segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

As 12 melhores leituras de 2014


Nesse final de ano não teve nenhuma retrospectiva por aqui, mas acho interessante fazer um balanço de todas as leituras e eleger os meus preferidos de 2014. Por isso, vou mostrar para vocês aqueles livros que me conquistaram mais que os outros. Independente da ordem em que aparecem, eles ganharam meu apreço, e cada um deixou um pedacinho dele comigo.  Então, vamos a eles:


"A garota que eu quero" e "A menina que roubava livros", de Markus Zusak, dois romances lindos, cada um com seu tema, mas que têm uma linguagem única, capaz de conquistar até os corações mais duros. "A probabilidade estatística do amor à primeira vista" é desses romances adolescentes que eu adoro, e ele tem seu charme: é uma leitura rápida, porém, arrebatadora. Já "Cemitérios de dragões" me pegou desprevinida: eu não esperava gostar tanto de uma fantasia, mas foi inevitável. Os personagens e o mundo criado por Draccon, apesar de remeterem a um universo que já existe, são encantadores.


E não é que a Colleen Hoover fez outra vez? Eu já tinha amado "Métrica", e esse ano os três livros dela me emocionaram: "Pausa" e "Um caso perdido" não tinham como ficar de fora da lista dos melhores. O primeiro livro de David Levithan que li foi "Garoto encontra garoto", e a partir de agora, leio tudo que ele publicar. Outra grata surpresa foi "Pelas janelas", de Juliano Cazarré: eu não acreditava que ele pudesse escrever boa poesia, mas cada um dos poemas desse livro é excepcional, e juntos eles formam uma coletânea imperdível.


Assim como os anteriores, "Essa garota" veio para ganhar meu coração. A trilogia Slammed foi finalizada de forma brilhante por Colleen, e será inesquecível, com certeza. "Eleanor & Park" me conquistou desde a capa, e fez com que Rainbow Rowell também entrasse para a minha lista de autores preferidos. Stephen King não tinha conseguido chamar tanto a minha atenção antes de ler "Misery", mas agora entendo proque ele é tão admirado e cultuado. E outra grata surpresa foi "Foratelza negra", livro que comprei no escuro, sem saber do que se tratava, e pelo qual me encantei rapidamente. Sua estória de vampiros é original, sem deixar o clássico de lado.

Por enquanto tenho 25 livros na minha meta de leitura para 2015, e espero que o ano seja tão bom quanto o anterior, ou até mais!

Vocês já leram alguns desses livros? Todos têm resenha aqui no blog, conheçam e se apaixonem por eles vocês também ;)

16 comentários:

  1. ja li "A menina que roubava livros" e "Misery"! curti demais eles.
    bom, eu curti muito sua lista dos melhores, ainda não preparei a minha, mas breve será postada.
    o jeito resumido e espontâneo com que falou de cada livro, foi o que me fez ficar preso na postagem.. uhuuul!


    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana,
    Não li nenhum desses livros, mas também quero ser arrebatada por A probabilidade estatística do amor à primeira vista e por Eleanor & Park. As minhas melhores leituras de 2014 foram praticamente todas rsrs, mas em especial A Saga do Tigre e a série Segredo <333
    E que 2015 nos dê muitas leituras inesquecíveis e apaixonantes.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Acabei que desisti do A Menina Que Roubava Livros, pois ficar emprestando é ruim :\
    Mas o filme é muito lindo! E dizem que a história do livro também é linda! Quem sabe eu não leio este ano né? Adoro comparar filmes e livros!
    Bjs *--*

    ResponderExcluir
  4. Eu li "A menina que roubava livros" tem dois anos, li em um dia e uma noite ( parecia um zumbi no outro dia), eu não consegui me desgrudar do livro, se eu tirasse os olhos da página parecia que estava cometendo um pecado. Chorei em algumas partes, ri em outras, me revoltei várias vezes, mas posso dizer, que fui cativada por todos os momentos, por todas as palavras.
    "Um caso perdido" foi uma grata surpresa, eu esperava um bom livro, mas não tão bom quanto ele se mostrou, foi uma leitura rápida e emocionante, também está na minha lista de melhores do ano ^^ . Pretendo ler "Eleanor e Park" semana que vêm e "Garoto encontra garoto" vai ser comprado assim que eu for em uma livraria >< !!
    Adorei sua lista <3

    ResponderExcluir
  5. "A menina que roubava livros" é fantastico! Eu peguei na biblioteca do colégio pra ler, e tinha muitas pessoas atras, tive que esperar uma semana pra conseguir o livro. Quando peguei não me aguentei e abri ele ali mesmo, dentro da biblioteca e já comecei a ler, li bastante.. :D li ele super rápido o prazo de entrega era de 15 dias.. Li ele em 2 dias e meio.. Haha está na minha lista dos melhores também!
    O filme do dele também e otimo, mas claro que o livro tinha mais detalhes e tal. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Li A menina que roubava livros há muitos anos. Foi amor a primeira lida. kkk'
    E o filme não deixa a desejar. É muito bom!!
    Eleanor & Park é um dos livros que mais quero ler.
    A situação financeira está meio difícil aqui em casa (se é que me entende kkk'), mas, assim que as coisas melhorarem, Eleanor & Park está entre os primeiros da lista de compras, juntamente com Slammed. *---*
    Espero que as leituras de 2015 sejam tão boas (ou até melhores) quanto as de 2014. =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. eu sou uma vergonha para a humanidade...
    das suas melhores leituras eu não li NENHUM livro :/
    mas tá na lista Cemitérios de Dragões, Misery, Essa Garota e Um Caso Perdido.
    um beeijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Joana!
    Qto livro bacana!
    Misery tá na minha meta de 2015! Tô querendo colocar Cemitério de Dragões também!
    Ah, e que capa bonita essa de Fortaleza Negra!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hey, Joana!
    De todos os livros citados não li nenhum :( Sóu ouvi falar de alguns e quero MUUUUITO ler "Garoto encontra garoto".
    Adorei sua seleção de melhores livros!!

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Deus, não li nenhum da lista D:' Mas tenho um caso perdido *-*, Colleen quer me conquistar, será minha próxima leitura. Louca para ler também Slammed e Misery de King.
    Adorei suas leituras, os livros são todos elogiados e quero ler.
    Abraços Joana,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  11. Eu já li Pausa e é maravilhoso mesmo <3 Estou louca pra ler Essa Garota, já li Um caso perdido, mas não curti tanto quanto Métrica e Pausa. A Menina que roubava livros é incrível e bem emocionante. Eleanor & Park é ótimo né? :3 Estou louca pra ler Garoto encontra garoto, preciso aliás. rs
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  12. Oi Jo,
    Desses aí só li A Menina Que Roubava Livros, tenho A Garota que eu Quero aqui mas ainda não li porque não tenho certeza se posso lê-lo sem ter lido os dois primeiros, também tenho Misery e não vejo a hora de lê-lo.
    Grande abraço Jo, e que esse ano seja infinitamente melhor do que o anterior.

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  13. Misery é meu objetivo para 2015. A menina que roubava livros é uma obra perfeita, sem dúvidas.
    Adorei a lista

    ResponderExcluir
  14. Oi Jo :)
    Eleanor & Park ficou sem dúvida nos meus piores de 2014 :S Não consegui gostar da Eleanor.
    Li Métrica no final do ano e amei, e por isso quero muito ler os dois livros seguintes. Outro livro que quero muito ler em 2015 é Um Caso Perdido.
    Beijinho
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Oii Joana,
    De todos da lista o que eu li foi Pausa.
    Os que não conhecia são: Cemitérios de Dragões e Fortaleza Negra.
    Os outros já estão na minha lista de desejados, principalmente Caso Perdido. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. de todos esses eu só li a menina que roubava livros.. e já tem um tempinho que eu li..
    ano passado eu li apenas alguns livros de banca... foi um ano bem improdutivo pra mim.. li muito pouco...

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!