quarta-feira, 9 de julho de 2014

5 bibliotecas pelo mundo



Olá leitores! Se vocês, como eu, gostam de frequentar uma boa biblioteca, vão ficar encantados com esse post. Selecionei 5 das bibliotecas mais bonitas e interessantes do mundo para compartilhar com vocês, e acabei ficando com vontade de visitar todas! rs.



A biblioteca do Mosteiro de Wiblinger está localizada na cidade de Ulm, na Alemanha, e parece mesmo um lugar sagrado: o mosteiro foi fundado em 1093, e na Idade Média ficou famoso pela qualidade de sua educação. O afresco do teto foi pintado por Martin Kuen e Dominic, e possuem 1750 desenhos diferentes.

No acervo da biblioteca estão muitos manuscritos do século 15, inúmeros documentos originais, ilustrações para revistas e registros do sistema escolar.

Logo na entrada da biblioteca está a inscrição em latim "Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae" ("Onde são armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência"), frase perfeita para definir o significado de qualquer biblioteca.




Também na Alemanha está uma das bibliotecas mais modernas e tecnológicas do mundo, a Biblioteca Municipal de Stuttgart. Projetada pelo arquiteto Eun Young Yi, ela tem 9 andares que estão cheios de livros em diversos idiomas, e possui um design especial, criado para conquistar leitores. Na biblioteca também há um espaço especial para crianças e um café para leitura.




A Biblioteca Municipal de Estocolmo fica num lindo edifício em estilo clássico sueco dos anos 20, e foi inaugurada em 1928, sendo a primeira biblioteca pública da Suécia com estantes abertas e de livre acesso para todos. Tem em seu acervo aproximadamente 700.000 livros e mantém uma sala de leitura com 177 jornais diários e 1200 revistas.




Na Austrália a Biblioteca de New South Wales atrai muitos leitores: com um edifício de padrão mais convencional que o da Ópera de Sydney, o que realmente chama a atenção dos visitantes é seu acervo com mais de 5 milhões de itens e sua localização, bem próxima ao Memorial de Shakespeare e do Jardim Botânico Real de Sydney.

Sua sala de leitura tem o teto envidraçado, que fornece luz natural para os leitores que frequentam o espaço e a ala Mitchell, que em 2010 comemorou 100 anos e realizou um show de luz magnífico, visto por quem observava a biblioteca da rua.




Uma das maiores bibliotecas da Itália é a Biblioteca Nazionale Marciana, batizada com esse nome em homenagem a São Marcos, padroeiro da cidade de Veneza. Lá está uma das mais ricas coleções de manuscritos do mundo, incluindo 1.000.000 de obras impressas, antigas e modernas, 13 mil manuscritos e mais de 24 mil livros do século XVI.

No ano de 1362, o poeta Petrarca propôs a abertura de uma biblioteca pública em Veneza, mas o projeto não se realizou. Então, ele doou sua biblioteca pessoal à cidade, e esse acervo hoje está dentro da Marciana. Também está conservada nessa biblioteca boa parte das obras de Constantinopla, o que fez de Veneza o principal centro de estudo dos clássicos gregos.

As obras mais importantes na Marciana são dois códices (manuscritos gravados em madeira) da "Ilíada", o "Homerus Venetus A" e o "Homerus Venetus B", do século X e XI, respectivamente.

12 comentários:

  1. Oi Joana!
    Me apaixonei por essas bibliotecas. Se tivesse uma dessas em minha cidade, não sairia dela...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu tbm Fer! Pena que na minha cidade não tem um lugar tão lindo assim, rs.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi, Joana!
    Quanto lugar incrível!
    Geralmente, quando falamos em biblioteca, me vem um lugar quase padrão a mente, então fiquei muito surpreso e admirado com a Biblioteca Municipal de Stuttgart! Muito linda com esse design moderno!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de Stuttgart realmente é muito linda Kaio, fico me imaginando lá, ;)

      Excluir
  3. Adoroo ver imagens de bibliotecas que encontramos pelo mundo, algumas são fantásticas, como aquela primeira que você colocou, amei ela!
    Quem sabe um dia não tenho uma dessas na minha casa? kkkkk
    Beijo!
    Books Many Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Patrícia, seria como morar num paraíso!

      Excluir
  4. lugares lindos! essa da Alemanha derrete meu coração <3
    http://draamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alemanha toda derrete meu coração Carol, rsrs.
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi Joana!
    Lindas as bibliotecas que você selecionou.
    p.s: preciso de uma passagem para Alemanha pra ontem =D

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos juntas então Erika! Já gostava da Alemanha, agora amo, rsrs.
      Bjos!

      Excluir
  6. Olá!
    haha que bibliotecas linas!
    Quero conhecer a Alemanha para ontem! :)
    Mas a minha biblioteca preferida ainda é a da Universidade da Trinity na Irlanda!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com vontade de conhecer todas, inclusive, algumas que ficaram fora da lista, pq o post ia ficar enorme, rsrs.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!