sábado, 14 de março de 2015

Momento HQ: Graphic Novels Turma da Mônica

Saudações Padawans! Hoje começaremos uma série de resenhas que nos remeterá às origens de cada um de nós. Voltaremos aos primeiros quadrihos e à uma infância que deixa saudade em todos os aspectos: vamos falar de Turma da Mônica.




Eu apostaria minha coleção de quadrinhos que 90% dos leitores brasileiros com menos de 40 anos tiveram a faísca inicial deo gosto pelos quadrinhos através dos planos infalíveis e coelhadas alheias. Então vale nossa homenagem às Graphic Novels da Maurício de Souza Produções.

Ao completar 50 anos de carreira, Maurício teve seus personagens desenhados por consagrados artistas. O pai da turma gostou tanto das novas edições que ofereceu a alguns desenhistas a oportunidade de criar uma estória com seus respectivos estilos de desenho, tirando o foco dos tradicionais quadrinhos mensais. Então teve início as Graphic MSP.

Como nosso primeiro post da série, vamos falar sobre a Turma da Mônica e:



Laços


O Floquinho sumiu. Agora a turma tem de enfrentar todos os perigos do bairro dos Limoreiros para encontrar o fiel amigo verde.

A estória começa contando, em poucas palavras, mas com muito sentimento, como o Cebolinha ganhou o Floquinho de presente. Depois disso a cena passa para os dias atuais com o Cascão e o Cebolinha fugindo de uma Mônica furiosa por mais um dos planos infalíveis de conquistar a rua. Quando Cebolinha volta para casa, descobre que o Floquinho sumiu e isso o deixa em profunda depressão enquanto o bairro está em alerta para encontrar o cãozinho. Mas a turma não pode ficar a mercê da sorte, então, com mais um plano do Cebola, a turma se reúne para sair em uma das maiores aventuras de suas vidas. Ou de nossas vidas.




Com cartazes e uns pastéis para a Magali, a turma entra em uma busca implacável pelo Floquinho. Eles têm que falar com todos que estão na rua, enfrentam valentões e passam o dia todo sem nenhuma notícia. A noite cai e eles entram em um bosque, onde encontram andarilhos, monstros e mais obstáculos que terão que enfrentar se quiserem encontrar o Floquinho. Será que conseguirão?

Eu juro que todo esse drama é altamente justificável no quadrinho. Os desenhos dos irmãos Vitor e Luciana Cafaggi são intensos e passam esse clima melancólico, dramático e, eu diria, que um tanto Tim Burton. Mas ao mesmo tempo, o roteiro do quadrinho remete à infância ingênua e imaculada que todos tivemos e isso deixa as cenas, em estilo quase gótico, muito divertidas. A visão de crianças de um mundo onde, sob as lentes de adultos, teríamos atitudes completamente diferentes.




Essa é uma estória da Turma da Mônica bastante incomum, porém sem deixar que a essência se perca.

Plepale seu plano infalível. Agale seu coelho azul. Tenha semple um gualda-chuva em mãos e nunca saia de casa sem uma cesta de comida. Nos vemos na próxima estólia!





João Oliveira, jornalista, aficionado por quadrinhos, livros e cinema. Mochileiro em busca de sua próxima aventura.
@oliveira_jh

9 comentários:

  1. Oi João,
    Que bacana, não sabia dessa novidade (pelo menos pra mim é novidade haha). Muito bacana o Maurício dar essa oportunidade a outros artistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Os quadrinhos são demais, Larissa. Uma leitura simples e divertida. Recomendado.

      Excluir
  2. Eu estou simplesmente apaixonada pelas Graphic Novels da MSP.
    Estou esperando meu Laços e Bidu:Caminhos chegarem, mas o correio não está colaborando. Como faz?!
    Agueeeeenta ansiedade!!!

    Bjs
    *.*
    MaH

    http://oquedissealice.blogspot.com.br/
    @oquedissealice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não gostar demais. Previsão para Penadinho ainda neste ano. Seguuura

      Excluir
  3. Oi João,
    Das que foram lançadas até agora só não li a do Chico Bento, gosto muito do Laços mas minha favorita é a do Piteco, soube que o Mike Deodato vai desenhar (não sei se também vai escrever) uma do Anjinho ( Olha aqui )
    Grande abraço!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudi. Esse é seu dia de sorte, pois próxima resenha será do Piteco. Cara, sei que tem mais 3 Graphic MSP confirmadas, nenhuma do Anjinho. Mas agora só nos resta torcer demais pra confirmarem o Deodato.

      Excluir
  4. Não sabia disso, faz tempo que não procuro saber nada sobre essa turminha. Cresci lendo Turma da Mônica e eu me divertia muito! Amei saber dessa nova fase em Graphic Novels
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  5. Que maaaaneiro turma da Mônica em Graphic!!!
    Aiii eu queroooooo!!!!
    Amooo essa turminha, a Mônica é minha preferida, se bem que pareço mais com a Magali kkkkkk gulosa kkkkkk
    Vou procurar pra comprar!!
    bjss

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!