quinta-feira, 17 de março de 2016

Se eu morrer [Resenha]

onde comprar: Amazon//Saraiva

"Depois de um longo tempo de espera para se encontrarem, Kate e Vincent veem desmoronar a perspectiva de enfim ficarem juntos. Ao serem traídos por alguém em quem achavam que podiam confiar, Kate perde Vincent. Agora o inimigo está determinado a controlar os imortais da França e até a iniciar uma guerra para conseguir o que quer. Mas Kate não desiste, ela sabe que Vincent em algum lugar e fará qualquer coisa para salvá-lo."

No final do segundo livro nos encontramos num momento muito tenso, em que Kate pensa que perdeu Vincent para sempre, depois de ser traída por uma pessoa em quem ambos confiaram durante um bom tempo. Agora, no volume final da série, começamos exatamente onde o segundo terminou (para relembrar, leia a resenha clicando aqui).

Esse terceiro livro é sem dúvidas o melhor da trilogia; já passamos pela fase das explicações e introdução ao universo dos revenants no primeiro (tem resenha aqui também!), depois atravessamos aquela fase de desenvolvimento da trama como um todo no segundo, para chegarmos a batalha decisiva, num livro onde acontecem muitas coisas o tempo todo. Por isso, ele certamente é o mais fácil de ler e mais difícil de largar.

Com personagens como Kate e sua irmã Georgia bem mais maduros, e outros como Jean Baptiste e Jules que nos mostram um pouco mais de seus verdadeiros sentimentos, é possível sentir que a autora teve um cuidado especial na sua criação, já que ela soube mostrar o desenvolvimento deles a cada parte da trilogia, e isso fica bastante nítido agora. Além disso, podemos reencontrar aqui alguns outros personagens que se ausentaram por algum tempo, mas que voltaram para desempenhar papel importante no desfecho da trama.

Todos os cenários das batalhas são descritos em detalhes, de alguém que certamente conhece bem a cidade de Paris e tem liberdade para ambientar sua estória ali. Amy Plum fala sobre pontos turísticos, paisagens e até do clima da cidade com propriedade, e isso é um ponto positivo no livro, principalmente para quem gosta e tem o sonho de conhecer a cidade luz.

A trama é bem estruturada e nesse último livro acontece uma reviravolta que pode mudar tudo o que parecia resolvido. E, ainda que o leitor consiga deduzir algumas coisas, é emocionante descobrir como elas acontecem no decorrer da leitura. O final é competente; a autora conseguiu reunir todos os elementos da estória num único cenário, e também teve coragem para sacrificar alguns deles, então, preparem-se, mortes serão inevitáveis.

Quando comecei a ler as mais de quinhentas páginas desse livro, pensei que passaria por períodos de enrolação onde nada aconteceria, mas por sorte isso não acontece: a cada capítulo um novo problema é apresentado e os personagens tentam resolvê-los antes que algo de pior aconteça. Tudo faz sentido na narrativa, cada pedacinho é importante para o todo, até chegarmos ao ápice num final emocionante.

A série Revenants precisa ser lida, e vocês vão perceber que, apesar de abordar assuntos do sobrenatural, nada é repetitivo. Mesmo tendo um romance que parece durar além da vida, e mortos-vivos como protagonistas, ele não é clichê e não desaponta o leitor.


Se eu morrer
Amy Plum 
editora Farol Literário  (Facebook: FarolLiterario)
512 páginas
nota do Skoob: 4.4
nota do blog: 4.4
(livro cedido pela editora em parceria)



Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

5 comentários:

  1. Oi, eu não conhecia essa saga, mas depois da sua resenha, me chamou bastante atenção, eu gosto muito de histórias que envolvem o sobrenatural. 500 páginas! Que bom que valeu a pena! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Quero muito ler essa serie, vi muito comentários positivos o que me deixou interessada e vendo que ao longo da serie ela vai ficando melhor e que a autora não enrola me deixou ainda com mais vontade de ler !!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço bem a série, apesar de ter lidos ótimos comentários sobre a autora, mas depois de ler essa resenha me deu muitaaaa vontade de ler os livros.
    Ameeei, parece ser daquelas séries viciantes, cheias de reviravoltas, romance, mistério, tudo de bom!
    Anotado aqui, assim que der lerei pelo menos o primeiro. To curiosa!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler essa série =)
    Mas vou terminar de ler a série Reiniciados primeiro, para começar essa, o que será em breve! Espero gostar bastante.

    ResponderExcluir
  5. oi
    já li esse livro, é realmente fascinante
    a serie e ótima
    bjs

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!