sexta-feira, 6 de março de 2015

SQS Indica: Ciclo de palestras CPFL Cultura

Se você é de Campinas ou região, vale muito a pena participar das palestras que serão promovidas pelo CPFL Cultura, para debater e refletir alguns temas bastante atuais a partir de livros clássicos como Maquiavel, Cervantes, Hobbes, Flaubert e Shakespeare.



















As palestras começam hoje e serão realizadas todas as sextas-feiras até 29 de abril, com convidados influentes e conhecedores do meio literário, como Julio Pimentel Pinto, professor da USP.

A programação completa está no site da CPFL (que você pode acessar clicando aqui). Na palestra de hoje o convidado será José Alves de Freitas Neto, historiador e professor da Unicamp, com o tema "O príncipe e a mandrágora de Maquiavel e a capacidade de enganar-se", que visa transportar para a vida privada as discussões sobre o cumprimento das regras e a capacidade de burlá-las, e as dificuldades morais que acompanham as escolhas que fazemos na vida. Tudo isso sob a ótica das obras do grande pensador florentino.

A palestra que mais me chamou a atenção é a do dia 24/04, "Hamlet de Shakespeare e o mundo como palco", conduzida por Leandro Karnal, também historiador e professor da Unicamp. Eu já disse aqui diversas vezes o quanto gosto de Hamlet, e essa é uma boa oportunidade para rever essa peça e conhecer outros aspectos dela.

Para aqueles que pensam que eu não gosto de clássicos, preciso esclarecer que não tenho nada contra essas obras, e sim, contra o uso delas como leitura paradidática no ensino fundamental, onde alunos que são potenciais leitores em formação deveriam estar lendo obras que os atraísse para a literatura, o que é exatamente o efeito contrário causado pelos clássicos, que afastam esses alunos do universo literário, muitas vezes, para sempre.

Então querido leitor, se você está com as noites de sexta livres, recomendo que assista tantas palestras quanto puder, e depois volte aqui no blog para comentar como foi, ok? Todas as palestras começam as 19h e acontecem no auditório da CPFL (endereço completo no site). 



Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
@joana_masen

3 comentários:

  1. Parece que vai ser super legal... infelizmente não terei como ir... além de ser absurdamente longe de onde eu moro (Fraiburgo - SC) tenho que trabalhar nas sextas a noite :/
    Tudo bem que eu só iria nas que se referem à livros que eu já tivesse lido, acho que seria mais interessante, até porque, tenho quase certeza que choverão spoilers nessas palestras...

    Grande abraço Jô!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  2. Poxa, bem bacana essas palestras, pena que não vou poder participar, moro (beeem) longe.

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Aiii queria tantooo ir!!!
    Mas tbm é mtoooo longe de mim (longe de miiiiim ♪)
    Uma pena mesmo!!!!!
    bjoos

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!