quinta-feira, 29 de maio de 2014

Stephen King, a biografia: Coração assombrado [Resenha]


"A biografia de um dos autores mais populares no mundo contemporâneo. Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop, com mais de 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras. Seus romance best-sellers têm capturado a imaginação de milhões de leitores mundo afora. Mas quem é o homem por trás dessas histórias de horror e tristeza e do sobrenatural? De onde nascem suas ideias? E o que o leva a continuar a escrever em um ritmo alucinante, após uma carreira de quase quatro décadas?"

A vida toda do mestre do terror condensada em uma biografia. Para quem é fã, esse livro é imperdível, pois mostra todos os detalhes da personalidade de Stephen, que, logo no início, descobrimos que prefere ser chamado de Steve, e para quem não é fã é uma leitura obrigatória, pois é impossível não se apaixonar pela pessoa do escritor e não querer sair lendo todas as suas obras sem parar.

A autora da biografia conta um pouco da infância de Steve, desde o dia em que seu pai saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou, deixando a mãe com dois filhos para criar, até os primeiros passos de King na literatura. Quando ia para a escola, Steve estava sempre lendo, inclusive enquanto andava, e isso o impedia de fazer amigos, já que era considerado estranho. Suas leituras eram sempre de livros de terror popular.

Sua mãe foi sua primeira incentivadora, pagando 0,25 centavos a cada estória que ele escrevia. E desde então, Steve escreve compulsivamente. Seus primeiros contos eram publicados em revistas masculinas, até que, depois de muitas negativas de diversas editoras, ele recebeu uma carta dizendo que seu livro seria publicado, e esse livro era "Carrie, a estranha". A partir daí seus livros começaram a ganhar espaço no meio literário.

A vida de Steve sempre foi muito difícil financeiramente, e, quando ele se casou com a primeira e única namorada Tabhy, isso não mudou. Mesmo depois que tiveram seus filhos eles continuavam enfrentando dificuldades, inclusive, para comprar remédios para as crianças, mas sua esposa nunca deixou de apoiar Steve e juntos, eles comemoraram o primeiro grande pagamento que receberam: os direitos pela filmagem de "Carrie".

Mesmo depois de ganhar dinheiro suficiente para viver bem a vida toda, Steve continuou humilde e generoso, além de ser bem comedido em seus gastos, por não ter aprendido a esbanjar dinheiro e também por ter receio de deixar de vender livros e voltar a viver na pobreza. Steve sempre fez muitas doações para todo tipo de instituição, escolas e até para amigos e amigos de amigos que o procuravam. Isso mostra o caráter do escritor, que, apesar de se tornar uma pessoa pública famosa, nunca deixou suas origens humildes.

O mais interessante da biografia é saber como nascem as ideias para os livros de Steve: ele pega situações estranhas ou curiosas do dia a dia, seja algo que tenha acontecido com ele ou simplesmente um fato que ele presenciou e transforma numa estória poderosa, cheia de terror e suspense, que prende leitores há décadas. Esse é o seu dom, contar estórias que cativem as pessoas, e ele o exerce de maneira extraordinária.

Um ponto fraco do livro é a ocorrência de algumas repetições do mesmo assunto em diversas partes diferentes: depois de já ter falado sobre o pai e a ausência dele na vida de Steve, a autora retorna a esse tópico em alguns momentos que não têm nada a ver com o tema. Ou quando, no meio de um capítulo que fala sobre os fãs mais ardorosos que vivem a buscar alguma coisa do escritor para recordação, ela fala de uma doação que ele fez ou do acidente que ele sofreu nos anos 90. Uma biografia pode facilmente ser dividida por determinadas épocas da vida do biografado, e não é necessário voltar e se repetir no meio da narrativa. Isso deixou alguns momentos do livro cansativos e menos interessantes.

A edição da Darkside é perfeita. O livro tem capa dura, um acabamento impecável,  páginas amarelas e papel de ótima qualidade que facilitam a leitura, e com arte gráfica de encher os olhos, como mostram as imagens do próprio site da Editora:



Mesmo não sendo muito fã de biografias e não tendo o hábito de lê-las, gostei muito desse livro. Ele me aproximou mais do universo de King e só fez aumentar a minha vontade de ter todos os seus livros.

Coração Assombrado
Lisa Rogak
editora Darkside Books
320 páginas
nota do blog: 3.5
nota do Skoob: 4.6

10 comentários:

  1. Tenho muuuuuita vontade de ler esse livro!
    Acho impressionante Stephen King conseguir lançar tantos livros em tão pouco tempo. Todo ano tem livro novo!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara é um maníaco da escrita, rsrsrsrs. Para nós, quanto mais ele escrever, melhor!

      Excluir
  2. o cara é um gênio mesmo né? sensacional! eu acabei gostando da experiência de ler biografias, pretendo ler mais livros deste gênero em breve e quem sabe eu não leia este, já que me tornei fã de carteirinha do cara rsrsrs *edição linda* beeijo!
    Carol Parducci.

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
  3. Ahhh me interessei heim :)

    Parece ser bem legal a biografia dele mesmo.

    Bjo amôura !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo Anna, ainda q eu não goste muito desse gênero, adorei a leitura.
      Bjos!

      Excluir
  4. Mesmo que você tenha dito que para quem não é fã é uma leitura obrigatória, vou passar! hehe... Não sou fá de biografias, e não tenho nenhuma vontade de ler os livros do autor, acho que são assustadores em excesso para mim. Achei o máximo a mãe pagar a ele por cada história que escrevia!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu tbm não curto muito biografias, mas essa me surpreendeu. Talvez, quem sabe, um dia vc dê uma chance ;)
      Bjos!

      Excluir
  5. Stephen King me apresentou a tipo diferente de literatura, depois que li O Iluminado comecei a me interessar por livros de terror.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e já começou com um dos mais assustadores, rsrs. Muito bom Yasmin, esse livro é incrível.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!