sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sexta de música #93 - Free Fallin'

Olá leitores! Sabe quando a gente ouve uma música que adora, e do nada descobre que ela é uma versão de uma canção gravada antes? Pois é, isso acontece sempre comigo, tanto que já fiz outro post aqui falando só sobre isso.



A playlist de hoje também vem com versão de uma música, mas nesse caso, fiz o caminho contrário: eu já conhecia a original há algum tempo, e não ligava muito pra ela. Mas depois que ouvi a essa mesma música na voz de outro cantor, acabei me encantando com ela.

Recentemente, ainda nos resquícios das playlists de boybands, ouvi um dos meninos das bandas, Nick Carter, interpretando essa mesma música, e foi só o que faltava para ela se tornar uma das minhas preferidas.




Free Fallin' foi gravada originalmente por Tom Petty, no ano de 1989, e faz parte do álbum Full Moon Fever, que está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. Esse foi o primeiro trabalho de Tom depois de sua saída dos Heartbreakers, banda com a qual ele tocou por 11 anos.

Tom disse que esse álbum trazia muito de suas influências musicais que ele não chegou a trabalhar com os Heartbreakers, e isso fica bem claro nas letras das canções. Em Free Fallin' isso não é diferente, e ela fala um pouco sobre um amor de infância: uma boa garota tem o coração partido por um menino não tão bom assim, que não descobre que está apaixonado por ela, mas que não se permite sentir saudade, ele só quer ser livre, por isso o título 'em queda livre'.

A letra da música também fala sobre a cultura de Los Angeles, aproveitando para criticar as pessoas da cidade, que, segundo o autor da música, costumam usar outras pessoas a seu favor.




Tom Petty conta que criou a música por acaso; num dia em que ele e Jeff Lynne, parceiro musical, estava tocando sem compromisso, ele tocou as notas no teclado e Lynne pediu para que ele colocasse algumas palavras nas notas. Ele cantarolou: 'she's a good girl... loves her mama...', e nascia o clássico admirado por fãs de várias gerações. Talvez seja exatamente pela inocência da letra, que Free Fallin' venha conquistando tanta gente por todos esses anos.

O cantor certa vez comentou que essa é uma boa música e que poderia ser uma das suas favoritas, se não tivesse se tornado um hino. É Tom, ela realmente se tornou um hino, eterno.

Então vamos ouvir Free Fallin' em diversas interpretações diferentes. As minhas preferidas são a de John Mayer e a do Nick. Ouçam e tirem suas conclusões, só não esqueçam de deixar nos comentários suas opiniões, ok?





1. Tom Petty
2. John Mayer
3. Guns'n'roses - participação de Tom Petty
4. Max Milner - The Voice UK
5. The Almost
6. Jonas Brothers
7. Nick Carter


Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen


8 comentários:

  1. Que lindaaaa, já ouvi e gostei muitooo dessa música, mas não sabia da história dela!!!
    Amooo saber como se inspiraram para compor!!
    Já até tentei "imitar" essas táticas e tentar compor também, pero.. não deu muito certo!! kk
    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu tbm não conhecia a história, e por gostar tanto da versão do John, resolvi procurar, e achei muito legal =)
      Vc compõe? que talento! eu nunca conseguiria compor nada, rsrs.
      Bjos!

      Excluir
  2. Jo, bem que me avisou que não ia saber sobre a pessoa que escreveu sobre a sexta da música. Gostei das versões da música, a do Jonas Brothers já tinha escutado.
    Espero que escreva um dia sobre "aquela pessoa", hahahaha. Bjs !
    PS: Tom Petty = Alexandre Nero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick Carter = Nick Carter <3<3<3, não há comparações a fazer, rsrsrs.
      Imaginei mesmo q vc conheceria a do Jonas, afinal, é da sua geração. Aquela pessoa, aquele q não deve ser nomeado, jamais! kkkkkk

      Excluir
  3. Acho que nunca me deparei com isso, normalmente acho sempre quem cantou primeiro, então já estou preparada para achá-las em outras vozes.
    Essa música é incrível, adorei, de verdade. Provavelmente, como você disse, tornou-se tão boa e um "hino" por sua inocência.
    Grandes músicas não vêm de inspirações momentâneas?! Então, acho que "Free Fallin" foi vítima disso...Sorte a nossa \o/ !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicy, concordo com vc, acho q essa música foi uma grande inspiração momentânea q deu muito certo ;)
      Bjos!

      Excluir
  4. Oi joe!
    vou confessar q por nome não conhecia nem a música e nem o cantor :P
    aí eu ouvi a playlist e tive certeza: não conhecia.
    Não me agradou mto, mas valeu o conhecimento :)
    beeijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só eu te apresentando músicas novas, rsrsrsrs
      Mesmo não sendo seu tipo, ela é uma boa música.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!