sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sexta de música #89 - Rock ontem, rock hoje, rock sempre!

Hello, hello! I"m at a place called Vertigo? Essa semana  li no site da MTV Brasil uma matéria sobre a divulgação que o Spotify fez de uma lista das músicas mais tocadas em seu serviço de streaming no Brasil, no gênero rock, e que dentre o top 10 estão, na maioria, canções muito antigas, em detrimento das novas bandas.



O que me ocorreu ao ler a matéria é que eu certamente faço parte dessa parcela de pessoas que prefere um rock mais antigo ao atual, e que eu nem conheço a maioria das bandas que surgiram nos últimos 5 anos por aqui. Talvez seja falta de interesse de minha parte, preferindo permanecer na minha zona de conforto e ouvindo Raimundos e System of a Down ao invés de dar uma chance para a monótona banda Malta, por exemplo. Mas também pode ser um efeito generalizado da falta de bandas e músicas interessantes atualmente, capazes de cativar o apreciador de um bom rock and roll.




Infelizmente, o cenário musical atual no nosso país não privilegia a música boa, com conteúdo e qualidade. E não estou falando apenas rock, e sim de todo e qualquer gênero musical. Quem, nos últimos meses, pode afirmar que ouviu uma música recém lançada tivesse mais que 2 frases em toda a sua letra, e mais, que essas frases fizessem sentido? Dá para contar nos dedos quais foram as últimas canções que tiveram relevância no universo musical. Me julguem se quiserem.




Segundo o ranking do Spotify, a lista dos mais ouvidos é a seguinte:

TOP 10 Rock Alternativo
01. Nirvana - Smells Like Teen Spirit (1991)
02. Red Hot Chili Peppers - Scar Tissue (1999)
03. Foo Fighters - Something From Nothing (2014)
04. Red Hot Chili Peppers - Californication (1999)
05. Red Hot Chili Peppers - Snow (Hey Oh) (2006)
06. The White Stripes - Seven Nation Army (2003)
07. 3 Doors Down - Here Without You (2003)
08. Foo Fighters - Best Of You (2005)
09. System Of A Down - Chop Suey! (2001)
10. System Of A Down - Toxicity (2001)

TOP 10 Indie Rock
01. Arctic Monkeys - Do I Wanna Know? (2013)
02. Foster The People - Pumped up Kids (2010)
03. The Killers - Mr. Brightside (2004)
04. Arctic Monkeys - Why'd You Only Call Me When You're High? (2013)
05. Phoenix - Lisztomania (2008)
06. The Black Keys - Lonely Boy (2011)
07. Arctic Monkeys - Arabella (2013)
08. The White Stripes - Seven Nation Army (2003)
09. Two Door Cinema Club - What You Know (2010)
10. MGMT - Kids (2007)

TOP 10 Metal
1. Metallica - Enter Sandman (1991)
2. Black Sabbath - Paranoid (1970)
3. Motorhead - Ace Of Spades (1980)
4. Black Sabbath - Iron Man (1970)
5. Iron Maiden - Fear Of The Dark (1992)
6. Metallica - Master Of Puppets (1986)
7. Scorpions - Wind Of Change (1990)
8. Pantera - Walk (1992)
9. Iron Maiden - The Trooper (1983)
10. Europe - The Final Countdown (1986)




Eu gosto de muitos estilos musicais, mas privilegio o rock acima de todos eles, e nas minhas playlists figuram sempre as mesmas bandas: Titãs, U2, Oasis, Raimundos, Ramones, Green Day, Foo Fighters, Red Hot, System of a Down, Queen of the stone age, Nirvana, Korn, Slipknot e algumas poucas canções do Metallica (me julguem novamente, não sou fã). Então, corroborando o que mostrou a lista do Spotify, a seleção de hoje traz essas bandas do passado, e algumas de suas melhores músicas, já que estou totalmente por fora do que rola hoje em dia nas rádios e nas internetes.




1. Die, die my darling - Metallica
2. Sheena is a punk rocker - Ramones
3. Plug in baby - Muse
4. Mission impossible - Limp Bizkit
5. Live forever - Oasis
6. All because of you - U2
7. Rubão, o dono do mundo - Charlie Brown Jr.
8. Breed - Nirvana
9. Regina let's go - CPM 22
10. Make me bad - Korn
11.  Nega Jurema - Raimundos
12. Let yourself go - Green Day
13. Reptilia - The Strokes
14. Nem sempre se pode ser Deus - Titãs
15. Do the evolution - Pearl Jam
16. Forest - System of a down
17. Breakout - Foo Fighters
18. Around the world - Red Hot Chilli Peppers
19. Bete morreu - Camisa de Vênus
20. Keep'em separated - The Offspring


Fiquem a vontade para me criticar e para me dar dicas de boas bandas atuais para eu ouvir, ok?











Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

19 comentários:

  1. Tenho que confessar de que nunca ouvi nem a metade das bandas listadas acima. Mas adoro ouvir Red Hot Chilli Peppers e Foo Fighters. Quanto ao U2 (sei que muitos adoram) mas nunca gostei deles e não sinto vontade nenhuma de ouvir suas músicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, ouça pelo menos uma música do U2, nem que seja para falar que não gostou. Tenho esperança q um dia vc ainda vai melhorar seu gosto musical, rsrsrs.

      Excluir
  2. E muito simples, o rock de hoje perdeu força, para outros gêneros e as bandas não pensam em fazer o som que gostam, mais sim alcançar o susseso, e isso faz com que a maioria das bandas acabem escolhendo outro gênero, e com poucas radios tocando rock acaba que desmotiva quem tenta esse genero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas ainda bem que temos as nossas músicas preferidas de antigamente para ouvir, rs.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jo,
    Você gosta do Green Day? O.o eu nunca adivinharia. Amo a maior parte das músicas deles . Também curto Raimundos. Rock é vida haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto sim Larissa, rsrs, sou rockeira! \m/

      Excluir
  5. Ouvia muito rock alguns anos atrás, hoje em dia eu confesso que nem escuto muita música por opção, normalmente escuto o que está tocando no ambiente, rádio, quarto da minha prima... as vezes gosto de ir em alguns pubs, sempre tocam do bom e do velho rock. Gostei do post e das listas!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste Claris, volte a ouvi música por opção! Apesar de não termos muita coisa boa recentemente, vale a pena ouvir o que se gosta.

      Excluir
  6. Oi, Joana-flor!
    ROOOOOCK é o estilo que curto. Fiquei surpresa – mas não muito – que o resultado da pesquisa tenha sinalizado que os fãs desse gênero apreciam as antigas bandas. Realmente, as atuais deixam a desejar. Apesar disso, gosto do som do Detonautas, embora muito mais suave do que encontramos ao ouvir Black Sabbath ou Nirvana.
    Mas, minha flor, nem tudo está perdido (ao menos para mim) no quesito rock contemporâneo. Eu sou fã de uma banda japonesa chamada the GazettE. Ela existe há 11 anos, aproximadamente, e tive a alegria de prestigiá-los ao vivo aqui no Brasil, na sua primeira turnê na América do Sul. EU ADOREI! Talvez você não goste, porque eles usam elementos masterizados na música, mas curto bastante as quebras de estilo (rock melódico, trash, punk rock… tudo misturado na mesma música). Altamente recomendo que você conheça a banda. Vou deixar três músicas para você conhecer – embora saiba que provavelmente você achará estranho, porque a banda é visual kei (rs).

    Remember the Urge: https://www.youtube.com/watch?v=iFzpirKmMUs
    Filth in the Beauty: https://www.youtube.com/watch?v=t2ZRy71vivk
    Vortex: https://www.youtube.com/watch?v=w17SaBTT6RI

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Francine, vou ouvir sim. Gosto de conhecer coisas novas, só não garanto que vou gostar, rsrs.
      Valeu!

      Excluir
  7. O metal nao é o tipo de musica que eu gosto, acho grosseiro demais kkkk mas os outros tipos de rock, eu escuto. Na vdd eu sou do tipo que gosta de tudo um pouco, se a letra for boa e a melodia me agradar, eu tou curtindo o/ nao importa o estilo musical!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não sou fã de metal viu, curto mais o punk rock, que é mais agitado. Gosto de diversos estilos de música, mas com certeza o principal é o rock ;)

      Excluir
  8. Sábias palavras, independendo do gênero, o Brasil carece é de música de qualidade. Elas até existem, mas, por alguma razão, não chegam a fazer tanto sucesso quanto as "repetitivas de uma estrofe só". Até conversei sobre isso recentemente, pois é nítido a falta de empenho em fazer música, na verdade, a adaptação ruim que a música sofreu. O público se tornou menos exigente e as bandas menos motivadas.
    Sou uma fã de rock, mas eu, apesar da pouca idade, prefiro muito mais as bandas dos anos 80 que de outros tempos, isso é fato.
    Ouço algumas bandas atuais, mas ainda acho que falta o carisma, o empenho e profundidade que existia nas antigas bandas/músicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Joicy, falta carisma, falta pegada pras novas bandas. Não sei se eu estou velha ou se a moçada atualmente não tem uma motivação real para escrever boas letras. Parece q tdo é muito fácil, e eles só fazem essas rimas pobres e músicas sobre coração partido. Não que eu não goste de música romântica, mas existe um exagero hj em dia nesse gênero. Sinceramente, eu gostaria de conhecer uma banda nova q ganhasse meu coração.

      Excluir
  9. Oi Joe!
    eu tinha escrito um cometário lindo e gigante e adivinha? ele sumiu u.u'
    bom, vamos lá, falar desse gênero q eu não gosto nem um pouco né? hahahahah MENTIRAAA!
    sempre trocamos figurinhas sobre bandas né? então vc deve saber muito bem que o meu gosto varia muito entre o antigo e novo. Não tenho problemas quanto a isso, e fico super contente quando consigo gostar de uma banda nova, pq vamos combinar, hoje em dia é difícil encontrar uma banda nova que seja boa mesmo.
    Ramones continua sendo a minha banda favorita de todos os tempos, mas em contrapartida eu amo Arctic Monkeys e Queens of the Stone Age.
    sobre as listas, eu particularmente gosto de um pouco de tudo que está ali, com destaque maior para The White Stripes, Foo Fighters e Nirvana, para rock alternativo; Arctic Monkeys <3, Two Door Cinema Club e Phoenix para Indie Rock e Iron Maiden, Black Sabbath e só para Metal. Só que fora dessa lista tem coisas MUITO, mas MUITO boas mesmo que eu considero clássico e sensacional, como por exemplo Beatles, que de longe foi a banda mais inovadora, se analisarmos de perto. Tudo o q essas novas bandas 'fazem' eles já fizeram com certeza!

    agora sobre a sua lista, já que está por fora, me chame no talk q eu t atualizo :P hahahaha
    essa música q o Metallica regravou é MTO, mas MTO mais legal na versão original, que é de uma banda que eu AMO chamada Misfits, vc conhece? se não conhece e quiser conhecer melhor, me avise q passo a minha lista de top 10 hahaha
    Ramones é mto amor nem preciso falar.
    acho q escrevi demais, vou parar por aqui hahahaha um beeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      vc não é a primeira pessoa q passou por isso, queria saber o q acontece com o blogger pra deletar assim os comentários.
      Vamos lá: amamos rock, isso é fato. Amamos todas as suas vertentes, umas mais que as outras, mas é o nosso gênero preferido, com certeza.
      Nossas conversas musicais sempre me fazem conhecer músicas boas e bandas que eu nem sabia que existiam, tipo a do Jack White, q eu adorei.
      Beatles merece um post só para eles <3
      E agora fiquei bege: Die, die my darling é uma regravação????? Eu podia jurar q era do Metallica, pq tem td a ver com eles, rsrsrs. Vou procurar a original para comparar, e vou aceitar seu Top 10 =)
      Bjos!

      Excluir
  10. Que massa!!!
    Tá certo só rockão de antigamente que presta, eu achooo, me julguem kkkkkk
    Mas faltou Elvis e Queen nesta lista aí =( kkkk
    Red Hot aiii <3 Nirvana <3 System of a down <3 Metallica <3 kkk entre outras, tudo amoooor!!
    bjos

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!