terça-feira, 8 de julho de 2014

Entendendo o Hino Nacional Brasileiro

Olá leitores! Hoje é dia de decisão na Copa do Mundo, e mais tarde tem Brasil x Alemanha, algum palpite? Eu tenho o meu, mas não vou revelar, se não, vocês vão querer me matar, rs.


Como será uma partida decisiva, e a nossa seleção perdeu seu maior craque na última partida, sábado, contra a Colômbia, certamente os jogadores entrarão em campo querendo dar tudo o que têm e o que não têm para saírem vitoriosos (até mudaram o pedido das criancinhas de #jogapramim para #jogapraele), e isso quer dizer que, mais uma vez, teremos uma execução do Hino Nacional acompanhada fervorosamente por cada um daqueles que estarão no estádio. Mas, mesmo todo mundo já tendo decorado a letra do Hino, será que nós a entendemos de verdade?

Há alguns dias o site do jornal "Folha de S. Paulo" publicou uma matéria interessante, explicando algumas particularidades do Hino do nosso país, de uma forma bem lúdica e nada boring, que eu achei legal reproduzir aqui. A letra do Hino é muito bonita, mas também muito complicada, então, veja abaixo se aquilo que vocês achavam que entendiam é realmente aquilo que vocês acreditavam ser:



Não se esqueçam, ganhando ou perdendo, amanhã tem post por aqui hein! E aproveitem para deixar nos comentários o que vocês acharam do nosso Hino Nacional com legenda, rs.

9 comentários:

  1. Oi Joe!
    adoreei esse post! uma vez, em uma gincana da escola, eu recitei o hino nacional :) e fiz certinho hahahaha mas vou contar um segredo, eu passei um dia inteiro treinando as palavras e as partes mais difíceis rsrs pobre criança rsrs
    agora, no começo da segunda parte eu fiquei um pouquinho confusa, acho q a ordem dos versos estão trocadas na versão explicada né? sei lá.
    adorei!
    um beeijo!
    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui olhar de novo Carol, mas não consegui perceber se está trocado ou não. Imagina que maldade fazer uma criança decorar o hino para recitá-lo! Sua definição foi perfeita: pobre criança, rsrs.
      Bjos!

      Excluir
  2. Que bacana Jo,
    não sabia que existia uma versão explicado do Hino Nacional.
    Meu palpite pro jogo não é como o seu, pelo fato que acredito que esse negócio já é pré-determinado.
    Grande Abraço!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né Rudi. O hino tem palavras muito difíceis, acho legal esse tipo de explicação, porque faz algumas coisas terem mais sentido na letra.
      Valeu!

      Excluir
  3. Oi,

    há muitos anos minha professora de português nos deu uma aula explicando o hino. Só aí que percebi o quanto ele é lindo, extremamente elaborado e cheio de significados! Não gosto de futebol nem Copa e, portanto, nunca torço. Mas quando o hino toca nunca deixo de cantar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana que sorte vc ter essa professora! Eu só tive esse tipo de explicação na faculdade, e mesmo agora acho complicada demais essa letra. A gente acaba decorando tudo e cantando no automático né.
      Bjos!

      Excluir
  4. Oi, Joana!
    Confesso que nunca parei pra pensar no significado do hino. Eu entendia boa parte, mas nunca prestei muita atenção!
    Boa ideia de post!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada Kaio! A letra é mesmo muito bonita, mas as palavras incomuns dificultam bastante sua compreensão.

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!