sexta-feira, 22 de agosto de 2014

23ª Bienal do Livro SP - Vamos?

Queridos leitores, a Bienal do Livro começa hoje!!!!!!! Essa 23ª edição será a minha primeira participação como blogueira, e eu quero conhecer muitos de vocês lá!



Essa é a terceira vez que vou à na Bienal, e acho que vai ser a mais divertida! Na primeira, em 2010, fui apenas para conhecer, e como o tema era Monteiro Lobato e eu precisa fazer uma trabalho sobre ele para a faculdade, uni o útil ao agradável. Já em 2012, fui um pouco mais preparada para comprar alguns livros, mas, como ainda não tinha o blog, não participei de nenhum evento legal, por não saber da existência deles.

Agora, já envolvida na blogosfera, quero conhecer minhas colegas blogueiras, meus leitores, participar de eventos bacanas e, claro, fazer algumas comprinhas.


Mas mesmo estando em cima da hora, quero deixar algumas dicas para quem está pensando em visitar o evento. Já li muitos posts interessantes em diversos blogs que visito sempre, como o Literata, Meu mundo dos livros, Meu mundinho fictício, Garota it, Drafts da Nica e Leitora viciada.

Em geral, as dicas são parecidas, e se vocês seguirem algumas delas sua visita à Bienal será bem mais prazerosa, com certeza:

- Sapatos e roupas confortáveis: Peloamordedeus!!!!! O pavilhão onde acontece a feira é enorme, a gente anda feito um camelo no deserto, então, não vamos inventar de usar saltos altos ou roupas de gala. Quanto mais confortável, melhor, e esse conforto vem do uso de tênis e roupas leves, que permitam caminhar, sentar no chão e, para os mais corajosos, correr para pegar autógrafo de seus escritores preferidos.

- Mochilas, malas, ecobags e afins: vale de tudo para carregar suas compras. Alguns vídeos que assisti por ai aconselhavam a levar malas de rodinhas ao invés da mochila, para não precisar carregar peso nos ombros, mas isso é bem relativo, depende muito do quanto cada um pretende gastar lá. No meu caso, uma boa mochila e uma ecobag serão suficientes.

- Dinheiro, cartão de crédito e débito: Mesmo que vocês não estejam planejando gastar horrores na Bienal, é ideal levar algum dinheiro, e não só os cartões de crédito e débito (que são aceitos na maioria dos stands). Isso é apenas uma precaução para o caso do sistema cair e ficar impossível utilizar seus cartões. Não fique impedido de comprar, leve uma reserva em dinheiro.

- Autores, autógrafos e palestras: muita gente está indo no primeiro final de semana para ver, principalmente, Cassandra Clare e Kiera Cass, que vão bater papo com os leitores e depois autografar livros. Para isso, vale a pena dar uma olhada na programação da Bienal e no site das editoras, para conferir horários de distribuição de senhas e sessões de autógrafos.

- Encontros de blogueiros: para nós, blogueiros literários, esses encontros são muito importantes e enriquecedores. É a oportunidade de conhecermos pessoalmente aquelas pessoas com quem falamos virtualmente todos os dias. Vamos trocar ideias e reforçar os laços que devem nos unir, e não nos tornar inimigos.

- Organização e planejamento não fazem mal à ninguém: Procurem fazer listas com as principais coisas que pretendem fazer na Bienal. Por exemplo: aqueles livros desejados há tempos, que estão difíceis de serem encontrados, talvez estejam lá, então, é interessante listar as compras que pretende fazer. Eu fiz a minha listinha, mas sei que vou acabar não seguindo, com tanta coisa interessante e tentadora por lá, vou acabar comprando o que vir pela frente, rs. Também é muito bom verificar quais serão os eventos do dia da sua visita e fazer um pequeno roteiro com todos os que quiser participar, para não haver conflito de horários e, principalmente, para conseguir as tão desejas senhas para pegar autógrafos com os autores internacionais. E para se localizarem no espaço, o site da Bienal disponibiliza um mapa do local, com a identificação dos stands de cada editora.

- Comida é água, bebida é pasto: Eu sempre levo um bom lanchinho na mochila, já que na área de alimentação da Bienal é complicado de se achar um lugar para sentar, e os preços são bem salgados. Até onde eu sei, nada é proibido, mas não exagerem: é legal levar coisas leves e que deem energia para andar o dia inteiro pelos corredores, e pelo menos uma garrafinha d'água, assim, é possível enchê-la nos bebedouros da feira. Mas se sentirem necessidade de comer algo com mais sustância, é bom preparar o bolso.

- Preço de banana? Nem sempre: É bom pesquisar bastante antes de sair comprando loucamente. Na Bienal algumas editoras fazem promoções bacanas, mas a maioria dos livros continua com o preço praticado normalmente. Já comprei bons livros lá por R$ 5 e R$ 9, mas sempre olho tudo antes de comprar. 

- Paciência e educação: Gente, sempre é bom lembrar, tenham muita paciência durante sua visita, pois em alguns dias o pavilhão fica bem cheio, e é até difícil caminhar em alguns corredores. Mas como todo mundo é bem educado, não preciso dizer para tratarem todos com respeito, como se fôssemos todos de uma mesma família.

Para quem ainda não comprou o ingresso, dá tempo de pedir no site da Bienal, mas acho que não dá mais para solicitar a entrega pelo Correio. Então, entrem lá, comprem e imprimam o voucher para trocá-lo na bilheteria do Anhembi. Vai ter fila? Provavelmente sim, mas vale a pena!


É isso amigos. Espero encontrar alguns de vocês por lá amanhã. Se alguém me vir, pode me chamar, falar comigo sem problemas, porque quando estou na Bienal posso ficar meio distraída, rs. Qualquer coisa, me chamem no Twitter, vou ficar on line (se o sinal não cair), e quero distribuir marcadores do blog que fiz especialmente para a Bienal =)

6 comentários:

  1. Ótimas dicas *__* basicamente eu estava precisando, já que é a minha primeira Bienal.
    ...se bem que estou calejada de outros eventos >.<... hehe.

    Também não pretendo gastar muito, quero mais ir para curtir o clima de livros, mas pode ter certeza que um trocadinho para dois ou três livros sempre é bom levar ^^..

    Beijos o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero realmente que vc aproveite bem sua primeira Bienal Ana. Apesar de já ser veterana em outros eventos (que eu ainda estou conhecendo, rsrs), na Bienal é bom saber pelo menos como se orientar para não perder tempo com coisas que talvez não te interessem tanto. Enfim, tenha um bom passeio e divirta-se!
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Joana. Que invejinha de vcs, heheheh. Estou bem loooonge da bienal. Me contento com a feira do livro mesmo, ashuashua. Mas essas dicas são bem bacanas e geral neh? Para todos os grandes eventos. Se divirta por lá. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih! Que pena vc estar longe, seria legal encontrar todas as pessoas com quem converso por aqui. As dicas parecem simples, mas sempre tem um marinheiro de primeira viagem que acaba se dando mal por não saber delas ;)
      Bjos!

      Excluir
  3. Ai que inveja viu, queria tanot ir, vou ter que deixar pro próximo pois como moro longe fica meio inviável ir esse ano além de caro
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, quem sabe na próxima a gente se encontre por lá? Vou torcer para vc conseguir ir ;)
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!