quinta-feira, 2 de julho de 2015

8 segundos [Resenha]

onde comprar: Saraiva//Americanas//Submarino

"O que fazer quando dois mundos totalmente diferentes se chocam em uma realidade não esperada? Pietra sempre teve tudo o que desejava, mas após ser obrigada a passar trinta dias isolada em uma das fazendas da família, ela vai descobrir que nem tudo está ao alcance de suas mãos. Um peão de olhos azuis está tirando o sono da princesa da cidade. Lucas Ranger é um homem ligado às coisas mais simples da vida. Suas maiores paixões são o rodeio, o campo e os animais. Lucas não se deixa levar pelos lindos olhos verdes de Pietra, ele sabe que ela significa problema. Mas será que o cowboy indomável irá se deixar laçar por uma menina de cristal? Oito segundos... uma história de amor e paixão, superando as diferenças."

Nunca liguei muito para esse livro, acreditava que era apenas mais um que pegava carona na onde eróticos, até que vi uma entrevista da autora, onde ela falava um pouco sobre a estória, e acabei me interessando. Admito que não me arrependi.

Uma patricinha acostumada a ter tudo o que quer, sem pensar nas consequências, quer ganhar um apartamento um Paris, e para consegui-lo, seu pai impõe uma condição: que ela passe um mês numa de suas fazendas, sem reclamar. Desafio aceito, Pietra parte para o interior, e assim que chega encontra um peão, que ela considera mal vestido e sujo, e o trata extremamente mal, como se ele fosse obrigado a satisfazer seus caprichos.

Esse rapaz é Lucas, veterinário da fazenda, peão de boiadeiro e bastante teimoso. Ele percebe que a menina vai dar trabalho, mas ao mesmo tempo não consegue tirá-la da cabeça; mesmo tendo passado poucos instantes a seu lado, ele não entende como a mocinha que parece ser feita de cristal pode mexer tanto com ele. Lucas tem todas as mulheres a seus pés, mas nunca quis se prender a nenhuma delas, preferindo aproveitar sua fama de garanhão.

Entre desaforos e muita tensão, Pietra e Lucas aos poucos os dois vão sendo tomados por um sentimento que não conhecem, e com o qual não sabem lidar. Há uma atração forte entre os dois, que fica cada vez mais difícil de esconder. Como Pietra sempre tem tudo o que quer, ela vai usar todas as armas que conhece para tentar conquistar Lucas, que por sua vez, não admite que quer ficar com ela.

Essa conquista intercala momentos sensuais e provocantes, que foram muito bem explorados pela autora, o que evitou que o livro caísse naquela mesmice dos chick-lits. Ao mesmo tempo em que torcemos para que o casal fique junto, também entendemos os motivos pelos quais isso não acontece, e essa confusão de sentimentos e ações dos personagens rendem situações hilárias.

Mas nem só de amor e sexo é feito esse livro: há algumas subtramas ajudando a estruturar o enredo, e todas elas são importantes para o desfecho da estória. Temos o mistério que envolve a morte dos pais de Lucas, a distância entre Pietra e seu pai, a descoberta de segredos da vida de sua mãe, o relacionamento entre Lucas, sua prima Mariana e seu melhor amigo Pedro e a relação estranha de Pietra com seus amigos da cidade. Todos esses elementos costuram a narrativa e ajudam a transformar os protagonistas em seres humanos reais.

O livro tem seus momentos de erotismo, mas nada escandaloso, e as cenas de sexo são muito bem escritas; a autora teve bom gosto para narrar os detalhes da intimidade de Pietra e Lucas, e tudo ficou muito factível.

Existe um clímax na estória que pode mudar o rumo das coisas, e que me pegou de surpresa durante a leitura. Camila Moreira muda totalmente o cenário da narrativa para ensinar aos protagonistas, e ao leitor, que tudo é possível quando se tem um amor sincero e verdadeiro. As peças, que foram embaralhadas repentinamente, começam a tomar seu lugar, e, mesmo passando por um perído de indecisão, dá para visualizar um futuro feliz para os personagens. 

Para quem gosta de um romance erótico, o livro é um prato cheio. Além disso, o que o torna ainda mais gostoso de ler é a ambientação da estória na fazenda, cenário bem conhecido de muitos leitores, e que nos aproxima bastante da estória e dos personagens. O tema rodeio está presente em diversos momentos da narrativa, e aquele clima de festa de peão prevalece durante a leitura, bastante impulsionado pelas músicas usadas pela autora para embalar o relacionamento de Pietra e Lucas.

Super recomendo 8 segundos para quem gosta de ler um bom romance, e para quem está procurando uma leitura ao mesmo tempo leve e complexa, bem escrita e com personagens reais. Camila Moreira está de parabéns pela sua capacidade de construir uma boa estória, com tantos elementos, sem se perder no processo, e fechar todas essas tramas com perfeição.


























8 segundos
Camila Moreira
editora Suma de Letras
280 páginas
nota do Skoob: 4.3
nota do blog 4.8


Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

12 comentários:

  1. Bom dia Joana,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, a capa não acho bonita e a sinopse não me desperta interesse, mas sua resenha me deixou muito curioso.

    Beijos.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
    @cotonho72

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marco, é sempre gratificante ver q a minha opinião pode despertar o interesse das pessoas por determinado livro.
      Bjos!

      Excluir
  2. Oii,
    Eu também pensava que era só mais um livro erótico até ler as resenhas e fiquei apaixonada.
    Gostei da resenha e fico feliz que você recomende e também por ser um ótimo romance <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Obrigada pela visita e por curtir a resenha. Eu adoro romance, e estou sempre recomendando por aqui. Espero q vc goste da leitura.
      Bjos!

      Excluir
  3. Uhuuu! Com certeza um dos livros que eu mais quero conhecer, ainda mais sendo nacional, olha ailí mais um talento daqui, gente!!
    Adoro um romance e esse parece ser aquela delicia de ler! Gosto de livros hot e esse por ter uma trama bem elaborada, nao vai ser um livro apenas com sexo! Vou adorar conhecer esse casal que sao tao diferente entre eles.
    Bora todo mundo ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Suzy, a trama é bem construída e as cenas hot não perdem pra nenhum livro de fora. Adorei o casal e espero q vc tbm goste.
      Bjos!

      Excluir
  4. Nooouuusssa eu já tinha lido umas duas resenhas a respeito desse livro e nenhuma tão completa assim. Por exemplo nem citaram o erotismo kkkkkkk mas não é só por isso que quero ler não, viu?! Já estava interessada antes. Pois adoro bons romances e esse parece ser muito bom.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber q vc já conhecia o livro e agora ficou ainda mais interessada. Tbm adoro romances.
      Bjos!

      Excluir
  5. Ameeei sua resenha, completa!!! parabéns!!
    Eu nào sou chegada nos eróticos, por isso quase não leio, os que li foram uns 4 da harlequim kkkkkk
    Mas pela sua resenha deu pra ver que é um livro superbem escrito, com história mesmo, e história bem tramada, com fundos e reviravoltas, cmo todo livro bom deve ser! \o/

    é por isso que não gosto de eróticos, é sempre só pegação e mais nada kkkkk preciso ler esses que são bem estruturados ;)
    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, esse é bem legal, e não apela só pro sexo. Se puder leia, quem sabe vc não muda de opinião, rrsrs
      Obrigada pelo elogio!!
      Bjos!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem ?
    Confesso que essa capa não me chamou a atenção e o título também não . Mas depois da sua resenha fiquei interessada em ler .

    Beijos ,
    Gleyce Nascimento .

    Blog : http://ps-believeandlive1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleyce, eu nem ligava pra capa tbm, só me interessei pelo livro depois de ver a autora falando dele, e não me decepcionei. Gosto do gênero erótico, e gostei bastante desse livro. Leia e me conte o que achou.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!