domingo, 12 de abril de 2015

Entrevista com Melissa Walker

Olá leitores! Alguém ai ansioso para ler "Cure meu coração"? A autora, Melissa Walker, deu uma entrevista super bacana para a editora Farol Literário, onde falou um pouco sobre sua profissão de jornalista, que a levou a escrever ficção e até hoje a inspira, revelou sua opinião sobre a capa nacional de seu livro e da experiência de ser autora do universo YA.


Farol Literário (FL): Melissa, tendo autado como jornalista para revistas para adolescentes, conte-nos como foi se tornar escritora para jovens?

Melissa Walker (MW): Eu sempre amei escrever para o público adolescente porque, para mim, as pessoas mais jovens demonstram mais entusiasmo a respeito das coisas que amam (e que não amam) - muito mais do que os adultos. A ideia para o meu primeiro romance (Violet on the Runaway), sobre uma menina de cidade pequena que se torna modelo, veio diretamente de minhas experiências de trabalho em revistas e entrevistas com novas modelos adolescentes e de como elas foram parar em Nova Iorque. Então o jornalismo, definitivamente, me trouxe à ficção.

FL: Nesse sentido, foi inevitável para você se tornar uma escritora de chick lit?
MW: Eu nunca soube que eu ia escrever um livro - amo meu trabalho como jornalista. Mas depois que comecei a encontrar personagens e deixar suas vozes passarem pela minha cabeça, eu decidi escrever ficção também.

FL: Sabemos que você navegou pelos mesmo lugares que Clem. O que mais que acontece com Clem foi inspirado em sua vida?
MW: Sim, meus pais velejavam muito quando eu era criança, então eu sei  bem como é estar em um barco com sua mãe e seu pai! Eu também experimentei o drama de Clem com amigos, incluindo a situação difícil de gostar do mesmo cara... mas tem muita ficção nos detalhes, ainda que tenha incluído emoções reais que eu senti na minha vida, como ciúmes, saudade, traição.

FL: Como você decide as características de seus personagens? Como isso ocorre na hora de criar uma garota ou garoto?
MW: Parece estranho, mas eu posso ver os personagens em minha cabeça enquanto eles ganham vida nas páginas. Como quando James se aproximou de Clem, eu pensei automaticamente: "Oh! Ele tem o cabelo vermelho! Que engraçado." Eu não havia planejado isso. Eu só ouvi ele falando na minha mente, e eu sabia exatamente como ele era. Mesmo para Clem e sua irmão Olive - uma vez que eles começam a falar, posso imaginá-las e eu acabo descrevendo o que eu vejo em minha mente.

FL:  Quanto tempo demorou para escrever "Cure meu coração"?
MW: Demorou cerca de seis meses para escrever o primeiro esboço, e então a minha editora Abbey Caroline e eu, trabalhamos na linha do tempo e na ordem dos flashbacks. Esta foi a primeira vez que fiz isso em um livro e foi um grande desafio criar este vai e vem na história, mas foi valioso. Impriminos os capítulos e os sumários num esforço de encontrar as sequências corretas. Foi demais!

FL: Ao longo da leitura nos deparamos com a citação de várias músicas. Há uma, mesmo que você não tenha mencionado, que seria o tema do livro?
MW: Eu amo música. Sempre ouço músicas enquanto escrevo. Eu montei uma trilha sonora e há cinco delas que são maravilhosas, não consigo reduzí-las em uma. Você pode achar aqui:  https://play.spotify.com/user/farolliterario/playlist/483Y6FXvRJpXJOl7d5m5ib

FL: Qual foi a melhor cena que escreveu neste livro?
MW: Eu adorei  escrever cenas em que Clem e James estavam conversando. Eu gostei da maneira como ele estava ajudando Clem a descobrir mais sobre si mesma. E também escrever cenas com Amanda por achar divertido capturar a química entre melhores amigas.

FL: O que você achou da versão brasileira da capa?
MW: Eu amei! É bonita e graciosa. E da maneira como Clem aparece olhando para o mar, pensando, é exatamente como ela.

FL: Qual a melhor parte de ser uma escritora de romances YA?
MW: Eu adoro os outros escritores que eu conheci e com os quais comecei a escrever. Nos reunimos em cafés para conversar, escrever, rir, chorar. É uma comunidade fantástica e os leitores também nos ajudam muito. Não há nada mais que eu prefira fazer!

FL: Deixe uma mensagem para os seus leitores no Brasil:
MW: Embora eu só conheça e Rio e São Paulo, adorei o que eu vi do Brasil! Um dos meus personagens do likvro "Violet...", passa um tempo ai. Apesar de "Cure meu coração" ser meu primeiro livro a ser publicado no Brasil, eu fui contactada há alguns anos por leitores brasileiros que encontraram meus livros em inglês, e eu senti o entusiasmo deles. Estou muito orgulhosa de finalmente ser publicada em português! Obrigada Farol!

*entrevista transcrita do blog da Farol. Saiba mais sobre esse e outros lançamentos da editora clicando aqui.


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
@joana_masen

6 comentários:

  1. Já tinha interesse no livro antes, depois dessa entrevista fiquei mais interessada ainda. Adorei a lista de musicas do Spotify, já adicionei aqui no meu. Ótima entrevista!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm curti muito as músicas, o livro promete ser muito bom.

      Excluir
  2. Oi Jo,
    Amei a capa e a sinopse do livro assim que vi, a entrevista só reforçou minha vontade de lê-lo. Achei incrível ela falar que vê os personagens vivos na cabeça, ouvindo-os falar ela determina as características, amei rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, eu gostei demais da capa, e parece q o livro não deixa a desejar. Veremos.

      Excluir
  3. não me interessei muito
    acho que estou em uma ressaca literária shushsushs
    Sla minha cabeça tá cheia.
    Mas a capa é maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera passar uns dias, quem sabe vc não se interessa? A não ser q não seja o seu estilo de livro.

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!