quarta-feira, 16 de julho de 2014

SQS Indica: Podcasts literários


Vocês gostam de podcasts? Eu comecei a ouvir podcasts há mais ou menos um ano, e, por indicação de alguns amigos, comecei pelo Nerdcast (já falei sobre isso aqui). Depois, fui pesquisando aqui e ali, e descobri que tem uma galera muito bacana fazendo podcasts dedicados à literatura =)

Passei a acompanhar esses programas e fiquei viciada neles. Acabei conhecendo pessoas legais, inteligentes, e, como eu e vocês, apaixonadas por literatura.

Então hoje quero compartilhar com vocês três desses podcasts específicos sobre literatura que se tornaram obrigatórios para mim. Além de ouvir as novas publicações, comecei a ouvir as antigas também, e fui me acostumando cada vez mais com a companhia desse pessoal. Sem mais delongas, vamos a eles:



Livrocast: hospedado no site Lokotopia, tem como hosts Marcelo Zaniolo e Diego Lokow, e fala sobre livros de uma forma bem descontraída. Porém, não se enganem, eles entendem do assunto. Sempre com um ou mais convidados, os meninos discutem todos os gêneros literários e expõem suas opiniões sobre tudo que envolve o universo da literatura.

O primeiro Livrocast que ouvi foi sobre "A culpa é das estrelas", e nele o Diego fez algumas piadinhas que me passaram a impressão errada sobre eles. Fiz algumas críticas via Twitter e os meninos responderam meus comentários, me convencendo a dar uma nova chance ao podcast. Ainda bem, porque percebi que aquele era o estilo deles e que não estavam fazendo pouco caso da obra. Fui me acostumando acabei viciada no Livrocast, tanto que comecei a ouvir os mais antigos também.

Há alguns dias ganhei num sorteio do Livrocast o livro "On the road", que é uma das minhas próximas leituras.


Caulosocast: conheci esse podcast lá no Livrocast, e me encantei com a paixão do host Lucien, o bibliotecário (sim, é assim que ele se apresenta) pela literatura. Ele sempre fala com entusiasmo sobre os livros que lê, mesmo quando tem críticas a fazer. Uma das participantes do cast é Serena, irmã de Lucien, que também é uma figura: num primeiro momento ela pode parecer exigente demais e até um pouco implicante, mas no fundo ela é uma fofa.

Foi no Cabulosocast que conheci a Domênica Mendes, uma menina inteligente, simpática e muito atenciosa, de quem fiquei fã, e que mantém uma coluna no Leitor Cabuloso chamada "Sabia que tem livro?", falando de filmes e séries que são baseadas em obras literárias.

Além disso, o Leitor Cabuloso também tem a LCTV, canal do Youtube onde Lucien e Serena mostram a cara para falar de literatura e tudo mais que eles quiserem, rs.


30 minutos: E mais recentemente conheci o 30 minutos, também por intermédio do Livrocast. Aqui o trio Vilto Reis, Gustavo Magnani e Cecília Garcia dão ao ouvinte "sua meia hora alucinógena de literatura". Eles conversam sobre diversos livros, autores, mercado editorial e tudo o que envolve esse universo tão querido por nós. Apesar de ser curtinho, o podcast é muito bem produzido e os participantes, com seu jeito descontraído de conduzir a conversa, conseguem passar sua opinião sincera sobre os livros que leram (ou não).

Fiquei fã do podcast quando ouvi o episódio sobre José Saramago: foi muito bom ouvir o Vilto e a Cecília falando tão bem de um escritor tão querido e tão importante para a literatura mundial. Imperdível.

É isso queridos leitores, espero que se animem a conhecer esses podcasts literários, e tenho certeza que vocês não vão se arrepender.

Mas não me abandonem! Vão ouvir os programas e depois voltem para me contar o que acharam ;)

18 comentários:

  1. Oi Joana! Gosto muito da ideia de podcast e até já pensei em incorporar algo assim ao meu blog. No entanto não conhecia nenhum sobre literatura e com certeza vou ouvir as suas indicações.
    Esse post foi ótimo. E, ah! Parabéns por ganhar On the road

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Eu tbm tenho vontade de fazer algo assim, só me falta o tempo, rsrs. Acho mais fácil q fazer os vídeos, pq tenho vergonha. Quem sabe um dia.
      Fiquei tão feliz por ganhar esse livro, não vejo a hora de ler =)
      Valeu a visita.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi, Joana!
    Bom post!!!
    Acho podcast um negocio muito bacana, mas só consigo ouvir o Nerdcast e o MRG. As vezes ouço o Rapaduracast e o do Eduardo Spohr, do blog dele, mas é raro.
    Vou tentar acompanhar o Livrocast, me pareceu legal!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio! Eu recomendo o Livrocast, quando puder, ouça sim. Eu gosto muito do Sphor, mas ainda não ouvi o podcast dele.
      Acabei deixando um pouco de lado o Nerdcast e o MRG, por pura falta de tempo mesmo, mas eles são muito bons ;)

      Excluir
  3. Oie,
    confesso que não escuto nenhum com frequência, só quando vejo um tema que me chama muita atenção (minha internet nunca ajuda rsrsrs)

    tenho vontade de acompanhar algum.

    Gostei das indicações

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Quando puder, ouça sim, tem muita coisa boa nesse universo, e vc vai gostar ;)
      Bjos!

      Excluir
  4. Oi Joe!
    desses que você falou, eu só conhecia o Nerdcast e tenho q t confessar que todos que eu ouvi deles, referente a algum autor, eu gostei muito!
    valeu as dicas, vou tentar ouvir desses que você indicou :)
    um beeijo!
    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, acho que vc vai curtir, ouça sim!
      Bjos!

      Excluir
  5. Bom dia, Joana, tudo bem?

    Vi esse post ontem, mas (acredite) eu estava gravando e infelizmente não pude dar a atenção necessária. Só agora pela manhã é que consegui para para ler o que você escreveu, e só posso dizer uma coisa: MUITO OBRIGADO! De verdade.

    Muito obrigado por ter nos dado uma segunda chance (eu lembro do "incidente" com o episódio do "A Culpa é das Estrelas"! Haha), obrigado por sempre nos acompanhar e comentar, obrigado por nos elencar junto de outros fantásticos podcasts de literatura e, por fim, obrigado por nos divulgar e ajudar a crescer.

    Pelo que pude ver acompanhando os comentários desta postagem, você nos fez conquistar mais três ouvintes, e isso é muito importante pra gente.

    Espero que você continue nos ouvindo ainda por muito tempo E gostando do resultado de cada episódio. Grande abraço e, pela enésima vez, muito obrigado! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, esse incidente com ACEDE foi o que acabou me apresentando vcs, e ainda bem, pois acabei gostando tanto que agora ouço todos os podcasts! Vcs são sempre muito atenciosos com os ouvintes/leitores, e é isso que nos faz voltar e acompanhar o trabalho de vcs.
      Tomara que o post realmente conquiste mais ouvintes, não só para o Livrocast, mas para os três podcasts comentados, pois são muito bons!
      Muito obrigada pelo comentário, fiquei super feliz com sua visita, e sempre que quiser dê uma passadinha por aqui para acompanhar minhas resenhas ;)
      Em breve, resenha de "On the road", que ganhei no Livrocast.
      o/

      Excluir
  6. Cara, essa sua postagem veio a calhar para mim, que não entendia muito do assunto e que era doida para conhecer sobre podcast.
    Muito obrigada mesmo por ela. Me salvou de um mico estúpido! ahuahauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Carol! É tão legal quando a gente indica uma coisa boa e tem esse tipo de resposta =)
      Espero que curta os programas, e passe a acompanhar o trabalho dos meninos.
      Bjos!

      Excluir
  7. Oi Joana!
    Ainda não conhecia Podcasts, mas pelo que você disse no post parece ser bem interessante. Já vou conhecer um e depois te falo o que achei :)
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhu!!!!! Bacana Bárbara, acho que o objetivo do post foi alcançado. Depois me conte o que achou ;)
      E olha só Marcelo, parece que vcs terão mais uma fã =)

      Excluir
  8. Eu estou aqui a anos na net e nunca me deparei com podcats
    Mas vou visitar todos, gostei bastante das dicas
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Angela??? Vamos corrigir isso já! rsrsrs.
      Escolha um para começar, tenho certeza que vc vai gostar ;)
      Bjos!

      Excluir
  9. Muito bacana, eu só acompanhava os podcasts do Nerdcast, mas tendo um tempo vou entrar nesse literários. Pois eu adoro podcasts, é algo que posso prestar atenção e fazer outra coisa ao mesmo tempo.
    Que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, já começo agradecendo sua visita ;) Eu adorei seu site!
      Eu tbm só ouvia o Nerdcast, mas agora estou diversificando um pouco, e acabei descobrindo esses três, que são incríveis. Super recomendo.
      =)

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!