sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sexta de música #73 - Cherish


Olá leitores! Vocês já sabem que eu sou fã de Madonna né?  Na coluna musical de hoje vou falar sobre os 25 anos de lançamento de uma de suas músicas mais bonitinhas :)

"Cherish" está no álbum "Like a prayer", que foi lançado em 1989, e que também tinha outras faixas que alcançaram o topo nas paradas de sucesso da época, como "Express yourself", "Spanish eyes" e a canção que dá nome ao disco, "Like a prayer".

Madonna surpreendeu a todos ao mudar totalmente de estilo nesse álbum: nos três anteriores, a cantora seguiu uma mesma fórmula, que foi inventada por ela, muito dançante, bem pop, com músicas chiclete e letras polêmicas. Nesse quarto trabalho ela fez uso de toda a sua experiência de vida e criou canções mais maduras, com letras mais profundas e bem trabalhadas, por vezes, até melancólicas, que representavam tudo aquilo que ela estava enfrentando com o fim de seu casamento com o ator Sean Penn, num mix de sentimentos pela proximidade dos 30 anos, a morte de sua mãe e o sentimento de perda.

Para ficar ainda mais polêmico e diversificado, só faltava mesmo uma pitada de religião, e Madonna se aproveitou da doutrina católica, tão presente em sua educação desde a infância, para concluir o trabalho, que seria considerado, pela primeira vez, como verdadeiramente conceitual, e daria credibilidade à carreira da cantora.



Talvez a música mais conhecida pelo grande público desse álbum seja a própria "Like a prayer", primeira faixa a ser trabalhada por Madonna. A canção mistura música gospel com rock, e tem uma letra bastante ambígua: seus versos tanto podem se referir ao ato de rezar quanto ao ato sexual (letra e tradução aqui).


Quer mais polêmica? O vídeo dessa música trazia Madonna beijando um santo negro, e depois, dançando num campo repleto de cruzes em chamas, o que despertou a revolta em algumas pessoas. Por outro lado, tantos comentários negativos ajudaram a divulgar o álbum que, na terceira semana depois de seu lançamento, alcançou o primeiro lugar no Hot100 da Billboard, ficando lá por mais de um mês. Assista ao vídeo clicando aqui.

"Cherish" passava longe de tudo isso: com sua letra meiga, a canção falava de um amor verdadeiro e da vontade que Madonna sentia em mantê-lo. O vídeo também tem um clima totalmente diferente, com um visual clean, impecável esteticamente. Assistam agora o lindo vídeo de "Cherish":


Renato Russo fez uma versão dessa música - e também ficou linda - que vocês podem ouvir clicando aqui.

Aproveitem e deixem nos comentários suas opiniões sobre a música, o post, o blog, o universo e tudo mais, ok?

2 comentários:

  1. Que bacana... não sou muito fã, então não conhecia muito....
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana né Jeh! Eu adoro a Madonna desde sempre, então, pra mim, nem parece que faz tanto que existe essa música. Na verdade, me surpreendi ao perceber que ela já tem 25 anos. Se vc não conhece muita coisa dela, procure conhecer, quem sabe vc gosta?
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!