quinta-feira, 14 de abril de 2016

Deixe-me entrar [Resenha]

onde comprar: Arwenstore 

"Julianne Ipswich cresceu confinada no internato Le Rosey, afastada de sua família com o pretexto de receber uma educação de qualidade. Este fato sempre a incomodou e o maior desejo de Julianne era descobrir o real motivo para sua família tê-la afastado. Ao completar 15 anos, ela retorna para Stone Forest, a cidade de seu pais, e, aos poucos, acaba descobrindo mais detalhes sobre sua família. Cercada por muito mais perigos do que ela jamais pôde imaginar que surgiriam em sua vida, Julianne precisará desvendar os mistérios de seu passado e preparar-se rapidamente para os desafios do futuro, se quiser sobreviver. As vozes se misturam, os olhos sedentos nunca param de espreitar e o perigo está onde ela menos imagina. Será que Julianne conseguirá enfrentar tudo isso?"

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o fato de ter vampiros na trama: são minhas criaturas sobrenaturais preferidas, e eu não tenho preconceito, gosto tanto dos clássicos quanto dos mais modernos e diferentes. E então, assim que comecei a ler, quase desanimei, pois a narrativa estava bastante lenta, focando nos dilemas adolescentes da protagonista, e nada dos vampiros aparecerem. Como não sou de desistir, segui em frente e, ainda bem, a estória deslanchou e me agradou bastante,

Por se tratar de uma personagem que está na adolescência, Julianne tem seus momentos de indecisão e rebeldia, e no começo da trama a autora fala bastante sobre suas aventuras (e desventuras) amorosas no colégio, e isso, principalmente, foi o que achei desnecessário para a construção da estória. Passada essa fase, entramos na trama propriamente dita, que é quando Julianne começa a descobrir que todos na sua família são vampiros, e seus vizinhos também.

A problemática está nos objetos mágicos que a família Ipswich possui, e que dão aos vampiros o poder de sair ao sol sem serem destruídos. Toda os vampiros do mundo querem essas joias, e ninguém pode saber que estão com os pais de Julianne. O fato da protagonista não ser uma vampira como o resto dos familiares a torna um alvo fácil nas mãos daqueles que querem roubar aqueles objetos da família, por isso, todos eles a protegem muito.

Um ponto que, inicialmente, me deixou apreensiva foi o fato de existirem muitos personagens na estória, pois alguns deles pareciam desnecessários. Mas, felizmente, todos foram se mostrando importantes ao longo da narrativa, e a dúvida se tornou um dos pontos mais positivos do livro, já que cada um desses personagens têm a sua finalidade dentro da estória, e não estão ali por acaso. Tudo faz bastante sentido quando a leitura termina. Até mesmo o fato de a narrativa ser lenta no começo, aos poucos vai se consolidando como uma base para o crescimento da protagonista, que vai amadurecendo ao longo da estória, e todas aquelas experiências que ela vive servem para fortalecer seus atos futuros.

Além da disputa pelos objetos mágicos, o cerne da estória é o envolvimento de Julianne com um vampiro misterioso, que surge do nada, mas que parece ter uma ligação muito forte com ela. Essa ligação também é sentida pela própria Julianne, e é dessa relação que vem a explicação para o título do livro e para todo o universo criado pela autora. A mitologia que ela criou para embasar a estória dos vampiros mais antigos e de sua linhagem é fascinante, muito bem desenvolvida e convence o leitor facilmente.

No final, a autora trabalhou de forma brilhante para deixar um gancho para o próximo livro, e prender o leitor. É visível o crescimento da personagem principal, Julianne, e que ela poderá se tornar ainda muito mais forte no segundo volume da série, já que agora ela conhece muito mais sobre a própria família e o universo vampiresco que a rodeia. Recomendado para todos os leitores que procuram uma boa aventura sobrenatural, e um romance nacional criativo, que moderniza um assunto clássico, sem ofender suas características mais marcantes.



Deixe-me entrar
Letícia Godoy
editora Arwen
320 páginas
nota do Skoob: 4.9
nota do blog: 4.5

Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

5 comentários:

  1. Oi Jo,
    Achei bacana a história principalmente pela aventura e por ser nacional, mas mesmo a autora ter escrito o final de forma brilhante para começar um próximo, não pretendo ler esse livro justamente por não ser único. Mesmo assim acho uma bela indicação para quem amadora vampiros.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito animada com a história não. Tenho muito receio de ler livros com vampiros e quando envolvem dramas adolescentes me dão mais preguiça ainda, por ser sempre a mesma coisa entediante de sempre. Mas, como dizem, toda leitura é válida. E, além do mais, para quem gosta desse tipo de leitura deve ser mesmo ótimo.

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A capa me chamou muita atenção. Vampiros nao sao os meus favoritos, mas tambem nao tenho preconceito com eles. Se for bom eu leio, bom saber dessa seria, fiquei bem curiosa pra ler. Vou salvar no meu skoob, otima dica!

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!! Gostei muito!!
    Não conhecia o livro, e gosto muito de livros de vampiros, e esse parece não deixar a desejar.
    Parece ser bem fluido e com algumas reviravoltas no tempo preciso, sem ser rápido demais os acontecimentos e sem faltar.
    Anotado aqui, vou querer ler em breve sim!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Joooooo!!!!!! Eu não tinha visto ainda a sua resenha, menina, desculpa, desculpa!!! Quero dizer que eu AMEI seus apontamentos, de verdade, MUITO OBRIGADA!
    Espero que alguns leitores que ainda não tem a pretensão de ler, com essa sua resenha incrível, possa ler. De coração, obrigada por todo o apoio e pela sinceridade.
    A sinceridade nos ajuda muito a crescer. Enfim, nem tenho palavras, só posso dizer: MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!