terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Não olhe para trás [Resenha - Parceria]

onde comprar: Cultura//Saraiva//Amazon 

"Samantha é uma jovem de 17 anos, rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começa a pintar. E logo descobrirá que foi a última ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no  mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? e por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério."

Esse é um livro que prende o leitor do começo ao fim: cheio de mistérios, dramas, personagens enigmáticos e, como não poderia deixar de ser, uma pitada de romance. A jovem Samantha é encontrada sozinha e machucada no meio de uma estrada, mas ela não se lembra de como foi parar ali, nem de nada de sua vida até aquele momento. Não se lembra de seu nome nem de sua família.

Aos poucos ela vai descobrindo que era uma pessoa muito má, e que suas antigas amigas são tão más quanto ela, inclusive Cassie, que estava com Sam na noite em que ela sumiu, e que ainda está desparecida. O problema é que Sam está com amnésia, não sabe nada sobre Cassie e nem imagina como podem ter sumido ou como ela apareceu de volta sem a amiga.

Algumas pessoas vão ajudando Sam no processo de recuperação das lembranças da noite em que sumiu com Cassie: seu irmão, o amigo de infância e filho do funcionário da família, Carson, e seu psicólogo. Inclusive, é por indicação do médico que ela volta ao lugar onde desapareceu e tem alguns flashs de lembranças importantes. Por outro lado, seu pai, sua mãe, seu namorado Del e algumas amigas parecem querer que ela acredite em alguns acontecimentos daquela noite que não fazem sentido, talvez para esconder o que realmente aconteceu.

Se não bastasse não se lembrar de quem era antes do acidente, Sam se apaixona imediatamente por Carson, que não é da mesma classe social que ela e o relacionamento não é bem visto pela própria mãe. Com a ajuda de Carson, Sam consegue lembrar de algumas coisas, que vão aos poucos se encaixando como peças de um quebra-cabeças e algumas de suas lembranças passam a fazer mais sentido.

Diante de tantos mistérios, quem era Samantha antes do desaparecimento, porque ela e Cassie eram tão amigas e porque se comportavam tão mal, porque Sam continuava a namorar Del se eles não se davam tão bem quanto todo mundo dizia, e o que aconteceu na noite em que sumiram, Sam ainda acredita que está sendo seguida por alguém que quer matá-la, para terminar o que começou no dia do seu desaparecimento.

Com um enredo eletrizante, o livro consegue manter o leitor ligado o tempo todo, envolvido com a estória, tentando decifrar alguns dos enigmas que a autora desenvolve. Alguns deles são mais óbvios, como o motivo para Cassie querer ter tudo o que Sam tem, mas outros ficam para ser descobertos apenas no final, o que deixa o livro muito interessante. O leitor quer ver todos os mistérios desvendados, e torce para que Sam não seja a culpada pelo desaparecimento de Cassie, então fica impossível parar de ler enquanto tudo isso não acontecer.

O desfecho é bem inteligente e a autora trabalhou com os personagens tão bem que a certa altura não é possível ter tanta certeza se que tal pessoa é realmente boa ou se tem culpa no cartório. Tudo fica bem explicado no final, e mesmo as maiores crueldades cometidas por Sam são passíveis de perdão depois que entendemos porque ela agia como uma idiota.

"Não olhe para trás" não deixa a desejar no quesito suspense, e não fica enfadonho em nenhum momento; a cada capítulo as dúvidas da personagem ficam maiores e os mistérios ficam mais complexos. A edição também está perfeita, páginas em papel pólen, com boa diagramação e tamanho de letras, além de uma arte maravilhosa na capa, com respingos de sangue, e nas páginas que abrem os capítulos, como se elas tivessem sido amassadas. Indicadíssimo para os leitores que apreciam um bom thriller.


Não olhe para trás
Jennifer L. Armentrout
440 páginas
editora Farol Literário (Facebook: FarolLiterario)
nota: 4,5
livro cedido em parceria com a editora



Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
@joana_masen

39 comentários:

  1. Oi Joe!
    esse é o tipo de livro que eu mais amo <3
    me interessei muito, mas infelizmente não tô podendo adicionar mais nada na meta de leitura desse ano rsrs.
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho Carol, quem sabe não rola um sorteio por aqui?
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Jô,
    Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, adoro um bom suspense, principalmente quando não sabemos direito nem o que acontece com a protagonista, essa história de amnésia e não se lembrar por que ela era uma idiota...
    Grande abraço!!

    http://leitorantissocial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc vai gostar desse livro Rudi, é um suspense envolvente e gostoso de ler.
      Bjos!

      Excluir
  3. Também queria ganhar livros de parceria :'( haha'
    Achei a resenha muito boa e a capa incrível! Só de vê-la já fiquei curiosa para ler o livro!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      essa parceria com a Farol é tudo de bom! E o livro é ótimo, vc tem q ler.
      Bjos!

      Excluir
  4. Oii Joana, nem preciso dizer que amei sua resenha, né ?
    Não olhe para trás já está em minha lista a muito tempo. Se a Jennifer escreveu esse livro tão bem como escrever a Saga Lux já tenho certeza de que irei ama-lo.
    Apesar de não ser o meu gênero favorito ( você não tem noção de como sofro lendo suspense ) , ele será lido mas pelo amor que sinto pela escritora, ela é demais. Já leu a Saga Lux? Está chegando esse ano pela Editora Valentina, senão me falhe a memória. Enfim, parabéns pela resenha, ela me deixou com mais vontade de devorar esse livro.

    Beijos, http://migre.me/huvJU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin!
      Ainda não li essa saga, mas pelos seus elogios, fiquei curiosa. se vc já gosta da escrita da autora, vai curtir esse, msm sendo suspense.
      Obrigada pela visita, adoro elogios às minhas resenhas.
      Bjos!

      Excluir
  5. Joana!
    'Não olhe para trás' está sendo bem badalado.
    A premissa amnésia é interessante e fico me perguntando qual será o desfecho de Samantha e se acham Cassie, e, curiosa por saber porque elas agem como pessoas más.
    Suspense e romance junto é tudo de bom.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Rudynalva, vou ser sincera, eu não tinha lido nenhum comentário sobre ele antes de ler o livro, e acho que foi até melhor, pq não tive nenhum spoiler, e o suspense se manteve até o final.
      Bjos!

      Excluir
  6. Que legaaal! Vou procurar o e-book dele agora mesmo!!
    Eu já li um livro (se chama Meu suposto namorado) em que a menina era chatíssima, e após um acidente, perde a memória e se torna uma pessoa mtooooo melhor!
    Mas era de romance adolescente, acho que Não olhe pra trás será até mais envolvente por ser um livros de suspense, com revelações e acredito que mudanças nos personagens principais.
    Já estou torcendo pela Sam e o Carson kkkkkk amooooo um romance kkkk e espero que a Cassie tbm seja melhor depois do desaparecimento (se ela não morreu =/ ).
    Beijoookas,
    adorei a dica de livro.
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu tbm amo um romance, e sempre torço pra esses casais se entenderem. Acho q o foco aqui não é tão adoslescente, mas a premissa é a mesma, e acho q vc vai gostar.
      Bjos!

      Excluir
  7. Interessante! Gosto muito de romance e suspense no mesmo livro.

    Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, nesse livro tem uma boa dose de cada um desses elementos, perfeito!
      Obrigada, bjos!

      Excluir
  8. Oi, Joana.

    Adoro livros que me colocam a pensar a respeito da trama. Vou pegar esse livro para a leitura esse mês ainda. Espero que ele consiga me prender assim como prendeu a você. Adoro livros que giram em torno de recuperar memórias perdidas. Então Samantha era uma garota má. Fiquei bem empolgada com a leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, acho q vc vai gostar ;)
      Samantha era má e cruel, mas voltou do acidente como uma pessoa melhor... se é q isso é possível, rsrsrs.
      Bjos!

      Excluir
  9. Oi Jo,
    Não curti a capa do livro, MAS a história parece ser muito boa, com todo mistério, amnésia, personagens enigmáticos e o melhor de tudo, a leitura não é enfadonha, enfim, quero lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse livro parece ser muito bom. Adorei essa premissa da protagonista perder a memória e não lembrar quem era e nem o que aconteceu. Além disso ter pessoas da família não querendo que ela recupere a memória sobre o que aconteceu de fato durante o seu desaparecimento só põe mais suspense a trama. Definitivamente livro acrescentado em minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. A parte do mistério e desmemoriação (eita palavrinha grande!) me lembra, em partes, de "Mentirosos".
    Eu me sinto eletrizada só com a resenha, já entrou para minha listinha, com certeza.
    O fato da autora desenvolver o enredo de forma brilhante e não enfadonha é muito legal.
    Essa coisa de nos fazer duvidar das próprias convicções que tínhamos dos personagens é simplesmente fantástica. Quando um autor consegue fazer isso, simplesmente "aquece" meu coração <3.
    Quero muito entender esse suspense todo u.u.
    Adorei *-* !!!

    http://leitordameianoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jo.
    Como você disse no início da resenha, parece ser o tipo de livro que prende o leitor; os mais curiosos tem que ler de uma só vez, o que é o meu caso kkk.
    Essa estória de perda de memória me deixa angustiado, fico pensando se acontecesse comigo. Adorei a resenha, Sam e Cassie farão muitos leitores a perderem algumas horas de sono.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela parceria! A Editora Farol Literário tem muitos livros bons! A história deste livro é bem envolvente, eu amei. Tá todo mundo falando dele, então ele deve ser muito bom, não é mesmo? Hahahaha :) Histórias de perda de memória me encantam, porque no final, tudo fica bem. Parece que prende o leitor e vai me prender com certeza.
    Estou ansiosa para-lê!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  14. Estou ansiosa pra ler algo dessa autora desde que vi resenhas de outro livro dela. Os ditos não chegaram aqui ainda, então não pude ler. Mas esse é um ótimo começo, gostaria de conferir. Gosto de livros no estilo e a autora parece fazer uma ótima trama e que prende e não dá vontade de parar até acabar. É delicioso livro que prende e esse sendo um assim já me deixa louca por ele.

    ResponderExcluir
  15. Apesar de saber que é errado muitas vezes julgo um livro pela capa, com essa não fiquei muito empolgada para ler, mas depois dessa resenha mudei totalmente de ideia. Adoro livros de suspense e se tiver romance então? Provavelmente vou gostar mais ainda! Com certeza vou me aventurar nessa leitura. Quero saber como vai terminar esse caso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Esse é o tipo de trama que me agrada! Até hoje eu não me conformo com essa capa que a Farol trouxe para o Brasil, a estrangeira é mil vezes mais bonita. Juro que desanimei quando vi essa, rsrs. Mas gostei da resenha, parece ser um livro bacana!
    Beijos!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Estou louca para ler esse livro, ainda mais depois de saber o nome da protagonista! Adoro esse livros que tem um mistério que temos de desvendar junto dos personagens, aqueles que dá vontade de ler a ultima página antes de terminar!

    ResponderExcluir
  18. Gente este livro é demais, ele foi super recomendado para mim!! Pelo que vi ele é meio suspense, a garota perde a memória, sua melhor amiga é assassinada!! Tem romance no livro, estória perfeita!!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Já me recomendaram e eu adoro um bom suspense, amo esses livros em que a gente vai descobrindo as respostas junto com os personagens! Parece ser otimo.

    laralindinha2009_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. FIQUEI MUITO CURIOSA,COM A RESENHA DESTE LIVRO,MAIS BREVE POSSÍVEL ADQUIRI- LO NA MINHA ESTANTE.

    E-MAIL:anajara_girl@hotmail.com
    TWITTER:https://twitter.com/ana_hsm

    Participando!

    Atenciosamente,

    Anajara Oliveira.

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro suspenses, esse me pareceu bem interessante.
    A capa apesar de muita gente achar horrorosa eu achei linda! Mais um ponto pra me ganhar e me convencer a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Nossa, adoro livros assim, que nos prende do começo ao fim. Essa história realmente deixa um suspense no ar, engraçado que ela se lembra de algumas coisas e de outras não. Será que ela realmente perdeu a memória? Foi essa dúvida que fiquei só em ler a resenha imagine o livro! :)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Joana!
    Adoro thrillers de paixão. Principalmente quando o autor consegue explicar tudo no final, sem deixar pontas soltas. Gostei bastante do enredo. Fiquei aflita pela principal, só pela resenha, rs, e estou curiosíssima pelo desfecho! Não Olhe Para Trás já está na minha lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro esses tipos de suspense que vão ficando cada vez mais complexos de acordo com o passar das páginas. O autor precisa ser muito bom para manter essa atmosfera de suspense e ainda deixar a narrativa fluida até o desfecho. E, pelo que vi, o desfecho foi muito bom também. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Amooo suspenses como esse !!!!Eu quando começo a ler um livro assim não paro até a última página!!!Fico louca...kkkk,
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Super interessado para ler esse livro, sou fã de suspenses e ainda mais quando é uma história que prende até o fim, já quero. Gostei muito da resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Enquanto lia a resenha, eu fui imaginando toda essa situação acontecendo comigo, e trouxe várias reflexões de como eu sem memória enxergaria minha vida atual, como encararia, etc. Muito interessante! Fiquei curiosa com a história, adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  28. Estou com muita vontade de ler esse livro, muito bom a menina sem memoria e descobrindo como era uma pessoa ruim e tentando mudar isso.
    Curiosa para saber o que aconteceu com a amiga dela e com ela

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Esse parece ser um daqueles livros que prende o leitor a cada página lida, e que nos surpreende a cada frase. Estou muito curiosa e entusiasmada para adquirir e ler esse exemplar que todo mundo está adorando, com certeza irei me surpreender bastante lendo esse livro. =B

    ResponderExcluir
  30. Adoro thrillers, e com uma pitada de romance, então, melhor ainda. Fiquei super curiosa pra ler.

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!