segunda-feira, 25 de maio de 2015

Nerd? Eu?!?

















Não entre em pânico, todo mundo tem um pouco de nerd. A palavra nerd tem um significado muito amplo, e deixou de ser aplicada apenas àqueles jovens super tímidos e com óculos fundo de garrafa, que não tem amigos e nunca é convidado para as festas da galera.

Atualmente o nerd é o responsável por ditar tendências e aproximar esse universo rico em cultura e conhecimento das outras pessoas. Nerds curtem ciência, tecnologia, ficção científica, games e quadrinhos. Mas muito cuidado com os esterótipos! Nem todo nerd é como Sheldon Cooper, antissocial e pedante (mas nós amamos Dr. Cooper <3).


Nesse dia do Orgulho Nerd, que também é o Dia da Toalha, fiz uma listinha com alguns nerds famosos que influenciam outros nerds ao redor do mundo. Muitos são bastante conhecidos, enquanto outros, podem surpreender alguns leitores:


Douglas Adams: autor da bíblia nerd, O guia do mochileiro das galáxias, trilogia de 5 livros que nos revela o significado da vida, do universo e tudo mais, além de nos ensinar a verdadeira importância de uma toalha. Foi em homenagem a ele que 25 de maio virou o Dia da Toalha.


George Luccas: outro nerd responsável por tornar esse dia tão importante: a data foi decretada como Dia do Orgulho Nerd em comemoração ao dia do lançamento do primeiro filme Star Wars, dirigido por ele e cultuado por amantes da ficção científica até hoje.


Nolan Bushnell: fundador da Atari (1972), foi eleito pela revista americana Newsweek uma das 50 pessoas que mudaram a América. Ele fez parte da infância de muito nerd dos anos 80, que só tinham o incrível Atari para se divertir, rs.


Shigeru Miyamoto: também importante no universo dos games, é designer e produtor de jogos inesquecíveis da Nintendo, como Mario, Donkey Kong, The legend of Zelda e o meu querido Star Fox.


Jack Dorsey: o criador do Twitter já era louco pro programação desde criança, e criou seu primeiro serviço bem sucedido com 13 anos. Graças a ele, conhecemos hoje termos como tuíte, tuitada, TT, RT e DM.


J.R.R.Tolkein: o nerd mór da fantasia, autor da aventura épica O Senhor dos Anéis, também era escritor e filólogo, ou seja, estudioso da língua. Tanto que ele mesmo criou os idiomas falados na Terra Média pelos hobbits, elfos e anões.


George R.R. Martin: discípulo de Tolkein, autor da saga épica mais importante da nossa época, As crônicas de gelo e fogo. No mundo criado por ele existem dragões, espadas e todo tipo de criatura cultuada pelos nerds. Não é a toa que ele foi escolhido pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011.


Natalie Portman: não, caros leitores, ela não é só mais um rostinho bonito no cinema. A atriz é formada em Harvard e fala cinco idiomas. Como se não bastasse, já participou de Star Wars e V de Vingança. Tá bom né.












Então leitores, desperte o nerd que existe em você e curta o seu dia, nunca esquecendo de levar a sua toalha. Ah, não sabe pra que serve a toalha? Então clique aqui e leia esse post, tenho certeza que você não vai mais sair de casa sem ela. Se mesmo depois de ler, você não entender nada, aconselho que conheça o universo de Douglas Adams, comprando os livros do Guia do mochileiro das galáxias clicando aqui (aproveita que tá em promoção!).

E obrigada pelos peixes!




Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

7 comentários:

  1. Joooooooooooooo,
    Que post mais.... ♥

    Amei!!!!

    Excelente!!!! Mega beijo pra você! E viva os nerds, nós? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz de te ver por aqui Do!
      Viva nós!!!!
      =)

      Excluir
  2. tenho muuuuitos nerds favoritos Joe <3
    será q sou considerada nerd? se for comparada a Natalie Portman com certeza não! hahahaha gente eu não sabia q ela era tudo isso... que linda! <3
    beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, saber essas coisas sobre ela me surpreenderam muito. Acho q ela é uma categoria superior de nerd, rsrsrs.
      Bjos!

      Excluir
  3. Jo,
    Adorei este post...e não preciso dizer nada né, você sabe que estou longe de ser uma nerd como os listados acima.
    Obrigada por me explicar melhor sobre o dia da toalha. Quando alguém me falar que não sabe que dia é este, vou pedir pra irem perguntar pra você, pois eu aprendi da maneria mais engraçada que tinha. Bjs =)

    ResponderExcluir
  4. Ameeei o post!!
    Aii miga, bem que eu queria ser nerd, mas sou desatenta e estabanada para muitas coisas, sei lá, acho que não me encaixo bem nessa categoria kkkkk
    mas queria sim!!
    Nerd é phod**** demais kkk
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Quantas pessoas incríveis em um único post <3.
    A influência é inegável, realmente fizeram e fazem a alegria de muitos nerds (pedantes como Sheldon Cooper <3 ou não ).
    Impossível, mesmo sendo um "não nerd" não conhecer pelo menos uma dessas obras/pessoas, portanto, o dia do orgulho nerd/dia da toalha, é merecido e amado.

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!