segunda-feira, 15 de junho de 2015

"A culpa é das estrelas" tem os quotes mais grifados pelos leitores

Numa pesquisa realizada pela Amazon, foi descoberto que o best-seller de John Green é o livro que tem a maior quantidade de trechos marcados pelos leitores brasileiros. Essa pesquisa foi feita a pedido do jornal O Globo, e baseada nas leituras feitas através dos dispositivo Kindle. A pesquisa apontou quais as passagens preferidas dos leitores nos 15 e-books mais vendidos no último ano.


E o quote mais grifado foi: "Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."



No filme, essa é a cena em que Gus se declara para Hazel, uma das minhas preferidas, assim como o quote acima, que está na página 142, e, diferentemente da adaptação cinematográfica, acontece um pouco antes da cena do restaurante. É impossível ler A culpa é das estrelas e ficar imune as inúmeras passagens emocionantes. Eu marquei diversos quotes enquanto lia, e de vez em quando, pego o livro e fico relendo essas partes, para me lembrar da estória.


Na matéria do jornal que publicou a pesquisa, há uma observação de John Green a respeito desse parágrafo e da preferência dos leitores pelo quote: "Quando escrevi, esse trecho era consideravelmente maior e mais florido. Meu editor e eu cortamos muito durante a edição. Não imaginei que essa parte fosse se tornar tão popular, mas é um momento importante do livro. Sempre achei interessante a ideia de que o som não pode viajar no vácuo, e muitas vezes nossos lamentos parecem não ser escutados. Por anos, eu costumava dizer meio de piada coisas como 'Todo esforço é um grito no vácuo'. Não sei de ouvi ou li a frase em algum lugar, ou se veio de dentro de mim."

E vocês, têm algum trecho preferido em ACEDE? Contem-me quais são eles nos comentários, e mesmo que vocês não tenham lido, ou tenham visto apenas o filme, me digam o que acham da estória.

Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen


11 comentários:

  1. Quando li ACEDE, marquei quase todo o livro com post it. Essa é uma das minhas partes favoritas também, mas acho que a minha favorita é o elogio fúnebre da Hazel para o Gus, quando ela fala que queria que ele tivesse mais números do que teve. O Isaac falando que não quer ver um mundo sem Augustus também é muito tocante. Uma das partes em que mais chorei.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lary, na parte do elogio fúnebre eu chorei muito, e tbm considero ela uma das mais bonitas. Acho que quase todos os leitores de ACEDE gastaram todos seus post-its marcando quotes, rsrsrs
      Bjos!

      Excluir
  2. Olá!
    O John Green meio que filosofou nesse livro e os quotes são tão adorados por se encaixarem na realidade dos adolescentes, eu mesma me sinto abraçada pelos quotes!
    Adorei o post!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tabatha!
      O John escreveu aqui o livro da sua vida, com certeza. Quase todas as passagens são marcantes, e é impossível não escolher nenhuma delas como favorita.
      Bjos!

      Excluir
  3. Eu realmente acredito nessa pesquisa.
    João verde tava muito inspirado quando escreveu este livro.
    Tem tantos quotes bacanas, que da pra fazer postagem só dos quotes do livro!
    Bjs da Le
    http://www.leversosecontroversias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Letícia, o livro é uma reunião de quotes bacanas.
      Bjos!

      Excluir
  4. Oii,
    Não fico surpresa com isso pq o livro realmente tem ótimos quotes. Eu não tenho um preferido e não me lembro de nenhum agora rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu achei muito legal o resultado dessa pesquisa, e adorei saber q não fui a única a pirar com centenas de quotes desse livro, rsrs.
      Bjos!

      Excluir
  5. Apesar de eu ter o livro, ainda nao li ele.
    Tinha apenas assistido o filme e que tinha gostado mto.
    Realmente a parte q ele se declara pra ela é linda, me senti parte da estória. Em meio a tanta tristeza, eles encontraram um ao outro.
    Linda estória apensar do final triste.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Suzzy, o final é triste, e bem real, mas o mais importante a história que os dois viveram juntos, mesmo que por pouco tempo. Leia o livro, se vc gostou do filme, vai gostar ainda mais.
      Bjos!

      Excluir
    2. Vou ler sim... ainda mais que o John Green está aqui, ai meu coração!!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!