quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sawyer Reading Challenge

 Uma década depois da estreia de "Lost", muitos fãs saudosistas tentam manter viva a memória da série, mudou a forma de fazer esse tipo de programa. Com seus mistérios (resolvidos ou não) e o final polêmico, que não agradou a maioria da pessoas, "Lost" já ficou marca na história como uma das melhores séries de todos os tempos.

Seguindo essa tendência de imortalizar a estória, alguns blogueiros literários criaram o Sawyer Reading Challenge, um desafio onde o participante se compromete a ler todos os livros lidos pelo personagem de Josh Holloway na série. E são vários!

Se vocês não se lembram, Sawyer era meio que o bad boy no início da trama, mas aos poucos foi ficando mais maleável, e, durante esse processo, ele estava sempre com um livro à mão, para matar o tempo livre que tinham na ilha. Ele juntou os pertences dos passageiros que ficaram espalhados depois da queda do avião, e sua barraca era quase um depósito: tinha de tudo, desde armas, remédios, roupas, mantimentos, até livros. E como ele não era lá muito amigável, não dividia nada com ninguém, portanto, os tesouros ficavam sempre com ele.

Em vários episódios era comum ver o rapaz lendo pelos cantos da ilha. E ele não era nada humilde: sua lista está repleta de clássicos da literatura e títulos que fazem parte da nossa formação e estão conosco desde sempre, como os "Contos dos Irmãos Grimm".

A lista a ser seguida no desafio foi compilada pelo Luciano, do blog Ponto Livro, e deve servir para nortear as leituras. Vale lembrar que a proposta é ler todos os livros listados, mas sem pressão. Não há prazos ou cobranças, e o participante pode determinar a ordem das leituras.

O mais legal do desafio é transportar os fãs da série novamente àquele universo, mantendo acesa a admiração pelo programa e todo o seu universo. Além disso, o incentivo à leitura está implícito, e, quanto mais pessoas aceitarem a empreitada, melhor. Afinal, nosso objetivo principal é disseminar a literatura, formar mais leitores e despertar o amor pelos livros.


Então vamos à lista de livros do desafio, com os episódios em que foram lidos na série:

"A longa jornada", de Richard Adams (S01E08 e S03E15)

"O senhor das moscas", de William Golding (S01E17)

"Uma dobra no tempo", deMadeleine l'Engle (S01E19)

"Lancelot", de Walker Percy (S02E15)

"Are you there, God? It's me, Margaret", de Judy Blume (S02E16)

"Julio Cesar", de Shakespeare (S02E20)

"Bad twin", de Laurence Shames, como ghostwriter de Gary Troup (S02E20)

"Ratos e homens", de John Steinbeck (S03E04 e S06E08)

"A nascente", de Ayn Raud (S03E12)

"Morte na praia", de Agatha Christie (S03E14)

"A invenção de Morel", de Adolfo Bioy Casares (S04E04)

"The chosen", de Chaim Potok (S06E07)

"Contos dos Irmãos Grimm", dos Irmãos Grimm
* esse foi visto no jogo "Via Domus", baseado na série.

Mais uma vez eu vou aderir a um desafio de leitura, mas como esse não tem prazo de validade, acho que vou me dar bem. Se quiserem participar fiquem à vontade, só não deixem de comunicar ao Luciano, do Ponto Livro, para que inclua seu nome na lista de participantes ;)

E depois voltem para me contar como estão as leituras e o que estão achando dos livros. Todas as resenhas dos livros que eu conseguir ler serão postadas aqui.

Boas leituras!


6 comentários:

  1. Ser incentivada à leitura por Sawyer, não tem preço! Rsrs... Bj!

    ResponderExcluir
  2. Adorooo esse tipo de desafio! =D
    Pena que alguns sempre são muito difíceis de se conseguir! Mas, vamos lá! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando meio frustrada com os meus resultados em desafios, mas esse não tem prazo, então acho que vai rolar =)
      Bjos!

      Excluir
  3. Lembro que na época de Lost assisti só alguns episódios, nã[o sou uma gbrande fã de séries pq sempre me atraso, a não ser quando acompanho a mesma desde o iníciuo, como está acontecendo com outlander, caso contrário acabo desanimando para ver tudo o que já foi produzido. Mas voltando a postagem, adorei o desafio, infelizmente não vou participar pq a lista de leituras está imensa, mas farei meu próprio desafio de clássicos, logo mais terá vídeo no blog para alar sobre isso! http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Ju, as séries as vezes me consomem, mas eu não consigo abandoná-las, rs. Esse desafio do Sawyer só me chamou a atenção por não ter prazo para terminar, e, como eu assisti a Lost desde o início, sempre pensei em ler os mesmos livros que ele.
      Quando o vídeo estiver pronto, vou ver =)
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!