terça-feira, 6 de maio de 2014

10 anos sem Friends...


... ou não! Faz 10 anos hoje que o último episódio da série Friends foi ao ar pela NBC americana e, até agora, ainda assistimos como se fosse atual. Parece que Friends ficou para sempre, como Chaves, que vemos e revemos eternamente e nunca nos cansamos ou deixamos de rir de suas piadas.


Na série, 6 amigos que viviam muito próximos compartilhavam suas alegrias e tristezas, conquistas e desventuras e nos faziam rir muito a cada episódio. Num total, foram 236, divididos em 10 temporadas e todos eles tinham o nome começado por "The one..." (Aquele...). Por exemplo, na primeira temporada, quando Mônica tem que se livrar das 12 lasanhas que preparou para um buffet, o episódio se chama "Aquele com uma dúzia de lasanhas".


O objetivo principal da série é fazer rir, e isso fica claro desde a apresentação dos personagens, que, juntos, rendem diversos momentos engraçados: Chandler Bing (Matthew Perry), é o piadista da turma, trabalha como processador de dados, tem um pai travesti e uma mãe que escreve romances adultos. Namorou com Janice, dona do bordão "Oh... my...God!" e depois se casou com Monica Geller.

Monica é perfeccionista e louca por limpeza, além de ser super competitiva e não aceitar perder. É chefe de cozinha e está sempre buscando dos pais a mesma atenção que eles dispensam ao irmão mais velho, Ross Geller, paleontólogo, já foi casado com Carol, que descobriu ser lésbica, tem um filho e é apaixonado por Rachel desde o colégio. Ele ama dinossauros - o que rende muitas piadas - e já foi casado mais 2 vezes.

Rachel Green era uma dondoca mimada que fugiu do marido no dia do casamento e encontrou a amiga de escola, Monica, por acaso num café. A partir daí ela entrou para a turma e teve que aprender a se virar sem o dinheiro do pai e sem seus cartões de crédito. Depois de alguns namoros frustrados, ela acaba dando uma chance a Ross, mas os dois acabam se separando mais tarde. Ela entra para o ramo da moda, trabalhando na Bloomingdale's e na Ralph Lauren e, já na oitava temporada, tem uma filha com Ross, mas eles ainda não ficam juntos de vez.

Phoebe Buffay é a louca da turma; ela está sempre dizendo que pode ouvir a voz de sua avó morta e gosta de consultar videntes para saber de seu futuro. Sua mãe se suicidou quando ainda era criança e ela teve que viver nas ruas, revelando, inclusive, que já roubou para sobreviver. Os momentos em que ela conta suas aventuras nas ruas são cômicos. Ela tem uma irmã gêmea, Ursula, com a qual não mantém uma boa relação. Phoebe toca violão (muito mal) e suas músicas são muito engraçadas.

Joey Tribbiani, o bonitão galanteador, dá em cima de todas as mulheres usando sua frase de efeito "How you doing?" mas nunca mantém um relacionamento sério com ninguém. Quando Rachel está grávida ele se apaixona por ela, mas a paixão passa. Joey e Phoebe têm um acordo de ficarem juntos num futuro distante. Ele é o astro da novela "Days of your lives", interpretando Dr. Drake Ramoray.


Sou muito fã da série e assisti ao último episódio no dia em que ele foi transmitido aqui no Brasil, pela Warner, e me lembro que foi emocionante ver o apartamento de Monica vazio. Era lá que os amigos se reuniam na maioria das cenas e o cenário fazia parte da vida dos fãs. Quando não estavam no apartamento, eles passavam grande parte do tempo no Central Perk, uma cafeteria que tinha um sofá exclusivo para eles, rs. Lá, eles interagiam com Gunther, o dono da cafeteria, que acabou se tornando um personagem importante na série.


Além dos 6 personagens fixos, a série recebeu inúmeros convidados especiais, alguns ficaram por vários episódios e outros apareceram por poucos minutos, como Hugh Laurie, que anos depois ficaria super conhecido como Dr. House. Ele participou de um episódio na quarta temporada, quando Rachel viaja às pressas para Londres a fim de se declarar para Ross antes que ele se case com Emily. Como vizinho de Rachel no avião, ele já mostrava um pouquinho do humor que viria a usar na construção do personagem House, e acaba dizendo umas verdades para Rachel.


Outros convidados importantes foram: Tom Selleck, como o Dr. Richard, que namorou Monica; Sean Penn, namorado de Ursula que a confunde com Phoebe; Winona Ryder, antiga amiga de Rachel que nutre uma paixão secreta por ela; Susan Sarandon, como Cecília Moore, atriz de "Days of our lives"; Noah Wyle, como um médico que convida Rachel para sair junto com George Clooney, que convida Monica; Gary Oldman, o ator que cospe enquanto fala ao fazer um filme com Joey; Hank Azaria, namorado de Phoebe, é um cientista que vai e volta constantemente; Dany DeVito, faz um stripper na despedida de solteira de Phoebe; Bruce Willis, pai da namorada de Ross e que acaba se envolvendo com Rachel; Freddie Prinze Jr. é o babá Sandy, contratado por Rachel para cuidar de sua filha; Ralph Lauren, como ele mesmo; Julia Roberts, como uma ex-namorada vingativa de Chandler; Paul Rudd, que será o primeiro namorado de verdade de Phoebe; Alec Baldwin, namorado super entusiasmado de Phoebe; e Brad Pitt, como um antigo amigo de colégio de Ross, que formou com ele o clube dos odiadores de Rachel, e reaparece para um jantar de Ação de Graças.


O fator curioso é que Brad Pitt estava casado com Jennifer Aniston na época de sua participação, e isso deixou o episódio ainda mais engraçado. A lista de participações especiais é enorme, e pode ser conferida clicando aqui.  E para conferir outras curiosidades sobre Friends, clique aqui.

Entre os meus episódios favoritos estão aquele em que o Ross faz bronzeamento artificial, aquele em que Ross faz clareamento nos dentes, aquele do vídeo que mostra como Rachel engravidou, aquele da despedida de solteira de Phoebe, aquele do jantar de Ação de Graças com Brad Pitt, aquele da palestra de Ross em que ele fala homo erectus, aquele que Chandler confessa a todos que está apaixonado por Monica, aquele em que Rachel faz a sobremesa de Ação de Graças, aquele do Unagui, aquele em que Joey fica com a cabeça presa na porta da Monica, aquele em que Joey cria um irmão gêmeo idêntico para participar de uma pesquisa com remédios, aquele em que Joey dá um soco na cara do Ross... enfim, não dá para escolher apenas alguns como melhores, o negócio é ver a série toda.

Talvez a parte mais conhecida de Friends seja a música da abertura: "I'll be there for you", da banda The Rambrandts é a marca registrada da série e todo fã sabe sua letra. Curiosamente, a banda não tem nenhum outro sucesso além dessa música (que aliás, quando ouvida fora de Friends, nem é tão legal assim).


Os atores que fizeram a série também eram amigos na vida real na época das gravações, tanto que combinaram entre si que nunca se inscreveriam para nenhum prêmio individual, apenas como atores coadjuvantes. Dentre os muitos prêmio que recebeu, Friends levou na sua décima temporada 7 Emmy e 1 Globo de Ouro.

O vídeo abaixo mostra os atores falando de suas expectativas antes do início da primeira temporada e algumas cenas marcantes da série, inclusive, com a impagável cena de Ross tocando Gaita de Fole:


Para assistir as continuações do vídeo clique aqui, aqui e aqui.

É isso leitores, espero que tenham curtido esse posto nostálgico, e  deixem seus comentário abaixo. Para quem não conhece a série "Friends", acessem o Youtube e se atualizem, vocês não vão se arrepender ;)

Para encerrar, esse vídeo com alguns erros de gravação. Chorei de rir!


4 comentários:

  1. sou suspeita para falar pois AMO Friends!
    nunca assisti todos os episódios e também nunca assisti em uma ordem... só sei que sempre que está passando na Warner eu deixo lá *_*
    beeijo! <3
    http://draamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm amo essa série! Não sei se já vi todos, mas tenho certeza q 99% sim, rsrsrs, e toda hora q passa na Warner eu assisto de novo.
      Bjos!

      Excluir
  2. Nem parece que já faz tanto tempo que acabou <3
    Não sou muito fã de série de comédia, mas Friends é um caso a parte kkkkk
    Adoro todos os personagens e já assisti as dez temporadas pelo menos umas três vezes ^^

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friends é mesmo incrível Erika, não tem como não gostar ;)
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!