aqui e acessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!