quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tag 10 Livros Marcantes

Olá leitores! Dia de responder a mais uma TAG, para compartilhar com vocês mais livrinhos lindos de bonitos que todo mundo deveria ler =)




Vi essa TAG no blog Livreando e, como as meninas deixaram em aberto para quem quisesse responder, achei legal reproduzir aqui também. A brincadeira consiste em mostrar os 10 livros que mais nos marcaram e indicar mais 10 blogs para responder. Então, mãos à obra!

1. O mistério do cinco estrelas - Marcos Rey


Esse livro me lembra uma época muito boa, quando eu podia ler um livro por dia, já que só estudava, e tinha muito tempo livre. Esse foi o primeiro que conheci da série Vagalume, e ficou guardado com muito carinho na minha memória, pois abriu as portas para boas leituras, e eu passei a ler todos os livros da série que a biblioteca da escola tinha.

2. Entrevista com vampiro - Anne Rice


Li esse livro e falei: "Uau! Os vampiros são demais!". Eu devia ter uns 16 anos quando li, e nunca mais me esqueci de Lestat.

3. A casa dos espíritos - Isabel Allende


Assisti ao filme há muito tempo atrás, sem saber da existência do livro, e, um dia, fuçando na biblioteca municipal, achei ele lá, escondido, pedindo para ser lido. Esse livro é incrível e, claro, é bem mais rico que o filme.

4. Ensaio sobre a cegueira - José Saramago


Eu não conhecia Saramago até ele ganhar o Nobel. Então, quando estava na faculdade, vi esse livro na biblioteca, e não tive dúvidas, peguei logo. Essa estória é marcante demais, pois nos mostra o pior do ser humano, até onde podemos chegar para garantir nossa sobrevivência, e a transformação da pessoa diante das dificuldades. Em alguns momentos ele é bem chocante, e por isso ele é tão rico. Inesquecível.

5. Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva


Outro livro que nos mostra o quanto uma pessoa pode ser forte diante das adversidades. O autor narra sua própria experiência depois de saltar de uma pedra num lago, bater a cabeça e ficar paraplégico. O leitor vai acompanhando o passo a passo de sua recuperação, mas é possível sentir através da narrativa do Marcelo toda sua dor e sua angústia enquanto tenta aceitar sua nova condição e voltar a levar uma vida normal.

6. A culpa é das estrelas - John Green


Por que não escolher "A culpa é das estrelas" (de novo)? Esse livro me foi marcante em vários sentidos, e não tenho vergonha de dizer isso. Sofri com a Hazel, chorei, e senti como se também tivesse perdido alguém muito importante para mim. A escrita de John Green é tão simples e tão próxima da nossa realidade que o livro me conquistou desde o primeiro parágrafo.

7. Métrica - Colleen Hoover


Vocês já cansaram de me ouvir falar sobre "Métrica"? Espero que não, pois vou falar mais e mais vezes, rs. Amei demais esse livro, e, sempre que posso, indico ele para alguém. Tem poesia, tem romance, tem drama na medida certa, e personagens que são tanto complexos quanto humanos. Will poderia ser meu vizinho? Sim, poderia!

 8. O nome do vento - Patrick Rothfuss


Sabe quando você começa a ler sem expectativa nenhuma? Foi assim que peguei esse livro, e ele foi me conquistando a cada capítulo, me fazendo ler sem parar e depois me deixando órfã de Kvothe. Não me lembro de ter lido nada tão fantástico quanto esse livro, e nem mesmo Harry Potter se compara a ele, apesar de ambos abordarem o tema magia; em "O nome do vento" todos os elementos da fantasia estão juntos, mas utilizados de uma forma muito peculiar, que o diferencia de todos os outros.
9. Livros dos sonetos - Vinícius de Moraes


Numa época em que eu frequentava bastante a biblioteca municipal, li muita Agatha Christie e depois passei para a seção de poesia. O "Livro de Sonetos" de Vinícius de Moraes foi um dos primeiros que eu peguei, e nossa! Fui arrebatada pelos versos do poeta, me apaixonei por todo aquele amor que ele expressava através de suas palavras e de suas construções perfeitas. Aprendi aqui que escrever soneto não é para qualquer um ;)

10. Bellini e a esfinge - Tony Bellotto


Fã dos Titãs desde criancinha, qual não foi munha surpresa ao descobrir que o guitarrista Tony Bellotto tinha escrito um livro? E a surpresa ficou ainda maior quando soube que se tratava de uma trilogia policial, com o detetive Bellini como protagonista principal. Li esse, que é o primeiro, e depois descobri que ele foi adaptado para o cinema, com Fábio Assunção interpretando Bellini. Tudo é muito bom, os livros, o filme, e a partir daqui me tornei fã também do escritor Bellotto, e passei a acompanhar todo o seu trabalho.

Ufa! Que tarefa difícil escolher só 10 livros! Vocês precisam fazer esse exercício e ver como é complicado: quando comecei a pensar em tudo que já li, os destaques foram tantos que ficou quase impossível classificar qual deles merecia entrar nessa lista.

Gostaram das minhas escolhas? Comentem: já leram algum desses livros, têm outras sugestões? Não vou indicar nenhum blog específico para responder à TAG, mas ficaria muito feliz de ver as indicações de meus colegas blogueiros. Quero compartilhar com vocês essas experiências de leitura, ok? Deixem os links nos comentários para eu visitar vocês ;)

Espero vocês aqui no próximo post =)

12 comentários:

  1. Oi, Joana!
    Bem bacanuda a tag!
    Não li nenhum desses livros, mas um que me marcou bastante foi O Cão dos Baskervilles. Foi o primeiro livro não infantil que eu li, e foi ele quem me fez querer ler mais livros!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio,
      eu ainda não li esse que vc falou, mas tenho vontade. Quem sabe vc não responde a TAG para mostrar mais livros legais?
      Bjos!

      Excluir
  2. Amei as suas opções. A maioria ainda não li, mas me chamaram muito a atenção. Que muito ler esse livro do Saramago. Até agora só li A Viagem do Elefante e me apaixonei.
    Métrica ♡♡♡♡
    É lindo demais esse livro. Sou completamente apaixonada pela escrita da Hoover.

    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo que leu ama "Métrica" né! Ele é maravilhoso. Eu tbm só li esse do Saramago, mas me apaixonei, assim como vc, rs.
      Obrigada pela visita Tammy, bjos!

      Excluir
  3. Oie,
    gostei da tag, bem diferente.
    Muitos do que você colocou já li.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm achei diferente Vanessa. Vai responder? rsrsrs
      Bjos!

      Excluir
  4. Adorei seu post! Só li A culpa é das estrelas, que é um dos meus favoritos, mas tenho curiosidade em ler alguns dos outros, e já li vários sonetos (todos lindos <3) do Vinicius de Morais, mas no livro "Para viver um grande amor" e nos didáticos.
    bjs

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar sonetos de Vinícius? Eu gosto muito de poesia, e ele e Cecília Meireles são meus poetas favoritos.
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi Joana! ^.^
    Gostei muito da Tag e assim que começar a postar no meu blog a farei com certeza!
    Não li nenhum desses livros, porém já assisti "Entrevista com o Vampiro" e achei o filme incrível! Se ele é assim imagine o livro! =]
    Um livro que me marcou muito e que estará na minha lista é o "Um amor além do Tempo" da Leila Rentroia Lannone, ele é pequeno mas a história é linda! E o "Sou Love - À noite o céu é perfeito!" da Lynda Waterhouse.

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      O filme é mesmo muito bom, mas, como quase sempre acontece, o livro é melhor ;)
      Não conheço nenhum desses livros que vc citou, vou procurar, pq adoro um bom romance, e "Um amor além do tempo" já me ganhou só pelo título.
      Bjos!

      Excluir
  6. A Culpa é das Estrelas também foi marcante para mim, outros livros nunca ouvi falar mas gostei que citou eles hehe ><
    Tem vídeo no Doce Literário, aguardo sua visita :D Beijoos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ACEDE marcou uns 90% dos leitores né! Todo mundo, em algum momento do livro, conseguiu tirar uma lição para a vida.
      Vou visitar seu blog ;)
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!